Vivi meus primeiros 10 anos de vida em uma pequena casa localizada no bairro da Jatiúca, aqui em Maceió, capital alagoana. E esse tempo permanece muito vivo em minha memória, em parte devido à importância que é peculiar à infância na formação da personalidade do ser humano.
Uma dessas memórias é de passar na esquina de uma pequena oficina situada no mesmo bairro, e ver dois ou três Fiat Uno de corrida parados na porta, para fins de manutenção. Sinceramente eu não entendia muito a respeito, pois do alto dos meus 7 ou 8 anos de idade, a única expressão do automobilismo que eu conhecia eram as Fórmulas 1 e Indy, pois internet era algo inacessível, e assim, só restava a televisão para ter esse contato com o esporte a motor.
Digo, ainda, que apenas em 1998 ou 1999 vim saber que existia corrida de caminhão (através da transmissão ao vivo pelo Esporte Espetacular de uma etapa da Fórmula Truck), enquanto a Stock Car surgiu na minha vida no ano 2000, com aquela rodada dupla disputada debaixo de chuva em Jacarepaguá. Na ocasião, Ingo Hoffmann venceu a primeira bateria e foi segundo na outra, após largada com o grid invertido. Essa história, inclusive, já contei aqui no blog há alguns anos atrás (confiram no menu ao lado, no tópico stock).
O tempo passou e, obviamente, após algumas pesquisas, descobri que aqueles Unos corriam na categoria Copa Uno, que inicialmente fora disputada nacionalmente, passando a contar também com campeonatos regionais logo após. Um desses campeonatos foi o pernambucano, disputado no autódromo de Caruaru na segunda metade dos anos 90, que atraiu pilotos de vários estados da região, inclusive do Estado de Alagoas.
E é desses guerreiros que driblaram as dificuldades para colocar os carros na pista que quero lembrar na data de hoje, trazendo para vocês registros fotográficos fornecidos pelo meu amigo e piloto Rômulo Amorim, que me deu a oportunidade de ter contato esse material muito rico produzido pelo seu cunhado Antônio Preggo.
Destaco, ainda, os patrocínios das empresas alagoanas, que apoiavam a iniciativa desses guerreiros e ajudavam nos inúmeros custos da prática do esporte:
- Maceió Fest, carnaval fora de época que acontecia no início do mês de dezembro, entre os anos de 1993 e 2005.
- Flytour, agência de viagens da capital alagoana (não existe mais).
- Concessionária de caminhões Novepe (não existe mais).
- Pemagri: Concessionária e retífica de tratores e máquinas agrícolas que atua até hoje no mercado.
- Cycosa: Concessionária Ford que chegou a ser uma das maiores do Brasil, cujo encerramento das atividades ocorreu concomitantemente ao fim das operações industriais da Ford em nosso país.
- Profertil: Indústria local de adubos e fertilizantes em atividade há quase 60 anos.
- Retífica Oliveira: Manteve-se em funcionamento até o início dos anos 2000.
- Ferraro Turbo: Oficina pioneira em instalação de kit turbo e injeção eletrônica em Maceió, que funcionou até pelo menos 12 anos atrás.
- Café Coringa: Marca pertencente ao Grupo Coringa, atuante em vários ramos do seguimento alimentício, em atividade até hoje.
- Lojas Guido: Comércio de móveis, eletromésticos e eletrônicos atuante até hoje.
- Zampieri Imóveis: Imobiliária e corretora em atividade.
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Edgard Vieira - Foto de José Gonçalves |
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Artur Coutinho
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Fabian Guimarães (Uno) e Luiz Paulo Leão (Corsa) com pilotos pernambucanos da Speed 1600 |
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Luiz Paulo Leão |
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Luiz Paulo Leão - |
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Luiz Paulo Leão no autódromo de Fortaleza, em um Aldee Spyder |
Luiz Paulo Leão
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Luiz Paulo Leão |
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Fiat Strada Safety Car |
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Fiat Fiorino da Ferraro Turbo |
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O piloto Edgard Vieira |
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Edgard Vieira e seu Uno com rodas Binno B-880 (chamada por alguns de pé de galinha) e grade dianteira do Fiat Tipo |
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Piloto Roberto Marinho |
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Piloto Marcelo Maia |
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Piloto Márcio Souza Leão |
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Piloto Rômulo Amorim |
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Piloto Fabian Guimarães |
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Piloto Marco Mozart |
Fabian Guimarães puxando a fila