Fazendo uma verdadeira volta ao tempo, relembramos hoje uma categoria que ficou marcada pelos grandes grids e arrojadas disputas, sobretudo na pista de Interlagos. Trata-se da DTM Pick up, a qual era disputada por exemplares do pequeno utilitário da Ford, a Courier de 2ª geração, popularmente chamada de "cara de gato".
A categoria teve início no ano de 2001, mais precisamente no dia 29 de abril daquele ano, sendo as corridas televisionadas pela ESPN Brasil. A primeira pole position fora marcada por Sérgio Burger, com o tempo de 2min12s422, enquanto que a vitória ficou com Cláudio Gontijo, com a mínima vantagem de 0s211 para Sérgio Bürger, após 18 voltas de disputa. No primeiro ano, dentre os competidores estavam nomes como Belmiro Ferreira Jr., Fábio Carreira, Otávio Mesquita, Suzane Carvalho e até mesmo o piloto de motos Alexandre Barros, que disputou a 11ª e última etapa da primeira temporada, terminando na ótima 4ª posição. Ao final, o título ficou com Fábio Carreira, enquanto Sérgio Bürger fora o vice campeão.
Já no ano seguinte, o grid passou a ser dividido em duas categorias - A e B - bem como fora disputada uma prova como preliminar da Fórmula Truck quando de sua passagem por Interlagos, em setembro de 2002. Naquele ano, os títulos ficaram com Ricardo Bürger (Cat. A) e Dimas de Melo Pimenta III (Cat. B). Em 2003, as picapes passaram a disputar o campeonato como categoria preliminar da Fórmula Truck, e o grid só aumentou, chegando a 40 carros, agora divididos em 03 categorias, Super A, "A" e Novatos. Cabe destacar que a Courier fora igualmente utilizada nas Mil Milhas, neste caso nas edições de 2003 e 2005, assunto este que já foi tratado neste blog e que pode ser relembrado neste
link.
Há quem diga que o fato de ter se tornado preliminar da Truck fez com que o grid fosse esvaziando aos poucos, em razão dos altos custos e retorno insuficiente. A partir de 2006, após deixar de fazer parte da programação da Truck, a até então DTM Pick up passou a ser chamada de CTC Pick up, mudança que veio acompanhada da troca do propulsor 1.6 litros utilizado, que passou a ser o VW AP 1.8 e utilização de pneus slick aro 15. Nesta fase, com corridas disputadas somente em Interlagos, participaram nomes como Celso Jordão, Aristides Dalécio, André Posses e Valéria Zopelo. A categoria durou até meados de 2007, porém alguns carros ainda foram utilizados esporadicamente em corridas regionais nos anos posteriores.
Sem dúvida alguma a categoria das pequenas pick ups foi uma página interessante de nosso automobilismo, sobretudo pelos acirrados pegas, e pela igualdade dos bólidos, onde boa parte do grid andava junta o tempo todo.
Campeões da categoria:
2001: Fábio Carreira (Categoria Única)
2002: Ricardo Bürger (Cat. A) e Dimas de Melo Pimenta III (Cat. B)
2003: Eduardo Garcia (Super A), Oscar Perrot (Cat. A) e Allan Bauer (Novatos)
2004: Eduardo Garcia (Super A), Thiago Cecco (Cat. A) e Fábio Delamuta (Novatos)
2005: Lairton Miranda (Super A) e Cássio Homem de Mello (Cat. A)
2006: Célio Deber Jr. (Super) e Chico Moreira (Light)
2007: Campeões não encontrados