segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Camilo Christópharo Júnior (Camilinho) - 1953 - 2024

Na última quarta-feira, dia 21 de agosto de 2024, o automobilismo brasileiro recebeu consternado a triste notícia do falecimento do piloto, preparador e chefe de equipe, Camilo Christópharo Júnior, o "Lobinho do Canindé". E por uma lógica que só a inteligência maior pode explicar, um dia antes (20 de agosto) completaram-se 29 anos do falecimento do Lobo do Canindé, Camilo Christópharo. A causa da morte foi um câncer descoberto recentemente, em estágio avançado (metástase), que não lhe deu maiores chances de defesa.

Em diversas ocasiões, a carreira de Camilinho foi destaque em nosso blog, como no especial sobre sua carreira na Stock Car e o destaque para as quatro oportunidades em que alcançou a 3ª posição na classificação geral das Mil Milhas Brasileiras. E falar sobre a sua descendência no automobilismo, seria no mínimo redundante, diante dos grandes feitos de seu tio-avô Chico Landi, seu pai e da tradicional Escuderia Lobo, cujo nome foi inspirado em um pedido seu (O lobo veio de um desenho animado que Camilinho gostava quando criança, que terminou sendo pintado na carroceria da lendária carretera 18.

Fica aqui então a nossa homenagem para o grande ser humano e profissional que foi, que deixará muitas saudades em seus familiares, amigos, colegas de pista e admiradores, dentre os quais me incluo.

 Um até logo, Camilinho. Agora você está ao lado do Lobo do Canindé, para matar as saudades.




terça-feira, 13 de agosto de 2024

Protótipo Fusca - Equipe Dimep

Já falamos em algumas oportunidades sobre os carros que o piloto Dimas de Melo Pimenta II trouxe para as pistas, passando por Escort XR3 de arrancada, Chevrolet Corvette até os Protótipos Daipi e GT aberto, sendo todos com motor 8 cilindros de muita potência. Para quem quiser conferir essas histórias, é só acessar o marcador "Dimas" no menu ao lado.

Mas hoje a história sobre a equipe Dimep (tradicional fabricante de relógios de ponto e congêneres, fundada em 1936) é sobre um pequeno que não usa motor V8, mas que anda bastante. Trata-se do protótipo Fusca.

Chamo esse carro de protótipo, pois de Fusca ele só tem a forma externa da carroceria, feita em fibra de vidro, que recobre o chassi tubular, derivado de um Fórmula 3. No cofre, um bravo motor Ford Duratec 2.0 16v, domado pelo câmbio derivado da Audi.

Apesar de ser um carro conhecido nas provas de endurance desde meados de 2014, a sua estréia nas Mil Milhas ocorreu no ano de 2022, quando Dimas II formou quarteto com seus filhos Dimas de Melo Pimenta lll / Rodrigo Dimas de Melo Pimenta e Alex Dimas de Melo Pimenta, terminando na 17ª posição na geral, com 233 voltas. A melhor passagem foi registrada em 1min55s486, na 46ª volta.

O valente bólido retornou à prova em 2023, com a tripulação reduzida (sem a participação de Dimas III), mas com o equipamento ainda mais afinado. Nos treinos, o Fusca marcou a 19ª posição, com o tempo de 1min56s381, ficando atrás de 02 Protótipos MRX na categoria P3. Com a bandeira verde, acabou ficando pelo caminho, na 30ª posição, com 207 voltas e a melhor marca em 1min53s258.