domingo, 12 de maio de 2019

Kombinado: Um verdadeiro lar a partir de uma Volkswagen Kombi


A relação entre homem e máquina, em muitos casos, vai muito além da simples utilização da criação como meio de transporte. Não raro, o automóvel liga-se ao seu dono como uma extensão da sua personalidade, refletindo seus gostos e preferências, de modo que é possível saber um pouco sobre o dono através do seu carro. E se essa ligação for tão forte que o carro possa servir até mesmo de recanto, abrigo, morada para o seu dono?

Por conta do seu espaço interno natural, a icônica Volkswagen Kombi proporciona experiências decorrentes de longas viagens e transporte de um maior número de passageiros. Afinal, quem nunca ouviu falar de alguém que pegou sua Kombi e caiu na estrada, numa aventura que pode ultrapassar semanas, meses e até mesmo anos?

No final do mês de janeiro deste ano, ao visitar uma exposição de Volkswagen's antigos, em uma revendedora da marca localizada aqui em Maceió, tive a oportunidade de conhecer um casal super simpático, que possui uma história muito interesssante com uma Kombi Flex ano 2010, modelo 2011.

Ronaldo Torres, mais conhecido como Nado Torres (ou Nado da Folha da Barra ou mesmo Nado do Kombinado), e sua esposa Euzenir Almeida (ou simplesmente Eu), nasceram em Maceió, capital alagoana, mas escolheram a paradisíca Barra de São Miguel (cidade litorânera situada a 33 km da capital) para viver e trabalhar, há 21 anos. Mas antes disso, Nado Torres morou nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

A idéia da Kombi surgiu diante da dificuldade enfrentada, sobretudo por turistas, na Barra de São Miguel, em relação à locomoção interna para os pontos turísticos da cidade e adjacências. Diante disto, Nado Torres pensou em colocar em prática a idéia de transportar os visitantes a partir dos hotéis e pousadas para os destinos escolhidos, em meados de 2012. E para tanto, a escolhida foi a tradicional Kombi, parceira tradicional do transporte de passageiros no Brasil durante décadas.

Porém, o orgão competente para conferir a permissão para o transporte lhe negou o pedido, sob o argumento de que o veículo não possui os itens de segurança necessários para o desempenho desta atividade, tais como freios ABS, air bag, entre outros. Mas nem por isso a Kombi ficou de lado, e com a idéia da esposa Euzenir, passou a abrigar o negócio culinário do casal (Tapiocaria, que havia funcionado de 2002 a 2007, encerrado em razão dos trabalhos com as Revistas Folha da Barra e Folha do Francês, das quais Nado Torres é editor), conhecido pela deliciosa tapioca. Com o passar do tempo, foram surgindo idéias quanto à transformação do veículo em uma Kombi Home, que na verdade, era um sonho de criança do proprietário. Surgia então o Kombinado (Kombi + Nado).

Com a companheira de todas as horas concordando com a idéia, Nado começou a realizar as modificações no veículo, em meados de 2017, sendo o primeiro passo a pintura em duas cores, conhecida com saia-e-blusa (verde metálico e branco perolizado), feita pela oficina de um casal amigo, localizada na capital alagoana. O projeto dos móveis internos foi elaborado pelo próprio dono, ao passo que a construção e instalação ficou a cargo de uma empresa de móveis planejados.

Dentre as modificações, Nado refez toda a instalação elétrica do veículo, tendo instalado climatizador (no teto que ele mesmo cortou), bagageiro (que inclusive lhe causou certo prejuízo, pois a primeira empresa contratada não executou o serviço correto), rádio amador PX, cama, frigobar, fogão, sanitário e pia. Para prover a demanda por água, fora instalado um reservatório feito em fibra, com capacidade para 80 litros, cuja instalação e distribuição de água é totalmente na parte interna do veículo.

Para o futuro, o plano é instalar uma placa solar que irá alimentar uma bateria estacionária, fornecendo a força necessária para alimentar o frigobar (220v), além da direção elétrica, que tornará a condução e manobras bem mais cômodas. E por falar em condução, a Kombi já foi colocada na estrada em algumas viagens mais curtas, para fins de teste, sendo que a mais longa dela teve início aqui em Maceió e terminou no km 0 da BR-101, em Touros - RN (total de 1.610 km), sem qualquer problema por parte do veículo. Mas as viagens mais longas dependem, ainda, da aposentadoria da Eu, o que deixará o casal mais livre para viajar.

E o Kombinado é figura famosa nas redes sociais, tendo suas histórias compartilhadas através de dois perfis no Instagram (@kombinadooficial e @folhadabarra), canal no Youtube, e inclusive em matéria exibida no programa local Pajuçara Auto, no mês de abril de 2019, que pode ser conferida através deste link.

Bem, caros leitores, sem dúvidas temos uma história muito legal, e que me interessou desde o primeiro instante, ao conhecer esse casal gente fina e sempre solícito a fornecer informações e contar sua história! E além disso, caiu muito bem para representar a postagem de nº 300 deste humilde blog que nasceu em fevereiro de 2010.








2 comentários:

  1. Que história deliciosa! E que corrobora ainda mais a mimha máxina de que carro tem vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza meu amigo! Fiquei interessado por essa história logo de cara, então não poderia deixar de contá-la aqui.

      Excluir