"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 50 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vencedores das Mil Milhas - 2002

Vencedores em 2001, Flávio Trindade e Régis Schuch se uniram a Raul Boesel para vencer mais uma edição das Mil Milhas Brasileiras, em 2002. O carro utilizado pelo trio foi o mesmo carro vencedor do ano anterior, um Porsche 911 GT3 RS, como motor aspirado de 420 cavalos.

Após 11h50min55s de prova, o Porsche alcançou a vitória, com a maior diferença registrada entre o 1º e o 2º lugar na prova: 27 voltas. Até a última Mil Milhas, realizada em 2008, essa marca não tinha sido quebrada.



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ferrari nas Mil Milhas Brasileiras


Nos quase 60 anos de Mil Milhas, a marca do "Cavalinho Rampante" se fez presente em poucas edições. A primeira Ferrari a disputar uma Mil Milhas foi a 512 S V12 5.0 da dupla italiana Conrado Manfredini e Giampiero Moretti (Fundador da marca de equipamentos MOMO e falecido em janeiro de 2012). Dentro das espectativas, a Ferrari foi o carro mais rápido na prova, tendo inclusive batido o tempo recorde de volta no traçado antigo de Interlagos várias vezes durante a prova. A melhor marca foi de 2min58s500, e a vitória teria sido somente questão de tempo caso a ferrari não tivesse tido um problema na injeção de combustível, o que fez com que o carro ficasse parado nos boxes por 2 horas e 45 minutos, acabando com as chances de vitória. Na classificação final, chegaram na 20ª posição.

Após um hiato de 34 anos, uma Ferrari voltava a ser inscrita numa Mil Milhas. Em 2004, o trio carioca Umberto Molo/Luca Molo/Nelson Silva Jr. disputaram a prova à bordo de um modelo 355. Largaram na 32ª posição com o tempo de 1min49s776, e terminaram a prova na 14ª posição. Essa mesma Ferrari foi utilizada no ano seguinte, tendo Umberto Molo/Cláudio Caparelli/Istvan Minach como pilotos. Também em 2005, o modelo 360 Modena fez sua estréia na prova. No fim, melhor para o modelo mais novo, que terminou a prova em 12º, enquanto que a 355 terminou na 50º posição.

Com a atração de equipes estrangeiras para a prova em 2006, a lista de modelos Ferrari teve 3 exemplares, sendo que a melhor colocada foi a 360 Modena na equipe Italiana Playteam, que chegou na 4ª posição, a 20 voltas dos vencedores.

Em 2007, quando a Mil Milhas perdeu sua identidade e foi transformada em uma prova da Le Mans Series, foram 4 Ferraris, todas modelo 430 GT disputando a prova na categoria LMGT2. A melhor colocada foi a nº 75, pilotada pelo trio brasileiro Xandy Negrão/Xandynho Negrão/Andreas Mattheis, que terminou em 8º na classificação geral e em 2º na categoria.

Na última prova realizada, em 2008, a antiga Ferrari 360 Modena de Luca Molo/Umberto Molo/José Mário Castilho/Istvan Minach voltava à pista, terminando no 5º lugar, com 355 voltas completadas (os vencedores deram 368 voltas).

Histórico de participações:

1970 - Ferrari 512 S nº 17 - Conrado Manfredini/Giampiero Moretti

2004 - Ferrari 355 nº 64 - Umberto Molo, Luca Molo e Nelson Silva Jr.

2005 - Ferrari 360 Modena nº 33 - Paulo Gomes, Luca Molo e Nelson Silva Jr.
         - Ferrari 355 nº 22 - Umberto Molo, Cláudio Caparelli e Istvan Minach

2006 - Ferrari 360 Modena nº 36 - Toni Vilander, Giambattista Giannoccaro e Alessandro Pier Guidi
         - Ferrari 575 Maranello GTC nº 11 - Tarso Marques, Thiago Marques e Paulo de Tarso Marques
         - Ferrari 575 Maranello GTC nº 10 - Luca Drudi, Marco Cioci e Philip Peter

2007 - Ferrari 430 GT nº 75 - Xandy Negrão, Xandynho Negrão e Andreas Mattheis
         - Ferrari 430 GT nº 99 - Philip Peter, Robert Bell e Ben Aucott
         - Ferrari 430 GT nº 74 - Chico Serra, Daniel Serra e Chico Longo
         - Ferrari 430 GT nº 97 - Luca Drudi, Fabrizio de Simone, Yves Lambert e Matteo Bobbi

2008 - Ferrari 360 Modena nº 22 - Luca Molo, Umberto Molo, José Mário Castilho e Istvan Minach












sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mad Macarrão na Fórmula Truck


Recorte da revista Quatro Rodas, de novembro de 2003, falando sobre o piloto Eduardo Landin Fráguas, o famoso Macarrão, que foi um dos pilotos que iniciaram a história vitoriosa da Fórmula Truck. Em janeiro do ano passado falei um pouco sobre a carreira dele, confiram no histórico!