terça-feira, 24 de setembro de 2013

Protótipo HC 01 em 2002


O click de hoje é do Protótipo HC 01, cujo nome são as iniciais do seu criador, o piloto cearense Hybernon Cysne, na 30ª edição da Mil Milhas Brasileiras, em 2002. O protótipo aberto tinha motorização Honda, e a pilotagem ficou por conta de seu idealizador, Cysne, mais o quarteto Ricardo Kraft/Valdir Florenzo/Rodrigo Bernardes/José Cysne Neto. Após largar na ótima 4ª posição na classificação geral, o bólido teve uma pane elétrica geral quando estava entre os líderes, forçando o abandono com 18 voltas completadas.



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Miniatura VW 1/64: Scirocco


Outra mini para integrar a coleção de VW: O Scirocco GT da Hot Wheels. Faz um certo tempo que procurava essa miniatura por aqui, mas não achava. enfim, encontrei em uma gôndola de supermercado e agora vai se juntar às outras da coleção.




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Fiat Marea na Stock Car?


No destaque um extrato da edição de dezembro de 2003 da revista Quatro Rodas, que falava sobre a possibilidade do Fiat Marea disputar a Stock em 2004 junto com o Astra. Alguém se lembra disso, ou sabe se chegou a existir algum protótipo?


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Protótipo AS Vectra


Em 1995, os protótipos abertos voltavam a participar das Mil Milhas. É certo que em 1993 houve a participação do Avallone - Chevrolet de Dimas de Melo Pimenta, do qual falei em março deste ano, mas esta participação teve caráter excepcional. Dois anos depois, era inscrito na prova o AS Vectra, protótipo cujo AS do nome homenageia o tricampeão de F1 Ayrton Senna. O baixo centro de gravidade e peso reduzido, aliados à boa preparação mecânica (entre outros itens, o protótipo utilizava freios e a suspensão traseira dos monopostos da antiga Fórmula 3000) faziam com que o desempenho fosse suficiente para brigar pelas primeiras posições, contra carros de turismo mais potentes (Porsche, BMW, Corvette). A pilotagem do AS Vectra foi feita pela dupla Djalma Fogaça/Renato Russo, que classificaram-se em 5º no grid, com o tempo de 1min45s031. O protótipo fazia um ótima corrida, ocupando a terceira posição quando abandonou por problemas mecânicos.

No ano seguinte fez a pole, com o tempo de 1min45s859, e liderou a corrida até ter problemas no câmbio. O parceiro de Fogaça na corrida foi o piloto Fábio Sotto Mayor, vencedor da Mil Milhas de 1985.

Em 1998, veio a vitória na geral, com 7 voltas de vantagem para o 2º colocado, um Porsche 911 GT2. O trio vencedor era formado por Tom Stefani/André Grillo e Júlio Fernandes, largando da 5ª posição do grid (marcaram 1min45s164 nos treinos). Mais detalhes neste link.

Na prova de 2001, o AS Vectra da dupla Rodrigo Hanashiro/Baltazar Jr. foi 4º na classificação geral e 3º na categoria III.

E em 2002, um ótimo 2º lugar na geral e a vitória na categoria III, conquistados pelo trio Cláudio Ricci/Otávio Mesquita/Letícia Zanetti.







domingo, 1 de setembro de 2013

A evolução de Rubens Barrichello na Stock Car


Tenho que destacar a grande performance de Rubens Barrichello na etapa de Cascavel da Stock Car. Após largar na pole, desbancando pilotos muito mais experientes com o equipamento do que ele, fazia uma corrida segura, mesmo depois da parada seguia de perto o líder (e posteriormente vencedor) Marcos Gomes. Mas aí veio o problema com o pneu furado. Foi uma estratégia arriscada não trocar o pneu, mas quando se quer vencer, é necessário arriscar e tentar algo diferente em relação aos adversários. Isso é normal e faz parte da competição. Se der certo, ótimo. Se der errado, fica a experiência e a satisfação de ter tentado. Mas Barrichello ainda teve tempo para marcar a melhor volta da corrida (1min02s494), confirmando que tinha um ótimo equipamento e sua performance era suficiente para conquistar até mesmo a vitória. Fica a certeza da sua evolução na categoria, e que finalmente ele esqueça a F1, e não ligue para a pressão que a mídia faz sobre ele.