domingo, 27 de janeiro de 2019

VW Fuscar Itamar 1994 "Surfista Prateado"


Como já disse em mais de uma oportunidade, sou nascido, criado e residente em Maceió, Alagoas, chamada por muitos de "Miami Brasileira", modéstia parte (rsrsrsrs), tamanha a beleza natural. Mas hoje o assunto não é o turismo em Maceió, e sim, a paixão por carros antigos presente em nossa Capital.

Infelizmente não temos o prazer de receber competições automobilísticas há muito tempo, visto que as provas de arrancada disputadas no aeroclube em 2003 e 2004 (assunto que já foi objeto de matéria neste blog, no ano de 2014) foram os últimos eventos do esporte a motor sediados em Maceió. Porém, isso não é suficiente para que deixemos de nutrir o amor por carros e mecânica. Uma prova disso são os frequentes encontros e exposições de carros antigos e modificados sediados não só na Capital, mas também em cidades do interior, como Arapiraca e Penedo. Dentre estes eventos esporádicos, podemos citar o ENEVA - Encontro Nordeste de Veículos Antigos, ocorrido no mês de novembro de 2018 no estacionamento de um grande shopping da Capital.

Mas o que realmente une a galera é o encontro semanal (toda quinta-feira) que ocorre no estacionamento do bairro de Jaraguá, na parte baixa da cidade, com início após às 19:30. Entre carros antigos e modernos (rebaixados, com rodas grandes, som forte e modificações mecâncias e externas, para fugir do termo tuning), a conversa animada reúne membros de vários clubes de carros (Antigos AL, Cheiro de Môfo, Opala Clube de Alagoas e Chevette Clube de Alagoas, para citar os mais conhecidos), sempre sobre a melhor pauta: Carros!

E no meio de antigos de todas as idades e marcas, se destaca a figura de um super-herói das histórias em quadrinho: O Surfista Prateado! Mas calma, estamos falando de um personagem de carne e osso, ou melhor, aço, borracha e plástico. Trata-se do Volkswagen Fusca 1994 de Matheus Bortholacci, de 24 anos.

Matheus conta que ao completar 18 anos e ser aprovado no vestibular, seu prometido presente seria um carro, que ficaria à sua escolha. Com influências de suas avós, tios e pai, a escolha, naturalmente, recaiu sobre um VW Fusca, cujo modelo, inicialmente, seria dos anos 60 (mais especificamente um 1968, ano do modelo que pertence ao seu pai). Porém, ao descobrir que nos anos 90 fora retomada a produção do Fusca, e mais que isso, que no ano em que nasceu (1994) o "besouro" foi produzido, não houve dúvida: Tinha que ser um modelo 1994. E na cor prata!

Então mãos à obra, começa a pesquisa na internet por exemplares e o primeiro modelo avistado (literalmente) foi o que veio a ser escolhido. O 1994, prata, estava na cidade de Recife-PE, e veio para Maceió de guincho, em meados de 2012. Da época em que foi adquirido, pouca coisa mudou, senão a reforma completa do interior, que estava bem estragado, além da pintura (na cor preta) dos retrovisores, aros de farol e corujinhas. Externamente, completa o discreto visual, mas de bom gosto, um belo jogo de rodas aro 15 montado em pneus 195/60. A mecânica ainda é original (1600 cc), alimentada por um carburador, mas os planos próximos são de incluir uma preparação leve, de modo a não dificultar o uso do bólido no dia-dia.

Mas esse Fusca, além de ter nome famoso, é uma verdadeira personalidade, pois conta com canal no Youtube (Surfista Prateado Fusca), com mais de 3 mil inscritos, além de perfil no Instagram (surfistaprateadofusca) e adesivos para os amigos. É ou não é um artista?







Um parente fã (rsrsrsrs)

Gran Turismo BPR no Brasil em 1996 - Quando Brasília e Curitiba se transformaram em pista de pouso de aviões


Queridos leitores, é um prazer estar aqui novamente para falar sobre  o nosso assunto predileto. Claro, estamos nos referindo aos carros e automobilismo, e a matéria de hoje é super especial, pois trata de um episódio histórico para o esporte a motor do Brasil: As etapas de Brasília e Curitiba do BPR - Global Endurance Series, disputadas no ano de 1996.

Esse trabalho de grande qualidade foi desenvolvido pelo meu amigo Rodrigo Carelli, um grande apaixonado pelo mundo da velocidade, que inclusive conseguiu uma entrevista exclusiva com o piloto Maurizio Sala, que por sua vez disputou ambas as etapas.

O combinado entre nós era que a matéria seria publicada em ambos os blogs. Porém, esse excelente trabalho fora desenvolvido unicamente pelo Carelli, e de tão importante, não me sinto no direito de publicá-lo neste blog. Então, compartilho com vocês o link da matéria (https://blogdocarelli.blogspot.com/2019/01/circuito-gran-turismo-bpr-brasil-1996.html) para que possam ter uma ótima leitura. E para ilustrar esse post, deixo com vocês essa foto da largada da Etapa de Brasília.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Matéria da Revista Racing com o Corvette de Dimas de Mello Pimenta


Caros amigos leitores, sejam todos bem vindos. Me perdoem a ausência por tanto tempo aqui no blog, mas é que o bicho tá pegando na vida profissional e particular, e guerreiro não foge da luta, não pode correr, tem que encarar tudo de frente. Mas de uma coisa tenham certeza: Jamais deixarei de escrever por aqui, ainda que demore um pouco.

Hoje trago para vocês uma matéria da Revista Racing, que na verdade é uma contribuição do meu amigo Rodrigo Carelli, do blogdocarelli.blogspot.com, que sempre traz relíquias do automobilismo e matérias técnicas, para o nosso deleite, apaixonados por automobilismo.

Essa matéria trata-se de um teste feito pelo piloto Fábio Sotto Mayor, em Interlagos, com o Corvette de Dimas de Mello Pimenta, bólido que figurou por várias vezes em edições das Mil Milhas Brasileiras nos anos 90. Esse carro já foi objeto de matéria neste blog em janeiro de 2013, e durante muito tempo corri atrás de informações sobre ele. Enfim, hoje temos até a ficha técnica! Boa leitura!