No dia 27 de Julho de 2000, a Stock Car realizava no Autódromo Internacional Nelson Piquet, o saudoso Jacarepaguá, a rodada dupla válida pela 6ª e 7ª etapas do campeonato daquele ano. A idéia inicial era que as corridas fossem disputadas no circuito oval, porém, um temporal desabou sobre a pista no início da manhã, o que fez com que a pista ficasse encharcada. Ainda assim, a classificatória aconteceu no traçado oval, com Xandy Negrão conquistando a pole position com a marca de 55s085 (média de 196,01 km/h). Porém, a corrida foi realizada mesmo no circuito misto, por medidas de segurança.
O que me lembro, do alto dos meus 9 anos de idade, foi do show de Ingo Hoffmann na chuva, com a pista cheia d'água e consequentemente, com pouca visibilidade. Aquela foi a primeira prova de Stock Car que assisti na vida, numa época em que a categoria passava por uma fase de pouca atenção em relação à mídia televisiva. Internet era algo restrito na época. Então, para um pequeno fã de automobilismo, o que restava era se informar através dos programas televisivos da época. Pois bem, voltando à prova, Ingo deu show na 1ª bateria, com Nonô Figueiredo em 2º e Adalberto Jardim em 3º. Ao sair do carro, ele não tinha idéia de que havia vencido a corrida, tamanha a confusão na pista.
De acordo com o regulamento da época, o grid da 2ª bateria seria o inverso da ordem de chegada da 1ª. Assim, Ingo largou em último e foi galgando posições, de forma rápida e segura, durante as 15 voltas da disputa no circuito misto novamente, que na ocasião já estava quase seco. No fim, chegou em 2º lugar, atrás apenas de Xandy Negrão, e à frente de Rodney Felício.
Achei uma foto dessa corrida nos meus arquivos, e então resolvi contar essa história aqui no blog, do dia em que conheci o grande piloto que foi Ingo Hoffmann. Infelizmente não nasci antes para ter tido a oportunidade de assistir a Stock nos anos 80 e 90, na época em que o Alemão era o rei da Stock!
Nenhum comentário:
Postar um comentário