A TC 2000 é uma das mais tradicionais categorias do automobilismo argentino, sendo disputada desde o ano de 1979. A variedade de veículos utilizados sempre foi um fator característico do certame, algo que torna os grids bastante atrativos aos olhos dos espectadores. Tal aspecto, inclusive, já foi objeto de matéria publicada em nosso blog no mês de setembro de 2017.
Mas ao receber, via whatsapp, fotos do meu irmão Rodrigo Carelli, de uma matéria feita por uma publicação argentina sobre as Mil Milhas de 1997, me chamou atenção o fato de o grid estar sendo liderado por um... Fiat Tempra!
Essa história nos causou grande curiosidade, pois não há registros de que o modelo da Fiat tenha sido utilizado em corridas oficiais no Brasil, em que pese tenha havido planos (e a preparação de um exemplar de testes) para a inclusão do Tempra no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, na primeira metade dos anos 90.
Só que depois de algumas pesquisas, Carelli conseguiu matar a charada: Em 1997, as Mil Milhas Brasileiras foram disputadas no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília/DF, época em que o tricampeão de F1 era administrador da praça de esporte a motor, e buscava fortalecer o automobilismo nacional em várias frentes, seja através da categoria de protótipos Esprom BMW, ou por meio das corridas de longa duração.
Com este objetivo, Piquet iniciou negociações para trazer 02 (duas) etapas da categoria argentina para o autódromo do DF, e para tanto, fora feita uma demonstração (o carro não disputou nem foi inscrito na corrida) com o Fiat Tempra do piloto Miguel Angel Guerra durante a Mil Milhas, realizada no dia 19 de janeiro daquele ano, prova vencida por Piquet e seu McLaren F1 GTR, com a tocada dividida com Steven Soper e Johnny Cecotto.