segunda-feira, 5 de junho de 2023

Carretera Volvo 1957 - 1959

As valentes carreteras são a marca do automobilismo nacional dos anos 40 e 50, representando as corridas de longa duração realizadas sobretudo em estradas do Sul e Sudeste do Brasil. A receita básica para transformar um comportado sedan ou coupê em bólido de competição era a utilização de um motor V8 forte (geralmente Ford ou Chevrolet importados), um câmbio que aguentasse a potência e fosse resistente o suficiente para uma prova de longa duração, máximo alívio de peso (retirada dos bancos, painel e forrações internas, além de paralamas) e em alguns casos, rebaixamento do teto e mesmo da carroceria. O calcanhar de aquiles era a suspensão, mas os preparadores sempre bolavam saídas para driblar essa dificuldade.

Em regra, os pilotos partiam de modelos Ford ou Chevrolet para construírem seus carros de corrida, embora seja possível encontrar na história das Mil Milhas Brasileiras registros de participações de carreteras baseadas em modelos da marca Cadillac, por exemplo.

Mas como Mil Milhas sempre foi sinônimo de invenção, houve quem preparasse carreteras de menor porte e potência, baseadas em modelos das marcas DKW, Simca, Fiat e mesmo da sueca Volvo. Foi o caso do piloto Waldemyr Costa, que entre os anos de 1957 e 1959, disputou a prova a bordo de uma carretera Volvo PV 444, sempre em dupla com Sidney Cesarini. A melhor colocação foi o 14º lugar em 1958, com 148 voltas completadas (foi 22º em 1957, com 160 voltas).


No grid da prova de 1958

Disputando uma curva com o DKW de Christian "Bino" Heins, na edição de 1959




2 comentários:

  1. Ricardo a mil milhas sempre trazia algumas novidades, esta carretera Volvo P444 da matéria foi uma delas que estou tomando conhecimento agora pelo blog.

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    1. Pois é, Mil Milhas sempre teve esse charme à parte por contas das invencionices que eram inscritas na prova. Sobretudo nos anos 50 e 60!

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