A postagem de hoje vai tratar de um carro um carro que possui idade e história nas mesmas proporções. Trata-se do Chevrolet 1931 do advogado paulista Arthur Nutti Jr., que durante muito tempo participou das provas de arrancada disputadas no Autódromo de Interlagos, até meados de 2007. Na edição de julho de 1969, a revista Autoesporte fez uma matéria com este carro, que na época já disputava provas em Interlagos e desenvolvia cerca de 150 km/h, devido às várias modificações mecânicas que incluíam novo motor de caminhão Chevrolet 1951, com cerca de 140 cv.
Trinta anos depois (Ed.425), a revista automotiva supracitada voltou ao Autódromo de Interlagos para fazer uma matéria sobre as provas de arrancada, que estavam em franca ascensão na época, vivendo seu auge por volta de 2003 e 2004. E lá estava o Chevrolet 1931 novamente, disputando as puxadas com veículos bem mais novos! Para facilitar o entendimento da história desse carro, vamos organizá-la em tópicos:
1932: O carro é trazido para o Brasil e o Exercito de São Paulo requisitou-o ao seu então dono para que fosse utilizado durante a Revolução Constitucionalista, que estava ocorrendo. Quando o veículo foi devolvido, logicamente estava em frangalhos. Ao dono não restou outra alternativa, senão guardá-lo por um longo tempo no galpão de um sítio.
1964: Ocorrem as primeiras provas de arrancada em Interlagos, chamadas na época de rachas - termo este que acompanhou a categoria por muitos anos e só atrasou seu desenvolvimento - e o atual proprietário, Sr. Arthur Nutti Jr. adquire o Chevrolet de um outro participante. Na ocasião, o Chevy era o retrato de uma batalha: a lataria tinha vários furos de bala e a capota simplesmente não existia.
1969: Na época da reportagem da Autoesporte, o carro era utilizado no dia-dia pelo proprietário, juntamente com a função de levar noivas para a igreja e até mesmo participou de um comercial da Chrysler, fazendo o papel de carro de fuga da dupla Bonnie & Clyde.
Década de 90: O Chevrolet 1931 passa a disputar as provas em Interlagos movido pelo propulsor 4.1 seis cilindros do Opala, que gerava cerca de 180 cavalos. Nessa época o carro ainda era utilizado no trânsito, quando o carro de uso diário do proprietário ficava na garagem, por conta do rodízio.
2004: Melhor tempo registrado nos 330 metros da reta de Interlagos: 12s758 - 3ª Etapa (15/01/2004)
2005: Melhor tempo registrado nos 201 metros em Interlagos: 9s200 - 4ª Etapa.
2007: Com o fim do Campeonato Paulista de Arrancada (a troca do asfalto de Interlagos forçou o término das provas de arrancada), o Chevy não apareceu mais em provas da modalidade.