sábado, 28 de fevereiro de 2015

A volta do Protótipo Vectra com motor de Opala - 2006

Em abril de 2011 falei sobre um protótipo Vectra com motor de Opala, preparado pelo renomado Carlos "Tigueis" Batista, que disputou a prova nos anos de 2003 e 2004. Chamo-o de protótipo, porque a mecânica e o chassi do bólido são derivados do Chevrolet Opala, montados sob a carenagem do Vectra utilizada na Stock Car entre 2000  e 2003. Entretanto, não fiz a menção de que este carro também participou da prova em 2006, desta vez sob o comando do trio Robson Duarte/Anailson Rui/Elton Dalcomo. Na classificação, o Vectra obteve o 31º e último tempo, com a marca de 1min58s700. Já na prova, terminou na 20ª posição na geral e na 4ª da categoria STC (dos 6 carros que largaram e foram inscritos nessa categoria), com 202 voltas completadas.

As marcas anteriores do carro foram as seguintes:

2003
Grid: 24ª posição (1min48s963)
Posição Final: 13ª posição na geral e 2ª colocação na categoria 2, atrás somente da BMW M3 dos italianos Stefano Zonca/Diego Alessi/Ettore Bonaldi/Franco Modino.
Pilotos: Reinaldo Gasko/Victor César Levy/Carlos "Tigueis" Batista

2004
Grid: 30ª posição (1min51s353)
Posição Final: 36ª posição na geral (190 voltas)
Pilotos: Robson Duarte/Diego Garrafa/Cláudio Sarmento/Carlos "Tigueis" Batista






Adendo: Hoje, 28 de fevereiro de 2015, este humilde blog completa 5 anos de vida. No início, a minha idéia era somente postar algumas fotos e informações que consegui obter ao longo de alguns anos de pesquisa sobre a história da Mil Milhas Brasileiras. Conheci essa prova em 2003, e desde então fiquei fascinado pela sua forma de disputa, e, a cada nova história que eu descobria, esse sentimento só aumentava.

Pois bem, chegou um momento em que percebi que não valia muita coisa acumular tanta informação sem dividir com os outros amantes do automobilismo brasileiro, então resolvi criar este blog, que aos poucos foi melhorando a qualidade dos textos e postagens, até se tornar digno de ser fonte de pesquisa sobre determinados assuntos. A verdade é que eu não sabia muito bem como funcionava essa história de blog, e fui aprendendo com o passar do tempo! Foi então que em 28 de fevereiro de 2010, iniciei as atividades do Blog da Mil Milhas, ao postar a foto da chegada da edição de 1966, quando Eduardo Celidôneo recebeu a bandeirada à bordo da lendária Carretera Chevrolet Corvette n° 18, para a imensa alegria do grande Camilo Christófaro, o Lobo do Canindé, que desde 1957 perseguia a vitória na prova.

Com o passar do tempo, vi que me concentrar somente na história da Mil Milhas me faria perder um pouco do prazer de falar de assuntos igualmente interessantes. Por isso, passei a diversificar um pouco o conteúdo das postagens, partindo de acontecimentos dos fins de semana de corridas, passando pelas miniaturas de carros (meu vício, confesso) e chegando até às provas de arrancada, categoria essa que defendo, e sempre defenderei, pois a considero como uma parte do automobilismo, e não como algo marginal, fora da lei, como, de fato, foi durante muito tempo. Felizmente, aos poucos a arrancada se desvinculou do rótulo de racha, e adquiriu status profissional. Basta ver a evolução da arrancada no Brasil, do início dos anos 2000 para os tempos presentes. E se toda essa realidade não fosse suficiente para fazer da arrancada uma categoria do automobilismo, bastaria analisarmos o exemplo norte-americano para termos uma medida da sua importância.

Ao longo desses anos, sempre fui insistente na busca de informações para as postagens. Várias vezes entrei em contato com pilotos, jornalistas, preparadores e fotógrafos, enchi o saco mesmo (rsrsrsrs)! Algumas vezes nem mesmo obtive retorno, em outras não consegui as informações de que necessitava. Mas na grande maioria das vezes tive o prazer de conversar e fazer amizade, mesmo que pela internet, com grandes pessoas. Entre essas pessoas, destaco:

Napoleão Augusto Ribeiro, que inúmeras vezes me socorreu com as fotos e informações valiosas de seu enorme e importante acervo da história do automobilismo brasileiro. Muito obrigado Napoleão, grande abraço!

Felipe Meirelles, um grande caráter que tive o prazer de conhecer, e que me forneceu fotos e informações indispensáveis para contar a história da participação do único Chevrolet Monza que correu uma Mil Milhas. Felipe, um grande abraço cara, muito obrigado!!

Fernando Julianelli, que de forma muito solícita me enviou as fotos pessoais da BMW com a qual disputou a prova em 1998. Muito obrigado Fernando!

Rodrigo Vieira, do tradicional site Autodynamics, que possui um arquivo muito valioso com fotos da prova das edições de 2001 a 2008. Rodrigo, suas fotos são patrimônio da história do automobilismo!

Fernando Fagundes, do Blog Hiperfanauto, que com seus comentários valiosos, com muito conteúdo, só contribui para o crescimento desse blog. Um grande abraço amigo!!

E mais ainda, agradeço a todos que já acessaram esse blog, sua visita é muito valiosa, pois a sua audiência me inspira a sempre colocar no ar mais uma história do nosso automobilismo. Muito obrigado a todos, de coração!!

E que esse espaço se mantenha útil aos fãs do automobilismo por muitos e muitos anos.

2 comentários:

  1. Sou um leitor contumaz deste blog, parabéns e continue com as postagens!

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    1. Olá Rodrigo, bom dia! Lhe agradeço pela visita e comentário, bem como aproveito para lhe parabenizar pelo seu blog também, onde sempre encontro ótimas matérias. Grande abraço e um ótimo 2017 para você!

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