Em 1998, estreava em provas de longa duração o Protótipo Tango, projetado no Brasil pelo engenheiro argentino Juan Ibañez, que tinha experiência de trabalho na Ford e posteriormente trabalhou na ZF, construtora dos chassis da Stock Car. O Tango foi um autêntico "Made in Interlagos", pois a oficina de Juan era (ou ainda é) localizada perto do autódromo paulistano. Como fase de testes, o bólido foi utilizado em provas do campeonato paulista de automobilismo daquele ano, onde foi pilotado pela dupla de irmãos André e Affonso Giaffone Neto.
Então, em dezembro foi inscrito para a Mil Milhas, sendo pilotado pelo trio André Giaffone/Rodrigo Hanashiro/Alexandre Levorin. Nos treinos classificatórios, obteve a 3ª melhor marca, de 1min43s594, perdendo somente para os Porsche 911 bem mais potentes. Na corrida, a equipe teve vários problemas como o motor Chevrolet 2.0 que equipava o carro, e por conta disso, tiveram que abandonar com 174 voltas completadas, terminando na 27ª posição na geral.
Na próxima edição, disputada no Autódromo de Curitiba, o Tango Opel (mesmo motor utilizado pela extinta Fórmula Chevrolet) pilotado agora por André Giaffone/Popó Bueno/Rodrigo Hanashiro conquistou a pole position, derrotando o Porsche 911 de Roberto Samed/José Venezian/Flávio Trindade, favorito à prova. Além desde exemplar do protótipo, outros foram inscritos:
Tango BMW Nº 2 Flávio Andrade/Ruyter Pacheco/Felipe Giaffone
Tango Opel 2000 Nº 1 Délcio Correa/Tom Stefani/Athos Diniz
Tango Opel 2000 Nº 29
Ângelo Serafim, Paulo Gomes e Baltazar Júnior
O pole position liderou a prova por 120 voltas, quando teve que abandonar em virtude do estouro do motor. Já os demais Tango inscritos conseguiram desempenho melhor, principalmente o nº 2 (Giaffone) e o nº 1 (Stefani), que chegaram no 3º e 4º lugar, respectivamente.
Em 2001, o Tango voltava à prova, agora chamado de Protótipo Hollywood - BMW (em virtude da marca de cigarros patrocinadora da equipe), e com um quarteto forte para conquistar a vitória: Tony Kanaan/Felipe Giaffone/Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco, sendo os dois últimos bicampeões (2000 e 2001) dos 500 km de Interlagos à bordo do referido protótipo, que neste ano recebeu inovações na carroceria, favorecendo a aerodinâmica. Nos treinos, o protótipo conquistou a 2ª posição no grid, com o tempo de 1min40s471. Após a largada, que foi dada com o atraso de 3 horas e após 4 voltas de apresentação por conta do temporal que desabou sobre Interlagos no fim da tarde do dia da prova, o Holywood - BMW chegou a liderar várias voltas, mas no complemento da volta 159, parou nos boxes por conta de problemas no assoalho. O quarteto ainda retornou a prova, mas abandonou-a definitivamente na volta 234, com problemas de câmbio.
No ano de 2002, o Protótipo Hollywood teve problemas na classificação, tanto que conquistaram apenas a 38ª posição no grid, com o tempo alto de 1min55s144. Nesta ocasião, a única alteração entre os pilotos do ano anterior foi a substituição de Tony Kanaan por Zeca Giaffone, que depois de vários anos, voltava à uma Mil Milhas. Dada a largada, com Felipe ao volante, o bólido teve rápida recuperação, alcançado em 24 voltas a 3ª posição. Porém, problemas de motor fizeram com que o Hollywood perdesse várias posições e na volta à pista, ocupava a 51ª posição. A prova para a equipe terminou já pela manhã, com 190 voltas completadas, deixando-a na 40ª posição na classificação geral. Como consolo, a equipe teve o que comemorar, pois marcaram a passagem mais rápida da prova, com 1min44s158, na 84ª passagem.
O quarteto de 2002 foi repetido em 2003, e dessa vez a classificação foi melhor do que a obtida no ano anterior. Com o tempo de 1min42s222, o Hollywood - BMW assegurou a 4ª posição no grid, e na disputa, se manteve na maior parte do tempo entre a 4ª e a 6ª colocação, onde estava ao término da disputa.
A última participação do protótipo Tango em uma Mil Milhas ocorreu no ano de 2005, com o bólido nº 8, cuja condução foi dividida entre Galid Osman Jr., Enzo Morrone (Fórmula SP - que utilizava os antigos bólidos da Fórmula Ford - e Fórmula 3 Sul-Americana) e Eduardo Placucci (Stock Light e Pick-Up Racing). O trio classificou o protótipo em 16º na geral e 3º na categoria MMP2, com o tempo de 1min44s916. Na disputa, a corrida não foi além das 88 voltas completadas, deixando-os na 48ª posição na geral.
A última participação do protótipo Tango em uma Mil Milhas ocorreu no ano de 2005, com o bólido nº 8, cuja condução foi dividida entre Galid Osman Jr., Enzo Morrone (Fórmula SP - que utilizava os antigos bólidos da Fórmula Ford - e Fórmula 3 Sul-Americana) e Eduardo Placucci (Stock Light e Pick-Up Racing). O trio classificou o protótipo em 16º na geral e 3º na categoria MMP2, com o tempo de 1min44s916. Na disputa, a corrida não foi além das 88 voltas completadas, deixando-os na 48ª posição na geral.
Em ação durante a Mil Milhas de 1998 - Foto retirada da página da JIG Motores Especiais, no Facebook |