domingo, 28 de outubro de 2012

Mais uma memorável atuação brasileira na Nascar

 

Em uma de suas melhores corridas disputadas na categoria Camping World Truck Series da Nascar, Nelsinho Piquet foi o 2º colocado na 19ª etapa da temporada, disputada no oval curto (apenas 800 metros) de Martinsville, neste sábado. Após largar na 4ª posição, Nelsinho fez uma corrida segura, procurando poupar o carro para o final, e esteve na maioria do tempo entre os 5 primeiros.

Mostrando que está cada vez mais adaptado ao automobilismo Norte-Americano, Nelsinho ousou nas tentativas de ultrapassagem, merecendo destaque na cobertura oficial da prova, onde suas manobras foram mostradas várias vezes. Ao fim das 200 voltas da prova, o 2º lugar teve sabor de vitória, pois o 1º colocado foi Denny Hamlin, que compete regularmente na Sprint Cup e disputa do título deste ano. Entre os pilotos que competem regularmente na Truck Series, Nelsinho foi o melhor colocado.

Miguel Paludo tinha tudo para alcançar o Top Ten, mas a posição de largada ruim (20ª posição, devido às condições desfavoráveis da pista nos treinos classificatórios) aliada à erros nos pit-stops, fez com ele perdesse todo o progresso alcançado na pista. Uma rodada no fim da corrida fez com que caísse para 17º, mas nas 7 voltas finais conseguiu avançar 2 posições e terminar em 15º, matendo o 10º lugar na classificação do campeonato.

Muita boa sorte para os pilotos brasileiros na Nascar. É um horizonte novo que se abre para o automobilismo brasileiro, calejado de tentativas de recuperar o domínio na F1 de outrora. O automobilismo não se resume à F1, existem muitas categorias onde o talento brasileiro pode alcançar o lugar mais alto do pódio.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vencedores das Mil Milhas - 1995




Continuando a galeria dos vencedores, o post atual fala sobre os vencedores da disputa de 1995. Após o sucesso de 1994, a expectativa em relação as Mil Milhas era muito grande. Infelizmente, em função da mudança de datas e da falta de divulgação e organização, a prova foi um fiasco de público e retorno financeiro para os organizadores. Porém, as disputas continuaram em alto nível.

Disposto a conquistar o bi na prova, Wilsinho Fittipaldi formou trio com Antônio Hermann e Franz Konrad para dividir a pilotagem do Porsche 993 GT2 bi-turbo, um dos bichos papões da época. Wilsinho largou na pole, com o tempo de 1min41s809 e venceu a disputa após 11hr34min12s de corrida, com nada menos que 15 voltas de vantagem para o segundo colocado, outro Porsche da equipe Konrad, um 911 RSR bi-turbo pilotado também por Franz Konrad e Antônio Hermann, porém em companhia de Régis Schuch. Wilsinho ainda marcou a melhor volta da prova, com o tempo de 1min41s320, superando o tempo da pole position.

Vencedores das Mil Milhas - 1985


Em 1985, as Mil Milhas Brasileiras foram vencidas pela dupla Paulo de Mello Gomes e Fabio Sotto Mayor. Paulão e Fabinho utilizaram o Opala Stock Car Nº 12 para vencer a disputa de ponta a ponta, ou seja, largaram na pole position e não perderam a primeira posição no decorrer da prova, algo inédito até então. Outro marco dessa vitória foi o tempo de prova, que pela primeira vez, ficou abaixo das 12 horas (mais precisamente 11h45m09s). Ao final, cruzaram a linha de chegada com 2 voltas de vantagem para os irmãos Zeca e Affonso Giaffone Jr., que disputaram a prova a bordo do Opala Stock Car Nº 10.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ponto para o talento Brasileiro!









O último final de semana automobilístico já está na história. Com a 2ª vitória de Nelson Ângelo Piquet na Camp Word Truck Series, ou a categoria das caminhonetes da Nascar, conquistada sábado no circuito oval de Las Vegas e a primeira vitória brasileira no forte Campeonato Alemão de Turismo (DTM), conquistada na manhã de domingo por Augusto Farfus Jr. à bordo de sua BMW, o automobilismo brasileiro parece tomar o rumo das vitórias nas competições em carros de turismo.

Quem sabe esse não seja o início de uma nova era do nosso esporte a motor, que passa por um momento delicado (fazendo uso de eufemismo) nas categorias de base e monopostos, e que atualmente não apresenta as mesmas expectativas de outrora no cenário internacional. Essa pode ser a hora de levar o talento Brasileiro aos pódios de outros certames ainda não valorizados devidamente pelo público brasileiro.