quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Aloysio Andrade Filho (1950 - 2024)

Nosso espaço não tem a mínima intenção de se tornar um obituário, muito menos de divulgar informações pesadas. Os falecimentos que aqui divulgamos são em forma de homenagem, para manter vivo o legado dos ases e personagens do esporte a motor. E ontem, terça-feira, 17, soubemos do falecimento de mais um nome de destaque do nosso automobilismo:  Aloysio Andrade Filho.

Paulistano, nascido em 04 de junho de 1950, Andrade teve destaque em várias categorias nacionais, sobretudo na Stock Car, Brasileiro de Marcas e Pilotos, Torneio Ford Corcel II e em provas de longa duração, como as Mil Milhas Brasileiras. Um breve resumo de sua carreira pode ser encontrado aqui , em matéria que publicamos há 08 anos.

Além da sua carreira dentro das pistas, Andrade se notabilizou no comando da equipe Nascar Motorsport, que competiu na Stock Car entre 2004 e 2008, e na Copa Montana entre 2010 e 2012, sendo uma porta de entrada para vários pilotos, como Wagner Ebrahim, Valdeno Brito e Felipe Maluhy. Sobre estes últimos dois, não podemos deixar de registrar que eles foram os responsáveis por alcançarem os melhores resultados da equipe na categoria principal:

2004 (bolha do Chevrolet Astra) - 3º lugar na 7ª e 12ª etapas, disputadas no anel externo de Curitiba e em Interlagos, respectivamente, com Felipe Maluhy (ele ainda foi pole position na 6ª etapa, em Interlagos).

2005 (bolha do Mitsubishi Lancer) - 2º lugar na 9ª etapa, disputada em Tarumã, e 3º lugar nas 2ª e 7ª etapas, disputadas em Curitiba e Brasília, com Valdeno.

2007 - (bolha do Mitsubishi Lancer) - 5º lugar na 8ª etapa, disputada em Brasília, com Juliano Moro.

Outros nomes que pilotaram carros preparados pela Nascar na Stock foram: Carlos Alves, Ruben Fontes. Thiago Medeiros, Neto de Nigris, Christian Conde, Popó Bueno e até o argentino Esteban Tuero, como convidado na 3ª etapa da temporada de 2005 (época em que a Stock Car e a TC 2000 da Argentina tinham uma maior proximidade).

Em 2010, a equipe Nascar conquistou o título da Copa Chevrolet Montana, com Diogo Pachenki, após 02 vitórias (Interlagos e Curitiba) e outros 03 pódios (Curitiba, Velopark e Brasília). E o bicampeonato veio no último ano da categoria, em 2012, com o piloto Rafael Daniel (01 vitória).

Muita luz e paz para você, Aloysio, nessa nova jornada!





terça-feira, 10 de setembro de 2024

A última do anel externo de Interlagos

Em janeiro de 2003, a Volkswagen do Brasil pôs em prática uma ideia de marketing que ficou gravada não só no Livro dos Recordes, mas também na mente do brasileiro apaixonado por carro. Na ocasião, foram postos no traçado do anel externo de Interlagos (palco das disputas dos 500 km de Interlagos nos anos 50, 60 e 70) 03 exemplares do modelo Gol 1.6 Power, guiados por 25 mil km de forma ininterrupta.

Os carros escolhidos não possuíam qualquer preparação, com exceção da gaiola interna de proteção (santoantônio) e um par de faróis auxiliares, sendo que as paradas eram unicamente para reabastecimento e troca de pilotos.

Ao todo, foram completadas mais de 8.000 voltas no traçado de 3.108 metros de extensão, sendo que os carros rodaram por 24 horas durante 09 dias, debaixo de sol e chuva, pelo dia e pela noite. 15 pilotos se revezaram ao volante dos VW's (em turnos de cerca de 1h30min cada), sendo que até o presidente da marca à época, Paul Flaming, deu algumas voltas durante a prova.

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) acompanham o evento, e todos os Gol's vendidos nos anos de 2003 e 2004 tinham um adesivo na traseira remetendo ao feito.

E ao que nos consta, esta foi a última vez em que o anel externo de Interlagos foi utilizado.

Fonte: https://universomotor.com.br/2020/01/15/recorde-quando-o-volkswagen-gol-rodou-25-mil-km-sem-parar/

http://www.volkspage.net/artigos/56/2003/13012003_golendurance/index.php

Imagens: Divulgação. Todos os direitos reservados.