terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Live com Leo Jacomassi - Esquenta Mil Milhas 2024

Com um pouco de atraso, compartilho com vocês, amigos leitores, a live que fizemos na quinta-feira, dia 18, com Leonardo Jacomassi, o cara por trás do marketing do GP Cidade de São Paulo 1000 Milhas 2024, que acontecerá no próximo final de semana.

Nessas quase três horas de conversa, nós - este que vos escreve, Paulo Abreu (Blog Volta Rápida), Rodrigo Carelli (Blog do Carelli e Canal Entusiastas Sobre Rodas) e a participação especial de Jeff Montenegro - tivemos a oportunidade de ficar por dentro das novidades e detalhes do show que será esse tão esperado evento.

E a íntegra do nosso bate-papo está no link abaixo. Grande abraço a todos!



domingo, 14 de janeiro de 2024

Live com Alessandra Menini, vencedora das Mil Milhas Brasileiras

Na última quinta-feira, dia 11 de janeiro, o Blog da Mil Milhas teve a honra de participar de uma live promovida pelo canal do Youtube Entusiastas Sob Rodas, junto com os irmãos Rodrigo Carelli (Blog do Carelli) e Paulo Abreu (Blog Volta Rápida). Na ocasião, a entrevistada foi a fera Icuritibana Alessandra Menini, a Alê, que nada mais nada menos é uma das únicas mulheres a vencer em categoria nas Mil Milhas Brasileiras (a outra foi a Letícia Zanetti, em 2002).

Alê venceu na categoria TN1 A em 2023, dividindo a pilotagem da Ford Courier (da qual falamos neste espaço há alguns dias) da Equipe Lira Racing com os marmanjos Vinícius Lira/Eduardo Teixeira/Iures Delfino/José Santiago, terminando a prova na 8ª colocação na geral.

Sem dar maiores detalhes do papo, deixo para vocês o link do vídeo para que acompanhem a nossa conversa, e ficamos na contagem regressiva da prova. Grande abraço!



terça-feira, 9 de janeiro de 2024

A nova era da Porsche nas Mil Milhas Brasileiras

Falar em Mil Milhas a partir dos anos 90, é sobretudo falar na marca alemã. Dominante na primeira metade das décadas de 90 e 2000, o modelo 911 e suas variações (sobretudo a GT3 RS) ditaram o ritmo das edições disputadas à época. E quando não venceu na classificação geral, foi vice, com exceção das provas de 2005 a 2007.

Mas com a retomada das Mil Milhas, a partir de 2020, é certo os tradicionais Porsche deveriam se aperfeiçoar se quisessem manter o protagonismo de antes. Assim, um exemplar da nova geração 718 fora inscrito no ano de 2022, mais especificamente um Cayman GT4 #55 da tradicional equipe Stuttgart. O lindo GT foi pilotado por Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Alan Hellmeister, e terminou 11 voltas atrás dos vencedores, mas vencendo na categoria, depois de escalar todo o grid (o Porsche largou dos boxes e chegou a ocupar a 4ª posição na geral, ainda na 1ª hora de corrida).

Cabe lembrar que o 718 Cayman GT4 Clubsport chegou ao Autódromo de Interlagos somente às 16:00 horas do sábado, dia da prova. Até então, o hodômetro marcava 78 quilômetros, todos percorridos na pista da Porsche em Weissach, Alemanha. Nas quase 12 horas de corrida, o único reparo técnico feito foi a substituição das pastilhas de freio, como medida de segurança.

No ano seguinte, o mesmo carro foi pilotado pelo trio Jacques Quartiero/Danilo Dirani/Dennis Dirani, que levou o 718 Cayman ao segundo lugar na classificação geral (com 05 voltas de desvantagem para o AJR vencedor), entre os 42 carros que largaram (liderou a corrida durante boa parte do período noturno), e venceu na classe GT4.







terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Protótipo AJR 2023

Queridos leitores! Primeiramente quero desejar-lhes um feliz ano novo, estendido às suas respectivas famílias, repleto de muita saúde, felicidades e claro, automobilismo. E nesse clima de virada de ano, começa a nossa expectativa a respeito da próxima edição das Mil Milhas Brasileiras, que será disputada no dia 28 de janeiro de 2024, com a tradicional largada à meia-noite.

Até lá, estaremos relembrando histórias da prova e trazendo notícias a respeito da próxima edição, com postagens regulares e conteúdo inédito.

Então, hoje falaremos de um carro vencedor, não só das Mil Milhas, mas de várias outras provas, sobretudo do campeonato brasileiro de endurance. Trata-se do Protótipo AJR nº 175, do qual sou fã confesso, quem em 2023 foi pilotado por Emilio Padron, Fernando Fortes, Fernando Ohashi e Henrique Assunção.

O bólido em questão fora lançado pela JLM Racing (capitaneada pelo piloto Juliano Moro) em 2017, cujo projeto, que levou 02 (dois) anos de desenvolvimento, fora fruto de parceria com a Metalmoro, tradicional construtora gaúcha de carros de corrida. Possui chassis com estrutura tubular em aço cromo molibdênio, carenagem de composite e fibra de carbono nas asas – a traseira possui o sistema de asa móvel utilizado na Fórmula 1 - entre outros recursos que o tornam um carro muito veloz nas retas e com bastante downforce nas curvas.

Em que pese o primeiro AJR construído ter sido equipado com motor Honda K20 Turbo, a sua construção foi feita objetivando a possibilidade de utilização de diversas opções de motorização, de acordo com as possibilidades financeiras de cada equipe. Como por exemplo, o AJR nº 175 do qual falamos, fora equipado com motor Ford Coyote V8, além de ter sido pintado com uma bela tonalidade de verde.

Nos treinos, o carro nº 175 largou da pole position com o tempo de 1min31s320, o que representou a vantagem de 0s788 para o segundo colocado, o Protótipo Sigma P1 (vencedor da prova de 2022), conduzido por Bia Figueiredo, Aldo Piedade, Sérgio Jimenez e Pedro Queirolo.

Após a largada, a briga pela ponta ficou entre os dois primeiros colocados, enquanto que durante a madrugada, o Sigma teve problemas no alternador e terminou por abandonar a prova no começo da manhã, em virtude da quebra da suspensão. A partir das 06 horas de corrida (volta 157), o AJR passou a liderar de forma absoluta, pois nesse ínterim, o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart também chegou a ocupar a primeira posição na geral na parte noturna.

Mesmo com problemas em um pit stop, que fizeram com que o AJR caísse para a décima segunda posição na classificação geral, a vitória fora conquistada com 05 voltas de vantagem para o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Equipe Stuttgart.


Foto: Rodrigo Ruiz