O paulistano Alfredo Santilli foi um dos mais destacados pilotos de carretera da década de 50. Entre vitórias e performances destacadas, chegou a ser Campeão Paulista da Categoria Turismo de Força Livre (as famosas carreteras) em 1957. Além de piloto, Alfredo foi um exímio mecânico, tanto que durante a carreira, sempre preparou seus carros, tendo oficina própria existente até hoje.
Em 1991, já com 70 anos de idade, iniciou em sua oficina a construção de uma réplica de BMW M1, equipada com motor Corvette V8 (vindo de sua antiga carretera), câmbio de D-20 com diferencial Dana 44, freios de F-4000 e pneus slick. Uma das inusitadas soluções mecânicas do carro - muito devido à dificuldade de se encontrar componentes de alta performance - era o fato do motor ser instalado numa posição invertida, o que hoje é usual em carros com motor central. O projeto levou 2 anos para ser concluído e quando estava pronto para a BMW correr nas Mil Milhas de 1993, Alfredo teve pena de colocar o carro na pista e desistiu:- Depois de toda dedicação e dois anos de trabalho, não tive coragem de colocá-lo nas pistas.
Alfredo confirmava o poder de fogo da BMW, que dizia chegar aos 260 km/h. Este carro permaneceu durante bom tempo à venda em um site de compras pelo valor de R$ 65.000. Seu atual propietário, Giancarlo Cerino, o restaurou pintando-o com as cores da BMW M1 que Nelson Piquet pilotou e foi campeão da Procar Series em 1980.
Fonte e fotos de época:
Em 1991, já com 70 anos de idade, iniciou em sua oficina a construção de uma réplica de BMW M1, equipada com motor Corvette V8 (vindo de sua antiga carretera), câmbio de D-20 com diferencial Dana 44, freios de F-4000 e pneus slick. Uma das inusitadas soluções mecânicas do carro - muito devido à dificuldade de se encontrar componentes de alta performance - era o fato do motor ser instalado numa posição invertida, o que hoje é usual em carros com motor central. O projeto levou 2 anos para ser concluído e quando estava pronto para a BMW correr nas Mil Milhas de 1993, Alfredo teve pena de colocar o carro na pista e desistiu:- Depois de toda dedicação e dois anos de trabalho, não tive coragem de colocá-lo nas pistas.
Alfredo confirmava o poder de fogo da BMW, que dizia chegar aos 260 km/h. Este carro permaneceu durante bom tempo à venda em um site de compras pelo valor de R$ 65.000. Seu atual propietário, Giancarlo Cerino, o restaurou pintando-o com as cores da BMW M1 que Nelson Piquet pilotou e foi campeão da Procar Series em 1980.
Fonte e fotos de época:
Fotos recentes:
Vi matéria sobre esta réplica e seu construtor na Oficina Mecânica. Este carro, o M1 original, é uma brilhante e fantástica inspiração. O original, com sua suspensão e seu motor de 6 cilindros em linha, é apaixonante.
ResponderExcluirÉ verdade amigo. Sem sobra de dúvidas a BMW M1 é um dos maiores clássicos da história do automobilismo. Muito obrigado pelo comentário, grande abraço!
ResponderExcluirSou bisneto do Alfredo, me chamo Guilherme por causa do meu avô!
ResponderExcluirObrigado pela matéria! É um felicidade grande ver alguém escrevendo sobre os projetos do meu bisavô!
Se tiver mais fotos dele e puder me enviar eu agradeço. Pretendo fazer um álbum para eternizar a história da família nas pistas.
Um abraço
Guilherme Visconti
guivisc@gmail.com
Olá Guilherme! Eu é que agradeço pelo seu comentário, seja bem vindo a esse nosso espaço.
ExcluirInfelizmente não possuo mais informações ou fotos em relação à BMW projetada pelo seu avô. Mas vou pesquisar em meus arquivos se possuo algo sobre as participações dele nas Mil Milhas.
Grande abraço, fique na paz!
parabéns pela dedicação não conhecia nada sobre o sr Alfredo .acabei descobrindo pois estou pesquisando pra construir o chassis e fabricar uma réplica da m1 com motor bmw 6 cil ou v8 .tb estou a procura de quem pudesse ter o carro pra tirar medidas .
ResponderExcluirMuito obrigado amigo! Infelizmente não posso te ajudar com maiores informações, mas lhe desejo boa sorte em sua empreitada. E se quiser, me mande as fotos do seu projeto e terei o maior prazer em publicar aqui. Grande abraço!
ExcluirEsse Carro inicialmente recebeu um motor 6 cilindros, com uma caixa de retransmissão de potência. Logo em seguida ele colocou um motor V8 de Corvette, totalmente recondicionado e preparado pelo seu sobrinho Afonso (Retífica Eclipse). Andava MUITO, o difícil era parar, nunca conseguiu saber a velocidade final.
ResponderExcluirBoa tarde Roberto! Essas informações só enriquecem o post e compensam as minhas falhas na hora de escrever. Muito obrigado!
ExcluirTive o prazer de conhecer esse carro na sua oficina de cambio na Barra funda, mas depois nunca mais ouvi falar , sumiu ....
ResponderExcluirBoa noite amigo! Obrigado pelo seu comentário, seja bem vindo ao blog.
ExcluirHallo...
ResponderExcluirVerfügen Sie über mehrere m1 karosserien?
Hello my friend,do you speak english?
ResponderExcluirFicava namorando esse carro por anos no Câmbio Técnico na rua Margarida na Barra Funda.
ResponderExcluirImagino amigo! Um beleza dessa ao vivo deve ser de hipnotizar. Grande abraço.
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