domingo, 29 de março de 2020

Elísio Netto e a vitória na abertura da temporada 2020 da Fórmula Vee


Nesse hiato da temporada 2020 das categorias automobilísticas, provocado pelas medidas de prevenção à epidemia do Corona-Vírus, aproveito a oportunidade para trazer aos leitores um breve relato de mais uma vitória obtida pelo jovem piloto alagoano Elisio Netto, na categoria Fórmula Vee.

A etapa inaugural da atual temporada da categoria fora disputada no primeiro final de semana do mês de março, no tradicional palco de Interlagos/SP, sendo que a vitória obtida por Elísio no sábado (29/02) teve um sabor especial pelas circunstâncias que a cercaram.

Em primeiro lugar, fora a vitória na classificação geral da categoria, que é dividida em duas classes (Fórmula Vee Júnior e Master), com pilotos de variadas idades e experiências, em bólidos cuja preparação prima pela igualdade de condições (a diferença está no braço do piloto e no acerto mecânico).

Em segundo lugar, a prova não foi nada fácil para Elísio. Além do traçado estar molhado, o piloto rodou na pista e perdeu várias posições, tendo que fazer uma corrida de recuperação que terminou com a bandeirada na 1ª posição. “Eu estava na briga pela liderança quando perdi o controle do carro devido ao óleo na pista”, conta o jovem piloto. “Mas consegui me recuperar e garantir esse resultado muito importante para mim e para o automobilismo de Alagoas”, diz Elisio.

Não se pode esquecer, ainda, que Elísio marcou a volta mais rápida das duas provas e ainda foi o pole position da primeira. Em sua carreira, o piloto alagoano possui 05 vitórias, o vice-campeonato de 2018 e o terceiro lugar de 2019, que só não se tornaram primeiros lugares devido à ausência em várias etapas, por falta de patrocínio. “Eu tenho lutado muito para competir na Fórmula Vee, com dedicação e esforço da minha família, para bancar todas as despesas. Por isso, essa vitória é muito especial, um prêmio por tudo que fizemos nestes três anos”, conta ele.

Na segunda bateria, Elisio vinha na liderança da prova quando foi obrigado a abandonar após completar apenas quatro voltas, devido a quebra de motor. A vitória ficou com o paulista Wallace Martins, que igualmente só completou uma prova neste fim de semana. Com isso, a liderança do campeonato ficou com o novato Bruno Barbieri, que terminou em segundo nas duas corridas. Ele soma 36 pontos. Elisio e Wallace estão em segundo, com 20.

E nessa pausa das categorias, ficamos na torcida para que a volta traga muitas outras vitórias!






quinta-feira, 19 de março de 2020

Mil Milhas de 1996 na Revista Auto&Técnica de julho de 1996


Caros leitores! Depois de alguns dias afastado das atividades deste blog, trago para vocês uma matéria especial feita pela Revista Auto&Técnica no mês de julho de 1996, sobre a edição das Mil Milhas Brasileiras disputada em abril daquele ano.

Por essa contribuição agradeço ao meu amigo-irmão Rodrigo Carelli, do //blogdocarelli.blogspot.com, que sempre me mantém abastecido com itens de seu acervo valioso, disponibilizando matérias e fotos digitalizadas.

O Porsche 911 1971 puxa o pelotão pelo "S" do Senna







Protótipo Minelli-Ferrari


Protótipo AS-Vectra de Djalma Fogaça

Chevrolet Camaro de Renato Gouveia

Detalhe do Porsche vencedor

Ford Maverick do Rio de Janeiro - 3º Lugar na prova

Aldee RTT seguindo o Porsche 911 turbo

Chevrolet Corvette da Família Pimenta

A trupe dos V8 (sim, o Opala estava equipado com motor V8 vindo da Nascar)

Réplica do Porsche 550 seguida por um Aldee RTT e o AS-Vectra