sábado, 30 de novembro de 2019

6 Horas do Ceará de 2000 - Parte 2


Retomando a nossa pauta sobre a disputa da 3ª edição da prova 6 Horas do Ceará, ocorrida em 20 de fevereiro de 2000, falaremos hoje sobre a participação de pilotos do Nordeste no certame. Devo esclarecer, desde já, que esta matéria, tanto a primeira parte quanto a segunda, só fora possível de ser produzida graças à valiosa contribuição do piloto e amigo Rômulo Santos, através de um arquivo especial de fotos, revistas e reportagens de jornais da época.

No Nordeste, não podemos negar que temos como expoentes do automobilismo os Estados de Pernambuco e do Ceará, situação esta potencializada pela presença dos dois autódromos mais antigos da região (Eusébio e Caruaru, respectivamente). Porém, isto não quer dizer que nos outros Estados não hajam, ou tenham havido, nomes destacados no esporte a motor, como Luiz Pereira dos Santos, o Lulu Geladeira (Baiano, falecido em 03 de junho de 2015), que ganhou várias corridas entre 1950 e 1972, e o Alagoano Paulo Leão, campeão da Copa Corsa Norte/Nordeste.

Mas naquela 6 Horas de 2000, que infelizmente foi a última edição da prova, 08 (oito) equipes de pilotos alagoanos e pernambucanos integraram o grid nas diferentes categorias, cujo critério de definição era a cilindrada do motor (até 1600cc, 2000cc e acima de 3000cc). E quem pensou que essa galera fez feio, felizmente está errado. Na categoria acima de 3000cc, a Equipe Vipal/Renovadora de Pneus Maia conquistou o primeiro lugar, com a dupla Moacir Maia (PE) e Márcio Souza Leão (AL), em um Chevrolet Opala (176 voltas). E o segundo lugar também foi especial, com os alagoanos Rômulo Amorim e Climério Sarmento, no Chevrolet Opala da Equipe Motoral/Poupa Ganha (163 voltas). Digo alagoanos porque Rômulo é radicado em Alagoas há décadas, conforme contamos na postagem feita no último mês de outubro. Confiram no menu ao lado!

Na categoria ate 1600cc, a vitória ficou com a Equipe AMC Competições, cujo Chevrolet Corsa foi pilotado pelos irmãos Adson e Danuza Moura, e pelo experiente Joca Ferraz, todos de Pernambuco. E essa performance da equipe fora ainda mais destacada se levarmos em consideração o 4º lugar na classificação geral (200 voltas completadas), atrás apenas dos protótipos movidos por propulsores BMW. Na segunda e terceira posições, ficaram os VW Fuscas da Equipe Super Speed, pilotados respectivamente por Alencar Moraes/Jessé Costa (194 voltas) e José Neto/Edson Cabeça/Amauri Mota (179 voltas), todos pernambucanos.

Sobre a dupla de irmãos, vale destacar que Danuza começou a correr com 15 anos de idade, no kart, em meados de 1995. No ano de 1999, foi campeã brasileira de Corsa Feminino, ao passo que no ano seguinte, foi campeã feminina de Corsa Metrocar. Já em 2001, participou do Campeonato Brasileiro de Stock Light (que corria com o Chevrolet Omega 6 cilindros na época), quando foi a única mulher inscrita no certame, em meio a pilotos como André Bragantini Júnior, Thiago Camilo, Pedro Gomes, Thiago Marques e Matheus Greipel. Naquele mesmo ano, correu também na categoria Ford Fiesta Feminino 1.6 (que teve na organização a chancela de Maria Helena Diniz, primeira esposa de Emerson Fittipaldi), na qual conquistou excelentes resultados, como a pole position e a vitória na 2ª etapa, disputada em sua casa, no Autódromo de Caruaru, e a vitória na 5ª etapa, na rodada dupla de Interlagos.

E a última participação sua em uma categoria de destaque foi em 2004, na Fórmula Truck, quando correu pela equipe Scuderia Forza/Italspeed as últimas 06 (seis) etapas do campeonato, com um Iveco.

Já Adson Moura chegou até a Stock Car em 2001, quando disputou 05 corridas pela Equipe Hot Car, ano em que aconteceu a estréia do motor V8 na categoria. Cabe ressaltar que o piloto também participou das Mil Milhas de 2001 (Protótipo Espron, em trio com Fred Lengyvel e Ricardo Arantes - 336 voltas completadas) e 2002 (Protótipo MCR, em quadra com Fred Lengyvel, Ricardo Arantes e Marcelo Reis - 188 voltas), tendo alcançado a 8ª e 42ª posição na geral, respectivamente. Ainda em 2002,  disputou também os 500 km de Interlagos, a bordo de um Protótipo Moro, em trio com Alfred Lengyvel e o veterano Roberto Samed. Cabe lembrar que Adson foi campeão paulista de 1999 na categoria Fórmula Esprom Paulista.










4 comentários:

  1. Complemento perfeito da história!
    Parabéns pela matéria rica em detalhes
    ps: Ótima parceria de fotos ;)

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    1. Muito obrigado meu amor! Sobre as fotos, você é suspeita para comentar, rsrsrsrs. Minha melhor fotógrafa.

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  2. Parabéns meu amigo Ricardo por essa grandiosa matéria de conteúdo tão verdadeiro ,recordar faz muitíssimo bem a todos nois participantes,Deus te abençoe Ricardo por tudo.

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    1. Não há de quê agradecer meu amigo! Essa história não poderia ficar guardada só na memória, precisava ser contada a quem ama corridas. Grande abraço!

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