terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Protótipo Daipi/Chevrolet - 1989

Nesse dia 28 de fevereiro de 2023, comemoramos 13 anos de Blog das Mil Milhas, uma história que começou com a simples pretensão de compartilhar fotos e informações a respeito da maior prova do automobilismo nacional, e que me trouxe experiências pessoais de valor inestimável.

A vida mudou bastante nesse período, e essas mudanças refletiram até mesmo na rotina das postagens neste espaço. Mas uma coisa eu lhes garanto, meus amigos: Enquanto houver vida, estaremos aqui, compartilhando histórias, memórias e falando sempre sobre carros, miniaturas e competições. E claro, enquanto vocês estiverem afim de ler as matérias deste que vos escreve.

Hoje vamos relembrar uma história que foi contada em parte nos primórdios do blog. Trata-se da participação do Protótipo Daipi Chevrolet da Família Pimenta nas Mil Milhas Brasileiras de 1989. A edição em comento, mais especificamente a 19ª, foi a última disputada no traçado antigo (completo) de Interlagos, antes da reforma que possibilitou a volta da Fórmula 1 ao circuito paulistano.

O grid foi formado pelo inimaginável (nos dias atuais) número de 75 carros de variados modelos e categorias. Tinha Opala Stock Car (tanto com carroceria tradicional quanto modificado com kit aerodinâmico Hidroplás), Passat Hot Car, Fusca Força Livre e Speed 1600, Fiat Uno do Marcas, Porsche 944, Mercedes-Benz 190 E, entre outros.

Um dos destaques era o Protótipo Daipi, construído pelos irmãos Dimas e Josué de Melo Pimenta, já na época tradicionais participantes de provas de longa e curta duração (ambos correram pela Stock Car e Hot Car). O carro em questão era baseado em monobloco do Chevrolet Opala, com modificações na carroceria e equipado com um potente motor V8 derivado do Chevrolet Corvette (alimentado por 4 carburadores Weber), por sua vez "domado" pelo câmbio Saenz (argentino).

Na ocasião, o bólido do trio formado pelos irmãos Pimenta e Walter "Tucano" Barchi largou na pole position, tendo se mantido na ponta com folga durante as primeiras horas de corrida.  Por volta das 03h30min, Josué conduzia o carro quando rodou na entrada da reta dos boxes. Na sequência, entrou nos boxes para realizar a troca dos pneus traseiros e o reabastecimento de rotina. Porém, houve um vazamento de combustível, que terminou caindo nos discos de freios (naturalmente superaquecidos) resultando em uma explosão acompanhada de incêndio, no qual o mecânico José Domingos Moreira (primo dos irmãos Pimenta) sofreu queimaduras de 1º grau no tórax e braços.

Ao final, o Daipi terminou na 64ª posição na geral, tendo registrado outras participações posteriores, como na prova disputada em 1993, em que alcançou a 5ª posição na geral, além das edições de 1992 e 1994.







2 comentários:

  1. Mais um ano de vida deste blog que é a nossa referência quando o assunto é a principal prova do automobilismo brasileiro. E que felicidade eu ser amigo do seu criador, Ricardo Sarmento. Parabéns meu irmão, e vida longa a ti e ao blog!!

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    1. Muito obrigado, meu irmão! Sou muito grato à vida por ter você como meu irmão do coração. Estamos juntos, sempre!

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