Nestes dias que antecedem a realização de mais uma edição das Mil Milhas Brasileiras, vamos fazer uma pequena retrospectiva das edições que marcaram a retomada da prova, iniciada no ano de 2020, após o hiato entre 2009 e 2019.
Cercada de desconfiança e de um lamentável boicote por parte de muita gente do automobilismo, Elione Queiroz assumiu a chancela da prova, indo de encontro ao pessimismo e negatividade de pessoas que diziam que as Mil Milhas só podem ser organizadas pelas figuras tradicionais de sua história. Aquelas figuras dentre as quais algumas delas foram responsáveis por transformar em uma imensa confusão jurídica e contábil a marca Mil Milhas Brasileiras...
Neste cenário pré-pandemia de Covid-19 (a largada foi dada à meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2020), contamos com a transmissão ao vivo da largada e das 02 (duas) horas finais da prova pelo saudoso canal Fox Sports, com a narração do expert Téo José e os comentários do mestre Edgard Melo Filho. Gente do ramo e que dispensa comentários acerca de sua competência e conhecimento do assunto.
Naquela edição, a pole position foi registrada pelo Protótipo MCR Tubarão nº 32 do trio Mauro Kern/Paulo Sousa/Tiel de Andrade, com o tempo de 1min36s460, o qual permaneceu na liderança da prova nas primeiras horas, quando era pilotado por Tiel de Andrade. Porém, algumas voltas depois teve que abandonar por problemas de motor, deixando a briga (acirrada, com disputas em curvas e freadas) pela liderança entre a Mercedes AMG GT nº 20 (Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/Renato Braga/Marcelo Brisac, 2º lugar no grid com o tempo de 1min38s905) e a Ginetta G55 nº 16 (Stuart Turvey/Renan Guerra/Elzio Vichiesi, que registrou a marca de 1min40s687, logo em seguida), que permaneceu na frente a maior parte da prova. Mas cabe lembrar também que o Chevrolet Colbalt V8 nº 25 da equipe Absoluta (Ney Faustini/Ney de Sá Faustini/Marcos Philippi) também ocupou o topo do grid por algumas voltas.
Por volta das 07 horas da manhã, cerca de 06 (seis) carros permaneciam na pista, liderados pela Ginetta G55, seguida pela Mercedes AMG GT, que perdeu algumas voltas parada no box, por problemas de freio. Mas naquele momento a surpresa ficava por conta do Omega Stock Car 4.1 da Equipe Big Power, que chegou a ocupar a 3ª posição por alguns momentos, antes de sofrer com problemas no diferencial e voltar à disputa algum tempo depois. Após o pequeno susto em uma das paradas nos boxes pela manhã (um pequeno incêndio), a Ginetta G55 fora conduzida para a vitória da 37ª edição das Mil Milhas Brasileiras, colocando o trio Stuart Turvey/Renan Guerra/Elzio Vichiesi definitivamente na história da prova. A melhor volta fora marcada pela Mercedes AMG GT, com 1min40s418, na 222ª passagem.
Por conta do regulamento, o tempo total de prova foi limitado a 11 horas, foram completadas 360 voltas das 373 necessárias para atingir a distância de 1000 milhas (373 x 4,309 km para cada volta em Interlagos, o que corresponde a pouco menos de 1.609 km ou 1000 milhas).
Fotos dos carros participantes:
1º – Esio Vichiese, Renan Guerra e Stuart Turvey (Ginetta G55 GT4) – 360 voltas em 11h01min00s312
2º – Leandro Ferrari, Flávio Abrunhoza, Marcelo Brisac e Renato Braga (Mercedes Benz AMG GT4) – a 5 voltas
3º – Gustavo Simon, Rafael Simon, Rafael Cardoso e Sérgio Cardoso (Protótipo MRX Honda 20v) – a 51 voltas
4º – José Vilela, Pipa Cardoso e Tinoco Soares (Protótipo Aldee Spyder VW 8v) – a 107 voltas
5º – Ciro Paciello, Álvaro Vilhena e Evandro Camargo (Chevrolet Omega 4.1) – a 125 voltas
6º – Marcelo Servidone, Luiz Finotti e Jorge Machado (Protótipo MCR VW 8v) – a 168 voltas
7º – Ney Faustini, Ney de Sá e Marcos Philippi (Chevrolet Cobalt Stock Car) – a 183 voltas
8º – Sérgio Martinez, Eduardo Pimenta e Luiz Oliveira (Protótipo Aldee Spyder VW 8v) – a 247 voltas
9º – Ricardo Rodrigues, Marcos Cassoli, Valter Barajas (Chevrolet Astra Stock Car) – a 325 voltas
10º – Carlos Antunes, Yuri Antunes, Mauro Auricchio e Lucas Marotta (Protótipo MRX Opel 16v) – a 332 voltas
11º – Edras Soares, Juarez Soares e Leandro de Almeida (Chevrolet Vectra Stock Car) – a 336 voltas
12º – Mauro Kern, Paulo Sousa e Tiel de Andrade (Protótipo MCR Tubarão IX Ford Duratec Turbo) – a 337 voltas
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