Em 2004, a cidade de
São Paulo comemorava os 450 anos de sua fundação. E como parte tradicional do
aniversário da cidade, claro, corrida de alto nível e com muita história: Mil
Milhas Brasileiras. Aquela era a 32ª edição, durante a última grande fase da corrida,
considerada por muitos, a melhor de toda a história.
Sobre essa edição, o
post de hoje falará mais especificamente de um bólido que disputou a Mil Milhas
daquele ano. Trata-se do Porsche 914 do quarteto paulistano formado pelos
pilotos Hélio “Pingo” Saraiva, José Venezian, Herbert Gauss, e Rodrigo
Hanashiro. O carro em questão é um Porsche 914, que originalmente vem com motor
Volkswagen, e que neste exemplar em questão, teve seu powertrain (conjunto
motor/câmbio) trocado por um derivado do Porsche 911 GT2, um 6 cilindros
biturbo auxiliado por um intercooler. A escolha recaiu sobre o 914 porque este
possibilitava a montagem do motor na posição central do chassis, favorecendo a
distribuição de peso, e consequentemente, melhorando o desempenho na pista. A
potência ficava acima dos 500 cavalos e 75 kgfm de torque, domados por um
câmbio sequencial de 5 marchas. Rodas (aro 18), suspensão e freios (discos
ventilados nas 4 rodas) eram os mesmos utilizados na Stock Car V8 (que naquele
ano passaria a usar a carenagem do Astra sob o chassis tubular). E para
acompanhar a desempenho mecânico, visual de corrida (spoiler, saias laterais,
aerofólio, etc.) aliado a funcionalidade, que incluía também faróis do Porsche
911 GT2.
Na disputa, o 914
largou na 33ª posição, tendo marcado nos treinos o tempo de 1min49s811. Com o “bicho
pegando” na pista, o bólido completou 141 voltas, pois sofreu um acidente,
ficando na 48ª posição. Esse carro inclusive foi matéria no programa Auto
Esporte, quando este tinha atenção com o automobilismo.