sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O retorno dos importados




A última Mil Milhas disputada no traçado antigo de Interlagos marcou também a volta dos bólidos importados. O maior destaque ficou por conta do Porsche 944, pilotado pelo trio Élio Seikel,Ricardo Cosac e Marcelo Gomide. Pertencente á uma equipe francesa que disputava a Porsche Cup Turbo, o Porsche veio exclusivamente para correr a 19ª edição da prova.

Por conta dos frequentes acidentes na pista, a saída dos boxes foi fechada, fazendo com que o Porsche, que vinha de umas das paradas, perdesse duas voltas em relação ao segundo colocado. No fim, o trio ainda conseguiu descontar uma volta em relação ao Opala stock car de Zeca Giaffone/Walter Travaglini, porém não o suficiente para vencer a prova.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Emoção em dois tempos


















Marco da indústria automobilística nacional, o DKW foi assíduo participante das Mil Milhas durante as décadas de 50 e 60. Desde Karl Iwers, pioneiro a adotar o simpático carrinho, passando pela equipe de fábrica Serva Ribeiro (posteriormente Equipe Vemag), grandes pilotos brasileiros travaram disputas ferrenhas no circuito paulistano a bordo de DKW's

Ao contrário dos que pensam que os motores dois tempos faziam frente somente a VW's, Gordinis e Simcas, os DKW's deram muito trabalho às potentes carreteiras V8. Imbatíveis no miolo de Interlagos, um Malzoni chegou a liderar durante muitas voltas a Mil Milhas de 1966, perdendo a liderança nas últimas voltas por conta de um cilindro quebrado. No pódio, um dos pilotos chorava, sendo consolado pelo lendário Camilo Christópharo. Seu nome: Emerson Fittipaldi.

A última vez que um DKW foi inscrito numa Mil Milhas foi no ano de 1970, com a dupla Charles Marzanasco/Rafael Iòdice Jr.

Alguns dos grandes nomes que correram as Mil Milhas com DKW:

Karl Iwers
Ciro Cayres
Eugênio Martins
Mário César Camargo Filho
Antônio Grecco
Bird Clemente
Expedito Marazzi
Nilo Vinhais
Volante 13 (Flodoardo Arouca)
Norman Casari
Jan Balder
Emerson Fittipaldi
Pedro Victor de Lamare

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Todos os vencedores, grid, duração e melhores tempos de todas as Mil Milhas Brasileiras


PRIMEIRA EDIÇÃO 1956 (25 de novembro)
Grid: 31 carros – Duração: 16h16min02s
Vencedor: Carretera Ford Nº 2 Catharino Andreatta e Breno Fornari
Melhor volta: Carretera Chevrolet Nº 70 Chico Landi e Jair de Mello Viana (4min16s)
Pole: Grid formado por sorteio


SEGUNDA EDIÇÃO 1957 (23 e 24 de novembro)
Grid: 42 carros – Duração: 15h46min44s4
Vencedor: Carretera Chevrolet Nº 4 Aristides Bertuol e Orlando Menegaz
Pole: Carretera Chevrolet nº 82 Chico Landi e José Gimenez Lopes


TERCEIRA EDIÇÃO 1958 (23 de novembro)
Grid: 29 carros – Duração: 15h39min27s
Vencedor:Carretera Ford Nº 2 Catharino Andreatta e Breno Fornari
Pole: Carretera Ford nº 52 Germano Schlogl e João Buso 
Melhor volta: Carretera Chevrolet nº 82 Francisco Landi e José Gimenez Lopes (4min12s)


QUARTA EDIÇÃO 1959 (22 de novembro)
Grid: 40 carros – Duração: 16h22min38s
Vencedor: Carretera Ford Nº 2 Catharino Andreatta e Breno Fornari
Pole: Carretera Chevrolet Chico landi e Jean Lacerda

QUINTA EDIÇÃO 1960 (27 de novembro)
Grid: 41 carros – Duração: 15h54min23s
Vencedor: FNM/JK Nº 28 Chico Landi e Christian Heins
Melhor volta: Carretera Chevrolet Nº 82 Camilo Christófaro e Celso Lara Barberis (4min12s3)


SEXTA EDIÇÃO 1961(26 de novembro)
Grid: 44 carros – Duração: 15h15min
Vencedor: Carretera Chevrolet Nº 9 Orlando Menegaz e Ítalo Bertão
Pole: Carretera Chevrolet nº 4 Camilo Christófaro e Celso Lara Barberis
*Pela primeira vez houve a divisão dos carros inscritos em classes (A para motores até 1.3 litros e B para os demais)

SÉTIMA EDIÇÃO 1965 (27 e 28 de novembro)
Grid: 38 carros – Duração: 14h59min26s4
Vencedor: Carretera Chevrolet Corvette Nº 50 Justino de Maio e Vitório Azalin Filho
Pole: Carretera Chevrolet Corvette nº 18 Camilo Christófaro e Antonio Carlos Aguiar (3min54s)


OITAVA EDIÇÃO 1966 (20 de outubro)
Grid: 44 carros – Duração: 14h30min30s
Vencedor: Carretera Chevrolet Corvette Nº 18 Camilo Christófaro e Eduardo Celidônio
Pole Position: Karmann-Ghia Porsche Nº 77 Wilson Fittipaldi Jr. e Ludovino Perez Jr. (3min28s2)


NONA EDIÇÃO 1967 (3 de dezembro)
Grid: 44 carros – Duração: 14h6min43s
Vencedor: Bino Mark I Nº 21 Luiz Pereira Bueno e Luiz Fernando Terra Smith
Pole Position: Fitti-Porsche Nº 7 Wilson Fittipaldi Jr. e Emerson Fittipaldi (3min31s8)

DÉCIMA EDIÇÃO 1970 (22 de novembro)
Grid: 50 carros – Duração: 12h50min59s
Vencedor: Alfa Romeo GTAM Nº 25 Alcides e Abílio Diniz
Melhor volta: Ferrari 512 S Nº 17 Giampiero Moretti e Conrado Manfredini (2min58s5)
Pole Position: Lola T70 Jan Balder e Norman Casari (3min8s4)

DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO 1973 (8 de dezembro)
Grid: 64 carros – Duração: 12h53min15s
Vencedor: Ford Maverick Div 3 Nº 20 Bird Clemente e Nilson Clemente
Pole Position: Chevrolet Opala Div. 3 Nº 8 Pedro Victor Delamare e Cacó Quartim Moraes (3min15s55)
Melhor volta: Chevrolet Opala Div. 3 Nº 8 Pedro Victor Delamare e Cacó Quartim Moraes (3min26s7)

DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO 1981 (20 de dezembro)
Grid: 62 carros – Duração: 12h32min13s1
Vencedor: Chevrolet Opala Stock Car Nº 6 Zeca Giaffone, Afonso Giaffone Jr. e Chico Serra
Pole: Passat Hot Car Nº 11 Egídio Micci, Toninho da Matta e Aroldo Bauermann

DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO 1983 (30 de janeiro)
Grid: 59 carros – Duração: 12h50min10s1
Vencedor: VW Passat Hot Car Nº 9 Fausto Wajchenberg, Vicente Correa e Valdir Silva
Pole Position: Chevrolet Opala Reynaldo Campello/Artur Bragantini/Edgar de Mello Filho

DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO 1984 (22 de janeiro)
Grid: 59 carros – Duração: 13h12min37s6
Vencedor: Chevrolet Opala Stock Car N° 12 Zeca Giaffone, Reinaldo Campello e Maurizio Sala
Pole: Chevrolet Opala Stock Car nº 7 Marcos Gracia e Luiz Pereira (3min14s41)

DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO 1985 (25 de janeiro)
Grid: 52 carros – Duração: 11h45min09s
Vencedor: Chevrolet Opala Stock Car nº 12 Paulo Gomes e Fábio Sotto Mayor 
Pole: Chevrolet Opala Stock Car Alencar Jr., José Carlos Dias e Waltemir Spinelli

DÉCIMA SEXTA EDIÇÃO 1986 (25 e 26 de janeiro)
Grid: 34 carros – Duração: 11h52min32s
Vencedor: Chevrolet Opala Stock Car Nº 31 Walter Travaglini e Zeca Giaffone
Pole: Chevrolet Opala Stock Car Paulo Gomes e Fábio Sotto Mayor

DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO 1987 (25 de janeiro)
Grid: 51 carros – Duração: 12h28min47s80
Vencedor: Chevrolet Opala Stock Car Nº 67 Car Luiz Alberto Pereira e Marcos Gracia 
Pole: Chevrolet Opala Nº 69 Ingo Hoffmann e Sávio Murilo de Azevedo

DÉCIMA OITAVA EDIÇÃO 1988 (23 de janeiro)
Grid: 55 carros – Duração: 11h31min59s
Vencedor: Chevrolet Opala Stock Car Nº 31 Zeca Giaffone e Luís Alberto Pereira
Pole: Chevrolet Opala Stock Car Fabio Sotto Mayor, Leandro de Almeida e Odair Silva

DÉCIMA NONA EDIÇÃO 1989 (21 de janeiro)
Grid: 75 carros – Duração: 11h34min40s6
Vencedor: Chevrolet Opala Stock Car N° 1 Zeca Giaffone e Walter Travaglini
Pole: Protótipo Daipi Chevrolet nº 6 Dimas de Mello Pimenta, Josué de Mello Pimenta e Walter Barchi

VIGÉSIMA EDIÇÃO 1990 (8 de abril)
Grid: 49 carros – Duração: 12h50min23s8
Vencedor: Chevrolet Opala Hot Car Nº 42 Carlos Alves e José Carlos Dias
Pole: Chevrolet Opala Stock Car Paulo Gomes, Fabio Sotto Mayor e José Carlos Palhares

VIGÉSIMA PRIMEIRA EDIÇÃO 1992 (26 de janeiro)
Grid: 49 carros - Duração: 13h05min26s
Vencedor: BMW M3 2300 nº 36 Klaus Heitkotter, Jurgen Weiss e Marc Gindorff
Pole Position: Chevrolet Opala Stock Car Nº 1 Carlos Alves e Paulo de Tarso
Melhor volta: Chevrolet Opala Stock Car Nº 8 Adalberto Jardim e Paulo Marino (1min52s921)

VIGÉSIMA SEGUNDA EDIÇÃO 1993 (24 de janeiro)
Grid: 53 carros – Duração: 13h40min39s5 
Vencedor: Porsche 911 Carrera RS Nº 4 Antonio Hermann, Franz Konrad e Franz Prangemeier
Pole: Avallone-Chevrolet nº 6 Dimas de Mello Pimenta, Denísio Casarini e Walter Barchi

VIGÉSIMA TERCEIRA EDIÇÃO 1994 (22 de janeiro)
Grid: 66 carros – Duração: 12h03min12s2 

Vencedor: Porsche 911 RSR GT Le Mans N° 7 Christian Fittipaldi e Wilson Fittipaldi Jr.
Pole Position: Porsche 911 RSR GT Le Mans N° 7 Christian Fittipaldi e Wilson Fittipaldi Jr. (1min43s090)
Melhor volta: Porsche 911 RSR GT Le Mans N° 7 Christian Fittipaldi e Wilson Fittipaldi Jr. (1min43s438)

VIGÉSIMA QUARTA EDIÇÃO 1995 (8 de abril)
Grid: 50 carros - Duração: 11h34min12s1 

Vencedor: Porsche 933 Nº 1 Wilson Fittipaldi Jr., Antonio Hermann e Franz Konrad
Pole Position: Porsche 933 Nº 1 Wilson Fittipaldi Jr., Antonio Hermann e Franz Konrad (1min41s809)
Melhor volta: Porsche 933 Nº 1 Wilson Fittipaldi Jr., Antonio Hermann e Franz Konrad (1min41s320)

VIGÉSIMA QUINTA EDIÇÃO 1996 (20 de abril)
Grid: 30 carros - Duração: 12h12min15s

Vencedor: Porsche 911T Nº 3 André Lara Rezende, Roberto Keller, Roberto Aranha e Walter Salles Jr
Pole: AS-Vectra nº 96 Fábio Sotto Mayor e Djalma Fogaça

VIGÉSIMA SEXTA EDIÇÃO 1997 (19 de janeiro)
Grid: 25 carros – Duração: 10h05min10s8
Vencedor: Mclaren GTR BMW N° 1 Nelson Piquet, Jhonny Cecotto e Steve Soper
Pole: Mclaren GTR BMW N° 1 Nelson Piquet, Jhonny Cecotto e Steve Soper

VIGÉSIMA SÉTIMA EDIÇÃO 1998 (20 de dezembro)
Grid: 39 carros – Duração: 12h12min56s5
Vencedor: AS Vectra 2.0 Nº 77 Tom Stefani, André Grillo e Júlio Fernandes
Pole Position: Porsche 911 GT2 Nº 1 Franz Konrad, Antônio Hermann e Gualter Salles (1min40s152)

VIGÉSIMA OITAVA EDIÇÃO 1999 (19 de dezembro)
Grid: 35 carros – Duração: 11h58min46s
Vencedor: Aldee Spyder VW 2.0 Nº 29 Beto Borghesi, Jair Bana e Luciano Borghesi
Pole: Tango Opel 2000 Nº 1 Délcio Correa, Tom Stefani e Athos Diniz
Melhor volta: Tango Opel 2000 Nº 1 Délcio Correa, Tom Stefani e Athos Diniz (1min23s616)

VIGÉSIMA NONA EDIÇÃO 2001(28 de janeiro)
Grid: 60 carros – Duração: 11h57min46s3
Vencedor: Porsche 911 GT3 Nº 21 Régis Schuch, André Lara Resende, Max Wilson e Flávio Trindade
Pole: Porsche 911 GT3 Nº 21 Régis Schuch, André Lara Resende, Max Wilson e Flávio Trindade

TRIGÉSIMA EDIÇÃO 2002 (26 e 27 de janeiro)
Grid: 70 carros – Duração: 11h50min55s1
Vencedor: Porsche 911 GT3 Nº 1 Régis Schuch, Flávio Trindade e Raul Boesel
Pole Position: Lister Storm 7.0 Nº 25 Alcides Diniz, Alfredo Guaraná Menezes, Belmiro Ferreira Jr. e Jamie Campbell-Walter
Melhor volta: Protótipo Hollywood BMW Nº 2 Zeca Giaffone, Flávio de Andrade, Felipe Giaffone e Ruyter Pacheco (1min44s158)

TRIGÉSIMA PRIMEIRA EDIÇÃO 2003 (26 de janeiro)
Grid: 68 carros – Duração: 11h59min30s
Vencedor: Porsche 911 GT3 Nº 9 Ingo Hoffmann, Xandy Negrão, Fernando Nabuco e Ricardo Etchenique
Pole Position: Porsche 911 GT3 Nº 9 Ingo Hoffmann, Xandy Negrão, Fernando Nabuco e Ricardo Etchenique
Melhor volta: Protótipo ANR Chevrolet 2.0 Nº 30 Vítor Meira, José Alexandre e Rogério Villas Boas (1min42s433)

TRIGÉSIMA SEGUNDA EDIÇÃO 2004 (25 de janeiro)
Grid: 64 carros – Duração: 11h57min09s940
Vencedor:Dodge Viper GTS-R Nº 63 Stefano Zonca, Angelo Lancellotti e Fabrizio Gollin
Pole Position: Protótipo ZF Chevrolet V8 Nº 2 Flávio Andrade, Ruyter Pacheco e Felipe Giaffone (1min45s847)
Melhor volta: Protótipo Radical Suzuki Turbo Nº 5 Valmir Benavides, Duda Pamplona e Michael Vergers (1min38s945)

TRIGÉSIMA TERCEIRA EDIÇÃO 2005 (25 de janeiro)
Grid: 58 carros - Duração: 11h14min49s
Vencedor: Audi TT-R Nº 9 Xandy Negrão, Xandynho Negrão, Guto Negrão e Giuliano Losacco
Pole Position: Protótipo ZF Chevrolet V8 Nº 21 Felipe Giaffone, Tony Kanaan, Paulo Bonifácio e Luiz Otávio Paternostro (1min31s795)
Melhor Volta: Saleen S7-R Nº 75 Antônio Hermann, Franz Konrad e Uwe Alzen (1min34s592)


TRIGÉSIMA QUARTA EDIÇÃO 2006 (22 de janeiro)
Grid: 27 carros – Duração: 10h36min
Vencedor: Aston Martin DB9-R Nº 1 Nelson Piquet, Christophe Bouchut, Hélio Castro Neves e Nelson Angelo Piquet
Pole Position: Protótipo ZF Chevrolet V8 Nº 21 Vítor Meira, Felipe Giaffone e Paulo Bonifácio (1min30s247)
Melhor volta: Protótipo ZF Chevrolet V8 Nº 21 Vítor Meira, Felipe Giaffone e Paulo Bonifácio (1min33s558)


TRIGÉSIMA QUINTA EDIÇÃO 2007 ( de novembro)
Grid: 19 carros – Duração: 8h58min21s822
Vencedor: Peugeot 908 HDi FAP Nº 7 Marc Gené e Nicolas Minassian
Pole Position: Peugeot 908 HDi FAP Nº 8 Pedro Lammy e Stephane Sarrazin (1min18s787)
Melhor volta: Peugeot 908 HDi FAP Nº 7 Marc Gené e Nicolas Minassian (1min21s027)


TRIGÉSIMA SEXTA EDIÇÃO 2008 ( de novembro)
Grid: 23 carros – Duração: 11 horas
Vencedor: Porsche 911 RSR Nº 911 Marcel Visconde, Raul Boesel e Max Wilson
Pole Position: Porsche 911 RSR Nº 911 Marcel Visconde, Raul Boesel e Max Wilson (1min36s835)
Melhor volta: Porsche 911 RSR Nº 911 Marcel Visconde, Raul Boesel e Max Wilson (1min34s646)

Protótipo Aurora







Um dos mais famosos fora de série brasileiros, o Aurora Alfa Romeo, não conseguiu confirmar o favoritismo em bons resultados na Mil Milhas. Após 3 anos de desenvolvimento e custo faraônico para a época (cerca de 3 milhões de dólares), o Aurora estreou na prova em 1992. Largando na 9ª posição e pilotado por Lineu Linardi e Atila Sippos, abandonou a disputa após poucas voltas e várias paradas para reparos. As participações seguintes, com exceção de 1998, também foram mal-sucedidas.

Participações nas Mil Milhas de Interlagos:

1992 - Aurora Chevrolet nº 33 - Lineu Linardi/Atila Sippos - abandonou (Ainda com motor 2.0 Chevrolet)
1994 - Aurora Alfa Romeo nº 12 - Fabio Sotto Mayor/Paulo Gomes - abandonou (Já com o motor do Alfa Romeo 164)
1998 - Aurora Alfa Romeo nº 23 - Silvio Zambello/Bruno Massari/Rodolfo Massari - 11º colocação (299 voltas)
2001 - Aurora Alfa Romeo nº 23 - Silvio Zambello/Marcelo Petriccioni - 57ª colocação (14 voltas)
2002 - Aurora Alfa Romeo nº 23 -Silvio Zambello/Marcelo Petriccioni/Hippolyto Martines - 63ª colocação - (24 voltas)

Da lama para o asfalto: Escort RS Cosworth na Mil Milhas







Considerada uma das favoritas à vitória na destacada edição de 1994, a equipe oficial da Ford acabou ficando pelo caminho. Na disputa , os trios Rubens Barrichello/Raul Boesel/Rudiger Schmidt e Claus Heitkotter/Walter Travaglini/Eduardo Homem de Mello, pilotaram Escorts RS Cosworth 2.0, vencedores de provas de Rally na Europa. Porém, ambos os carros não fizeram corrida de destaque.

O nº 9, pilotado por Rubens Barrichello completou apenas 79 voltas. Após 37 minutos parados no boxes, a equipe não conseguiu solucionar um problema de câmbio, impossibilitando a volta à pista. Já o outro Escort, pilotado pelo vencedor de 1992, Claus Heitkotter, completou 319 voltas, suficientes para alcançar a 11ª posição na classificação geral.

1990 - A primeira Mil Milhas no novo traçado



O ano de 1990 marcou o início de uma nova fase na Mil Milhas de Interlagos. Pela primeira vez a prova foi disputada no atual traçado de 4.325 metros, resultante das modificações exigidas pela FIA para a volta do GP Brasil à Interlagos. Esta edição também simboliza a determinação de Eloy Gogliano, já que era a época do confisco das cadernetas de poupança (medida realizada pelo então presidente Fernando Collor) e consequentemente, época de poucos recursos. Mesmo assim, o grid foi formado por 49 carros.

Ao fim de 12hrs50min23s8, a dupla José Carlos Dias/Carlos Alves recebeu a bandeirada, à bordo do Opala Hot Car nº 42, com 03 voltas de vantagem para o Opala Nº 62, da dupla Chico Serra e Luiz Alberto Pereira, favoritos à vitória.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Resultado completo Mil Milhas de 1999

VIGÉSIMA OITAVA EDIÇÃO 1999 (19 de dezembro)

Grid: 35 carros – Duração: 11h58min46s

1º Aldee Spyder VW 2.0 Nº 29 Beto Borghesi, Jair Bana e Luciano Borghesi PR – 433 voltas
2º Porsche 911 GT2 Nº 11 Roberto Samed, José Venezian, Flávio Trindade e Dener Pires SP/SP/PR/SP – 420 voltas
3º Tango BMW Nº 2 Flávio Andrade, Ruyter Pacheco e Felipe Giaffone RJ/DF/SP – 419 voltas
4o Tango Opel 2000 Nº 1 Délcio Correa, Tom Stefani e Athos Diniz GO/DO/DF – 417 Voltas
5o VW Gol Nº 32 Ladicelau Roveda, Edson Machado e Paulo Machado PR – 402 voltas
6o VW Gol Nº 117 Fábio Machado e Ângelo Batistella PR – 400 voltas
7o Aldee Spyder Nº 7 Antônio Miguel e Pedro Moreira Filho PR – 398 voltas
8o Aldee RTT Nº 40 Admir Pardo, Xavier Perez e Arthur Nunes PR – 388 voltas
9o VW Gol Nº 57 Ademir Adur, Ricardo Khoury e José Cazumi PR – 387 voltas
10o Chevrolet Chevette Nº 87 Alceu Feldmann, Luiz Delgado e Tancredo Rocha – 386 voltas
11º Aldee Spyder 2.0 VW Nº 9 Emerson Duda, Márcio Sarot e Wagner Ebrahim – 385 voltas
12º Aldee Spyder 20. VW Nº 14 José Caterina, Robson Rizzo e Jued Júnior – 377 voltas
13º Aldee Opel 2.0 Nº 91 Thiago Veloso, Pablo Forrisi e Marcito Dumbeck – 349 voltas
14º Aldee 2.0 Nº 27 Marcelo Silvério, Augusto Neto e José Sanchez – 336 voltas
15º VW Gol 1.6 Nº 148 Maurício Neves, André Gutierrez, Sergio de Pina – 320 voltas
16º VW Gol 1.6 Nº 95 João Finardi, Walmor Weiss e Sanito Cruz Jr. – 308 voltas
17º Aldee Spyder 2.0 VW Nº 0 Tony Garcia, Luís Mussi e Carlos Richa – 295 voltas
18º VW Gol 1.6 Nº 126 Luiz Gubert, Paulo Gubert e Luciano Ghilard – 251 voltas
19º Próton BP7 BMW Nº 33 Vitor Meira, Arialdo Pinto e Hybernon Cisne – 240 voltas
20º Aldee 2.0 Nº 93 Ricardo Elias, Germano de Moraes e Plínio Pessoa – 233 voltas
21º Chevrolet Omega Nº 25 José Campanella, Fabio Sotto Mayor e Marcos Miyake – 231 voltas 22º Tango Opel 2000 Nº 29 Ângelo Serafim, Paulo Gomes e Baltazar Júnior – 215 voltas
23º Mitsubishi Lancer Evo Nº 49 Oscar Branco e Geraldo Sermann – 203 voltas
24º Aldee Spyder Turbo 2.0 Nº 21 Claudio 'Pantcho' Gasparini, José Coelho Romano e Cleudir Machado – 169 voltas
25º Aldee Spyder 2.0 VW Nº 17 Irineu Camargo e Carlos Benedetti – 162 voltas
26º Aldee Spyder 2.0 VW Nº 46 Mario Bove, Carlos Cantarelli e Silvio Grillo – 157 voltas
27º Chevrolet Corsa Nº 37 José Airton Filho, Paulo Silveira e Sérgio Fonseca – 156 voltas
28º Mitsubishi Eclipse GS Turbo Nº 47 Valdir Florenzo, Rodolfo Massari e Peixoto Júnior – 143 voltas
29º Aldee Spyder 2.0 VW Nº 13 Vitor Ardito, Agostinho Ardito e Michel Caspari – 135 voltas 30º Tango Opel 2000 Nº 48 André Giaffone, Rodrigo Hanashiro e Popó Bueno – 120 voltas
31º Aldee Opel 2000 Nº 10 Peter Januário, Tino Viana e Fúlvio Marotte – 114 voltas
32º Aldee Spyder 2.0 VW Nº 16 Tadeu Kowalzuck e Roman Kowalzuck – 86 voltas
33º Aldee Spyder 2.0 VW Nº 22 Mário Covas Neto, Fauzy Buchala Jr. Meyer Bernd e Ricardo Haddad – 15 voltas
34º Chevrolet Chevette Stock 4.1 Nº 18 Carlos “Tigueis” Batista, Reinaldo Gasko e José Carlos Alves – 7 voltas
35º Aldee Mazda 1.3 Nº 20 David Mufatto, Pedro Mufatto e Gastão Weigert – 2 voltas

Não Largou: Espron BMW 1900 Nº 3 Flávio Andrade e Ruyter Pacheco

OBS: Prova disputada no Autódromo Internacional de Pinhais-PR

Resultado completo Mil Milhas de 1998

VIGÉSIMA SÉTIMA EDIÇÃO 1998 (20 de dezembro)
Grid: 39 carros – Duração: 12h12min56s5


1º AS Vectra 2.0 Nº 77 Tom Stefani, André Grillo e Júlio Fernandes SP – 375 voltas
2º Porsche 911 GT2 Nº 1 Antônio Hermann, Franz Konrad e Gualter Salles SP/AUT/RJ – 368 voltas
3º AS Vectra Nº 22 Otávio Mesquita, Djalma Fogaça e Mário Covas Neto SP – 367 voltas
4o Porsche 911 Nº 71 José Venezian, Hélio Saraiva e Sérgio Magalhães SP – 367 voltas
5o Aldee RTT Nº 78 José Ney Fonseca, Antônio Chambel e Thomas Fonseca SP – 355 voltas
6o Mitsubishi Eclipse Nº 47 Valdir Florenzo, Bruno Massari e Rodolfo Massari SP – 354 voltas
7o Aldee RTT Nº 37 Frederico Fungaro e Gilberto Gaspar SP – 351 voltas
8o Protótipo 2000 AD Nº 21 Eduardo Homem de Mello, Cláudio Gasparini e Amílcar Lopes SP – 343 voltas
9o Aldee RTT Nº 7 José Francisco Marota, Thiago Marota e Délcio Correa SP – 314 voltas
10o Aldee RTT Nº 8 Fábio Streinbuch, Marcelo Gomide e Elias Antônio SP – 309 voltas

11° Aurora Alfa Romeo Nº 23 Silvio Zambello, Bruno Massari e Rodolfo Massari SP – 299 voltas 12º Chevrolet Omega Nº 27 Marcos Miyake, Walter Fernandes, Marco Morais e Sérgio Fernandes – 293 voltas
13º Chevrolet Omega Nº 31 Paulo Oliveira Neto e Isac de Matos – 288 voltas
14º Ford Escort Nº 39 Amilton Faravelli, Ricardo Serata e Sérgio Ventura – 288 voltas
15º Speed 1600 Nº 96 Zarrir Adebe Jr. e Edson Vicencoto – 285 voltas
16º Chevrolet Opala Nº 16 Guido Borlenghi, Marco Antonio, Carlos Henrique e Arquimedes Delgado – 282 voltas
17º VW Gol Nº 51 William Sahade Jr. e Victor César Levy – 281 voltas
18º Chevrolet Opala Nº 24 Ugo Guidini, Laércio Ferrari e 'Chulapa' Pinheiro – 254 voltas
19º Chevrolet Monza Nº 62 Filipe Meirelles e Mirko Hlebanja – 248 voltas
20º Protótipo 2000 AD Nº 25 Carlos Tigueis Batista, José Romano e Reinaldo Gasko – 227 voltas
21º Speed 1600 Nº 46 Jorge Fulco e Sérgio Luiz Machrdiner – 224 voltas
22º Chevrolet Omega Nº 57 Fausto Camacho e Carlos Gonçalves – 219 voltas
23º Chevrolet Omega Nº 28 Silvio Grillo jr. e Adriano Eroles – 202 voltas
24º Aldee RTT Nº 12 Elio Vital e Leonardo Vital – 184 voltas
25º BMW 325i Nº 5 Fernando Julianelli, Mauri Zacarelli e André de Souza – 180 voltas
26º Protótipo Esprom N° 67 Augusto Tolentino, Paulo 'Loco' Figueiredo, Antonio Andolpho Nt. – 176 voltas
27º Protótipo Tango Chevrolet Nº 48 André Giaffone, Rodrigo Hanashiro e Alexandre Levorin – 174 voltas
28º Protótipo 2000 AD N° 17 Amaury Pires e Marcelo Rodrigues – 154 voltas
29º Porsche 911 Nº 3 André Lara Resende, Max Wilson, Régis Schuch e Flávio Trindade – 150 voltas
30º Aldee RTT Nº 13 Gilberto Scarpelli e Alexandre Zaninoto – 146 voltas
31º Aldee RTT Nº 11 Mário Bove e Antonio Le Serra NT – 133 voltas
32º Chevrolet Corsa Nº 32 Sérgio Chamon, Sérgio Louzăo, Murilo Macedo Filho e João Velarde – 123 voltas
33º Aldee RTT Nº 18 Fulvio Marote e Ricardo Flaquer – 118 voltas
34º Aldee RTT Nº 64 Carlos Cantarelli, Cláudio Ferreira e Waldemar dos Santos – 77 voltas
35º Ford Escort Nº 34 Paulo Rovella e Carlos Eduardo Fernandes – 29 voltas
36º VW Gol Nº 15 Fábio Munari e João Adibe Marques – 24 voltas
37º Protótipo 2000 AD Nº 9 Almir Donato e Justino Vianna – 18 voltas
38º Minelli Ferrari Nº 4 Waldir Antônio da Silva e Christian Conde – 14 voltas
39º Ford Escort Nº 29 Adalberto Ayres, Paulo Figueiredo e Augusto Tolentino – 1 volta OBS:

Pole Position marcada por Antônio Hermann/Franz Konrad/Gualter Salles - 1min40s152, média de 154,277.

Resultado completo Mil Milhas de 1973

DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO 1973 (8 de dezembro)

Grid: 64 carros – Duração: 12h53min15s


1º Ford Maverick Div 3 nº 20 Bird Clemente e Nilson Clemente SP – 201 voltas
2º Ford Maverick Div 3 nº 18 Camilo Christófaro e Eduardo Celidônio SP – 197 voltas
3º Chevrolet Opala Div 3 nº 58 José Argentino e Raul Natividade SP – 196 voltas
4º Opala nº 7 Bob Sharp e Jan Balder RJ/SP – 196 voltas
5º VW nº 29 Alfredo Guaraná Menezes e Luigi Giobbi SP – 195 voltas
6º VW nº 47 Bruno D’Almeida e Voltaire Mogg RS – 191 voltas
7º VW nº 19 Toni Rocha e Peter Schultswenk SP/RJ – 190 voltas
8º Ford Maverick nº 22 Dante de Camilo e José Augusto Contijo SP – 189 voltas
9º VW nº 15 Plínio Riva Giosa e Jacinto Tognato SP – 188 voltas
10º VW nº 54 Amandio Ferreira e Sérgio Alhadeff SP – 188 voltas
11º Opala nº 5 Walter “Tucano” Barcchi e Aguinaldo Serra SP – 186 voltas
12º VW nº 62 Keniti Yoshimoto e Hiroshi Yoshimoto SP – 185 voltas
13º VW nº 17 Alex Dias Ribeiro e Ingo Hoffmann DF/SP – 184 voltas
14º VW nº 16 Nélson Giraldes e Maximo Pedrazzi SP – 177 voltas
15º Opala nº 14 Nicola Papaleo e Antonio Versa SP – 173 voltas
16º VW nº 63 Carlos de Carvalho e Vicente Galicchio SP – 172 voltas
17º VW nº 36 Pietro Jaconelli e Vincenzo Jaconelli SP – 171 voltas
18º VW nº 48 Jerônimo Pereira e Francisco Pereira SP – 166 voltas
19º VW nº 11 Júlio Renner e Fernando Esbróglio RS – 154 voltas
20º VW nº 50 Mane Simão e Alberto Serrodio SP – 154 voltas
21º VW nº 30 Maurício Chulam e Sérgio Benoni RS/PR – 153 voltas
22º Opala nº 67 Juan Gimenez e Francisco Guariso SP – 146 voltas
23º VW nº 26 José Balieiro e Edimir Fernandes – 141 voltas
24º Chevette nº 37 Newton Pereira e Ricardo Villares – 139 voltas
25º VW nº 24 Erico Pereira e Luís Osório – 138 voltas
26º VW nº 51 Bruno Rubinatto e Koji (Ponkan Miyamoto) – 138 voltas
27º VW nº 41 Julio Caio Marques e Luís Evandro – 135 voltas
28º Opala nº 46 Luís Landi e Nelson Silva – 128 voltas
29º Dodge nº 38 Nelson Marcílio e Nelson Billot – 126 voltas
30º VW nº 61 Norberto Gresse e Estanislau Franco – 119 voltas
31º Opala nº 42 Leopoldo Abi Eçab e Laércio G. dos Santos – 112 voltas
32º VW nº 60 Amadeo Campos e Oswaldo Melone – 111 voltas
33º VW nº 69 Luís Dassoler e Roberto Ypych Jr. – 103 voltas
34º VW nº 59 Edson Yoshikuma e Miguel Yoshikuma – 97 voltas
35º VW nº 34 Arturo Fernandes e Oswaldo Carajelescow – 83 voltas
36º VW nº 3 Sidney Mosca e Rubens Chiodi – 81 voltas
37º Opala nº 31 José Carlos Catanede e Marcos Pires – 70 voltas
38º VW nº 6 Ney Faustini e Aloysio Andrade Filho - 68 voltas
39º VW nº 33 Paulo S. Caetano e Ricardo Coelho – 66 voltas
40º Opala nº 53 Edson Graczik e Celso Frare – 51 voltas
41º VW nº 68 Pedro Mufatto e Antonio Muffato – 48 voltas
42º Opala nº 57 José Chateaubriand e Edgar Mello Filho – 48 voltas
43º Opala nº 45 Antonio Castro Prado e Antonio Tarlá – 47 voltas
44º VW nº 28 José Melkan e César Fiamenchi – 42 voltas
45º VW nº 52 José Luís Nogueira e Antonio Furneel – 42 voltas
46º VW nº 49 Alfredo de Mattos e Luiz Antônio “Teleco” Veiga – 41 voltas
47º VW nº 65 Ricardo Mansur e Pepa – 38 voltas
48º Corcel nº 44 Gerônimo e Francisco Pereira – 34 voltas
49º VW nº 25 Cláudio Cavallini e Orlando Lovecchio – 25 voltas
50º VW nº 35 João R. Schimot e Ricardo Di Loreto – 20 voltas
51º VW nº 1 Jozil Garcia e Francisco Gondim – 20 voltas
52º Chevette nº 4 Armando Andreoni e Luís C. Giannini – 19 voltas
53º Opala nº 21 Fausto Dabbur e Reinaldo Campello – 18 voltas
54º Opala nº 43 Claudio Dudus e José Serra – 12 voltas
55º VW nº 23 Odair Lopes e Clelio de Souza – 12 voltas
56º Brasília nº 2 Mario Pati Jr. e Mario Ferreira – 11 voltas
57º VW nº 32 Tony Pirillo e Dante Chiaroni – 11 voltas
58º VW nº 70 Othon Echel e Raul Machado – 9 voltas
59º VW nº 27 Ronald Berg e Wilson Sapag Jr. – 6 voltas
60º Opala nº 10 Milton Amaral e Renato Peixoto – 6 voltas
61º VW nº 9 Luís Brazolin e Ricardo Mogames – 6 voltas
62º Opala nº 8 Pedro Victor Delamare e Cacó Quartim Moraes – 4 voltas
63º VW nº 56 Dimas Mello Pimenta e Fausto Wajchemberg – 4 voltas
64º VW nº 40 Eduardo Lopes e Paulo Della Volpe – 1 volta


Obs: Melhor volta – Pedro Victor Delamare e Cacó Quartim Moraes – Chevrolet Opala Nº 8 Div. 3 - 3min26s7 na quarta volta. A dupla também marcou a pole position da corrida, com o tempo de 3min15s55.

Resultado completo Mil Milhas de 1965

SÉTIMA EDIÇÃO 1965 (27 e 28 de novembro)

Grid: 38 carros – Duração: 14h59min26s4

1º Carretera Chevrolet Corvette nº 50 Justino de Maio e Vitório Azalin Filho SP – 201 voltas
2º Carretera Chevrolet Corvette nº 34 Caetano Damiani e Bica Votnamis SP - 199 voltas
3º FNM 2000 nº 5 Leonardo Campana e Jaime Pistili SP - 185 voltas
4º Simca Carretera nº 35 Breno Fornari, Nestor Mário Koch e Afonso Hoch RS - 184 voltas
5º Alfa Giulia 1600 nº 25 Emílio Zambello e Marivaldo Fernandes SP - 182 voltas
6º Renault 1093 - 1000CC nº 75 Fernando Pereira e Hélio Mazza RJ - 180 voltas
7º VW 1300 nº 45 Armando Lagoeiro e Abelardo Aguiar RJ - 178 voltas
8º DKW 1000 nº 19 Charles Marzanasco e Ozório Araújo SP - 177 voltas
9º Renault 1000 nº 99 Luiz Felinto Silva, Adão Brito Daher e Eduardo Celidônio SP - 177 voltas
10º Carretera Ford F600 nº 22 Luiz Valente e Luiz Carlos Valente SP - 174 voltas
11º Renault 1000 nº 27 Coruja (Maurício Chulam) e Luiz Felipe Gama Cruz RJ – 173 voltas
12º Simca 2500 nº 87 Edward Nahum, Claude Bernardi e Zoroastro Avon SP – 172 voltas
13º Renault 1000 nº 85 Clóvis E. Pereira Bueno e João Batista Caldeira SP – 172 voltas
14º DKW 1000 nº 32 Waldomiro Pieski e Expedito Marazzi SP – 170 voltas
15º Carretera Ford nº 61 Arlindo Vigineviski e José Vera Filho PR – 167 voltas
16º Alfa Giulia 1600 nº 23 Piero Gancia e Ruggero Peruzzo SP – 159 voltas
17º VW nº 9 Silvano Pozzi e Marcelo Audrá SP – 157 voltas
18º Carretera Chevrolet Corvette nº 6 Francisco Zeni e Haroldo Vaz Lobo PR – 155 voltas
19º Renault 850 nº 40 Luiz Evandro Águia e Paulo Pardal SP – 149 voltas
20º FNM 2000 nº 39 Ugo Galina e Luciano Borghese SP – 149 voltas
21º Fiat Stanguelini nº 30 Luciano Bonini e Chuvisco SP – 145 voltas
22º DKW 1000 nº 37 Arquimedes e Santo SP – 143 voltas
23º Renault 1000 nº 8 Antonio Duarte e Mago SP – 142 voltas
24º Carretera DKW nº 20 Nilo Barros Vinhais e Bruno Barracano SP – 139 voltas
25º Carretera DKW nº 13 Volante 13 e Roberto Mendonça SP – 123 voltas
26º Carretera Ford Thunderbird nº 7 Ayres Bueno Vidal e Zé Peixinho SP – 123 voltas
27º Chevrolet Corvette nº 2 Catharino Andreatta e Victorio Andreatta RS – 120 voltas
28º Alfa Giulietta 1600 nº 28 Luiz Carlos Sansone e Ariberto Iasi SP – 112 voltas
29º Carretera Ford F600 nº 36 Ocimar Miranda Coutinho e Mário Cocchieri PR – 106 voltas
30º Carretera Simca nº 82 Roberto Gomes e Rui Santiago SP – 106 voltas
31º Simca 2500 nº 51 Inácio Terrana e T. Nuvuolari – 96 voltas
32º Renault Gordini 1000 nº 88 Zoroastro Avon e Jeff Gagá SP – 75 voltas
33º Carretera Chevrolet Corvette nº 18 Camilo Christófaro e Antonio Carlos Aguiar SP – 73 voltas
34º Renault 1000 nº 3 Elvio Ringel SP – 59 voltas
35º Renault 1000 nº 84 Antonio Carlos Porto Filho e Renato Lenci SP – 48 voltas
36º Renault 1000 nº 16 Emerson Fittipaldi e Antônio Versa – 39 voltas
37º VW Porsche 1600 nº 81 Buby Loureiro e Roberto O. Costa SP - 34 voltas
38º Carretera Chevrolet Corvette nº 58 Antonio Carlos Avalone e Nicolau Papaleo SP – 32 voltas

Obs: A carretera de Catharino e Victorio Andreatta vinha liderando a prova até as 7,30 horas da manhã quando quebrou o eixo do setor e abandonou a prova.