terça-feira, 1 de julho de 2014

Gol de Arrancada Força Livre/Turbo Super de Everson de Camargo


O presente post tem o objetivo da falar de um carro que fez história na categoria TBS (Tração Dianteira Turbo Super) no extinto Campeonato Paulista de Arrancada e nas categorias FLTD (Força Livre Tração Dianteira) e Estruturada do Campeonato Paranaense de Arrancada, quebrando vários recordes e vencendo várias etapas. Entre os títulos, estão o de Campeão Brasileiro de 2001, Paulista de 2003 e Bi Paranaense de 2004 e 2008.

Trata-se do Gol nº 54 do piloto Everson de Camargo, um modelo 1994 que originalmente vinha equipado com motor 1000, mas que teve seu propulsor trocado por um 2.0 com cabeçote 8 válvulas. Foi adotado um kit turbo que tinha a pressão "normal" regulada em 2.5 kg, mas que chegava a 4.2 kg durante as puxadas. A potência (em meados de 2003) estava em cerca de 550 cavalos. Para transmitir a potência, câmbio de 4 marchas, e para a frenagem no fim da reta, discos de freio sólidos na dianteira e paraquedas. Na traseira, o sistema de freio foi retirado!

O Gol estreou na arrancada de SP em meados de 2001, e em 3 corridas quebrou o recorde da categoria TBS, marcando o tempo de 9s722 (na medição de 330 m). Em Curitiba, também foi recordista no ano de estreia, com o tempo de 10s294 (nos 402 m), sendo seguidamente quebrado (10s025; 9s09 e por fim 9s878 na 4ª etapa do Paranaense de 2004). Em 2003 foi campeão Paulista da categoria TBS, chegando inclusive a ser o carro mais rápido da pista na 4ª etapa daquele ano, com o tempo de 9s938 (média de 240,87 km/h).

O ano de 2004 do Gol no Campeonato Paranaense foi irretocável. Das 6 etapas, ele venceu as 5 primeiras e foi 2º na última, devido a problemas no equipamento. Logicamente, o título ficou com Everson. O carreira do Gol durou até a 2ª etapa do campeonato de 2005, quando foi substituído pela carroceria "bola" com propulsor 2.0 16 válvulas. Este carro venceu o Festival Força Livre de 2005 na categoria Estruturada, encarando vários Opalas e Mavericks fortes. Mas em 2006, o piloto vendeu essa carroceria bola a Marco Salles - que seria bicampeão em 2006/2007 - para se dedicar à construção de um Dragster da categoria Light 4 cilindros. Então, em 2006, o Gol quadrado voltava à cena, enquanto o Dragster não ficava pronto.

Neste ano competiu pela categoria Estruturada, que em 2005 havia crescido muito, tanto em qualidade quanto em quantidade dos competidores. Logo na 1ª etapa do Paranaense, conquistou o 2º lugar da categoria, utilizando a mecânica 2.0 16v.

2008 marcou o bicampeonato Paranaense para o Gol "caixa" nº 54, que sofreu modificações como a nova pintura na cor laranja e a frente inteiriça em fibra de vidro (capô, para-choque e para-lamas em uma única peça). A performance desse ano foi destruidora, com 3 vitórias em 5 etapas na categoria Força Livre Tração Dianteira.

A última temporada do histórico Gol foi em 2010, onde voltou a utilizar a cor branca, que o tornou conhecido no cenário nacional da arrancada. Neste ano, Everson passou a competir na categoria Extreme 10.5, e começou a temporada vencendo na 1ª etapa, sempre andando na casa dos 9s5. Na 2ª etapa teve problemas e não marcou tempo.  Porém, na 3ª etapa, após marcar o ótimo tempo de 9s341, o piloto perdeu o controle do Gol, que bateu de frente no guard-rail e em seguida capotou diversas vezes na pista. Infelizmente esse foi o fim do Gol quadrado de Everson de Camargo, carro que sempre andou na frente na Força Livre Dianteira, seja em Interlagos ou Curitiba. Em 2010, Everson ainda voltou a disputar algumas etapas, com um Gol G4 da equipe Lelo Motorsport, mas sem sequencia.

Abaixo, algumas fotos do Gol em provas de arrancada em Curitiba:






2008, o ano do bicampeonato


A última temporada do Gol, em 2010



O Gol utilizado depois do acidente do Gol quadrado

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