segunda-feira, 18 de março de 2013

Avallone - Chevrolet 1993

Um competidor em particular chamou a atenção na Mil Milhas de 1993: Tratava-se do protótipo Avallone - Chevrolet 1972, pertencente a Dimas de Melo Pimenta Filho, que antes supostamente pertenceu a Pedro Victor Delamare, na década de 70, quando disputou a categoria Divisão 4.

Na ocasião, o Avallone com motor Chevrolet V8 350 5.7 de 450 cavalos largou na pole position, conquistada com o tempo de 1min43s832. A pilotagem ficou por conta do trio formado por Dimas de Melo Pimenta Filho, Walter "Tucano" Barchi e Denísio Casarini. Infelizmente, a corrida durou pouco para o Avallone - Chevrolet, pois com 25 voltas completadas, a ponta de eixo da roda traseira esquerda quebrou, no trecho após a curva do lago, danificando bastante o bólido e fazendo com que a corrida terminasse ali. Mas a participação foi suficiente para que o protótipo registrasse a melhor volta da prova, com 1min47s539, registrada na 6ª passagem.

Atualmente, o carro está sendo reconstruído e restaurado por Miguel Beux.


Liderando o pelotão antes da largada

Nos treinos, com Tucano ao volante

O momento da quebra - Foto retirada do Blog do Saloma (http://interney.net/blogs/saloma/2010/06/02/mil-milhas-brasileiras-de-1993/)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Adeus, Barão

Faleceu na madrugada de hoje no hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, o ex-radialista, fundador da CBA e criador da Mil Milhas Brasileiras - juntamente com Eloy Gogliano -, Wilson Fittipaldi. O "Barão", como era conhecido, tinha 92 anos e faleceu em virtude de problemas respiratórios, após estar internado no hospital carioca desde 25 de fevereiro.

Sem dúvidas, é uma grande perda, tanto para o automobilismo brasileiro, por sua grande contribuição, tanto para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele, por sua grande personalidade. Enfim que o descanso do mundo espiritual esteja à sua espera, nessa nova etapa da vida. Muito obrigado por tudo, Barão!

Ps: Por falta de tempo (Nada, tô ferrado na faculdade mesmo e tenho que estudar pra burro!) de fazer uma pesquisa maior e assim produzir uma postagem digna de relatar um pouco da grandiosa história de Wilson Fittipaldi, deixo o link da postagem feita pelo jornalista Flávio Gomes em seu blog.

http://tazio.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Bar%C3%A3o-Fittipaldi-640x448.jpg

quinta-feira, 7 de março de 2013

Miniaturas Volkswagen 1:64

Hoje posto as fotos da minha pequena coleção de miniaturas VW, na escala 1:64. Meu plano é fazer uma coleção com diversos modelos da marca, mas com modelos fiéis à originalidade dos carros utilizados na ruas e competições. Então, aqui estão as fotos das minis que consegui reunir até agora. A resolução não é muito boa (fotos de celular, rsrsrs), mas permite uma boa idéia das miniaturas:








sexta-feira, 1 de março de 2013

Fiat Marea Weekend na pista


Em 2001, um carro chamou atenção por sua exclusividade nos treinos para a 29º edição das Mil Milhas Brasileiras. Tratava-se de uma Fiat Marea Weekend, um verdadeiro carro de família que teve seu desempenho posto a prova em Interlagos pela primeira vez. Para a estréia, a Marea teve as seguintes alterações:

  •  Motor 2.0 20 válvulas turbo preparado para gerar potência máxima de 240 cavalos (ganho de 60 cavalos)
  • Aumento da pressão do turbo de 0,8 bar para 1,1 bar.
  • Remapeamento do módulo de injeção eletrônica para rodar com Avigás (gasolina de aviação de alta octanagem)
  • Troca do disco de embreagem por disco de cerâmica
  • Troca do sistema de freio original pelo conjunto (discos, pinças e pastilhas) do Alfa Romeo 166
  • Rodas e Pneus slick aro 18
  • Frente (para-choque, capô e laterais) substituída por peça única em fibra de vidro

A pilotagem ficou por conta dos jornalistas Ricardo Dilser, Eduardo Cunha e Douglas Mendonça, que terminaram a prova na 25ª posição na classificação geral, após largar da 43ª posição com o tempo de 2min01s977.

No ano seguinte, a Marea Weekend era inscrita novamente na prova, tendo como pilotos Eduardo Bernasconi, Douglas Picingher, Christian Gonçalves e Gabriel Marazzi. A performance foi ainda melhor, tendo a station wagon alcançado a 13ª posição na geral e a 4ª posição na categoria 1, perdendo apenas para dois Porsches (um deles foi o vencedor na classificação geral) e um protótipo Aldee. O tempo de volta na classificação ficou em 2min00s228, que a deixou na 50ª posição do grid.

A última participação da Marea Weekend nas Mil Milhas foi em 2003, ano em que a pilotagem do carro ficou por conta Eduardo Bernasconi, Ricardo Dilser, Eduardo Cunha e Alvino Pereira Jr. Com 308 voltas completadas, o carro alcançou a 12ª posição na classificação geral e a ótima 4ª posição na categoria 1, perdendo apenas para três Porsches GT3 (o vencedor, o terceiro e o quarto colocado).












Fontes: http://www.secco.com.br/garrett03.asp?id=230
             http://www.autodynamics.com.br
             http://www.bcws.com.br