Flagra do incêndio ocorrido no Chevrolet (motor Corvette V8) Força Livre de Dimas de Melo Pimenta, em 1989. Dimas, fazendo dupla com Walter "Tucano" Barchi, largou na ponta e lá manteve-se durante a primeira hora. Porém, por volta de 03h30m, houve uma explosão acompanhada de incêndio durante o reabastecimento, no qual o mecânico José Domingos Moreira (primo de Dimas Pimenta) sofreu queimaduras de 1º grau no tórax e braços.
segunda-feira, 15 de março de 2010
domingo, 7 de março de 2010
Largada "Le Mans"
O salvador da honra dos Opalas em 1983
Interlagos, 1983. 13ª edição da tradicional Mil Milhas. Naquele ano, os favoritos à vitória eram os badalados Opalas Stock-Car, pilotados por grandes nomes como Afonso Giaffone Jr., Luiz Alberto Pereira, Alencar Jr., entre outros. O ritmo no início de prova foi forte, sendo que um grupo de 10 Opalas ditaria a tocada inicial. Porém, não resistiriam ao ritmo forte, e o último deles quebrou com cerca de 70 voltas completadas.
Daí em diante, o caminho ficou livre para o Passat Hot-car guiado pelo trio Vicente Correa/Valdir Silva/Fausto Wajchenberg, que venceu com 4 voltas de vantagem para o Opala da foto, pilotado por Luiz Ewandro Águia/Dedé Gomes/Mike Mercede. Coube a esse Stock salvar a honra dos Opalas!
sábado, 6 de março de 2010
A última Mil Milhas de Camillo Christófaro
A última Mil Milhas realizada no traçado antigo de Interlagos, em 1989, também representou a última participação de Camilo Christófaro, o lobo do Canindé na prova. Camillo, na ocasião com 61 anos, correu junto com seu filho, Camilinho e com Américo Bertini. O trio pilotou um Opala Força Livre, que tinha câmbio Corvette e era equipado com motor de cerca de 300 cv. Chegaram a liderar durante a madrugada, até que um pneu estourou, arrebentando tubulações de óleo. Por fim, terminaram a disputa em terceiro na geral e 1º na categoria Força Livre Nacional.
Foto: Jorge Meditsch
sexta-feira, 5 de março de 2010
O Fitti-Porsche
O grande favorito para a Mil Milhas de 1967 com certeza era ele. Depois de marcar a pole position no treino (além de quebrar o recorde de tempo de volta em interlagos por mais de uma vez), o Fitti-Porsche acabou decepcionando.Wilsinho conduziu o carro na largada e liderou por algumas voltas, quando houve um principio de incêndio, levando-o ao boxes, e por fim, um vazamento de combustível decretou o fim da jornada.
E a BMW M3 virou fumaça!
Flagra do momento em que o motor do BMW M3 estoura, deixando o Tricampeão de F1 Nelson Piquet e o Campeoníssimo Ingo Hoffmann a pé, em 1995. Aquela Mil Milhas marcou o bicampeonato de Wilsinho Fittipaldi, que venceu a prova pilotando um Porsche 993.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Opala V8 Guido Borlenghi/Racequip/Delgado's
E atendendo ao pedido do amigo Paulo, aí vai uma foto do Opalão V8 do Guido Borlenghi. Carro com muita história, já correu na arrancada, circuito e algumas Mil Milhas. Na última participação, em 2005, deu apenas 5 voltas.
Trata-se de um Opala ano 1983, que inicialmente corria com o seis canecos Chevrolet preparado, até que em 1995, o motor original deu lugar a um V8 5.9 utilizado na Nascar, com 600 cv e 55 kgfm de toque. Em 1996, o Opala alcançou a marca de 274,60 km/h de média (ida e volta), obtida na pista do aeroporto de São José dos Campos, pelo proprietário Guido Borlenghi. Essa marca foi a primeira do ranking brasileiro de velocidade por 6 anos, e até hoje está entre as 10 melhores da história. A força do V8 era tão grande, que o carro chegava a arrastar pneus por quase 500 metros.
Ficha técnica:
Motor: 8 cilindros em V, 5.9, 2 válvulas/cilindro, OHV
Alimentação: Carburador Quadrijet 875 cfm, avgás (gasolina de aviação)
Potência: 600 cv a 6.800 rpm
Torque: 55 kgfm a 5.000 rpm
Transmissão: Manual, 4 marchas, tração traseira
Freios: Discos ventilados (Dianteiros e Traseiros)
Pneus: 24x11 aro 15
Rodas: aro 15", alumínio
Escapamento: 2 coletores 4x1, com saídas laterais, sem abafadores ou silenciadores
Tanque de Combustível: 100 litros (dura cerca de 1 hora e 30 minutos de corrida)
Algumas participações em Mil Milhas:
1998: Chevrolet Opala Nº 16
Guido Borlenghi, Marco Antonio, Carlos Henrique Castrale e Arquimedes Delgado - 16º na geral - 282 voltas
1999 a 2002: Não correu
2003: Chevrolet Opala Nº 98
Guido Borlenghi e Arquimedes Delgado - 16º na geral e 3º na categoria 2 - 294 voltas
2004: Chevrolet Opala Nº 98
Guido Borlenghi, Jonatas Borlenghi e Arquimedes Delgado - 11º na geral e 2º na categoria 2 (316 voltas)
2005: Chevrolet Opala Nº 98
Guido Borlenghi, Jonatas Borlenghi e Arquimedes Delgado - 57º na geral - 5 voltas
Médias de velocidade em São José dos Campos:
1996: 274,60 km/h - 1º lugar
2003: 257,8 km/h (máxima de 272 km/h) - 7º lugar
2006 e 2009: Não participou ( o carro foi aposentado após a Mil Milhas de 2005)
O DKW Pé-na-bunda - 1965
E já que o assunto é "engenharia", um post de um protótipo DKW, mais conhecido como Pé-na-bunda. Pilotado por Nilo de Barros Vinhaes, esse protótipo nada mais era que um DKW Belcar que teve a traseira cortada e o tanque de combustível deslocado para o lugar do banco traseiro. A história toda é contada aqui, no site do Paulo Peralta:
http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Nilo%20de%20Barros%20Vinhaes.htm