Para quem é amante do automobilismo e mora em Alagoas, o ano de 2024 foi uma verdadeira contagem regressiva para a inauguração do Circuito M3, um empreendimento automobilístico de alto nível situado na cidade de Pilar, área metropolitana da capital.
O complexo em questão conjuga no mesmo espaço pista de kart homologada para competições oficiais, cuja reta permite a disputa de provas de arrancada, na medição de 1/8 de milha (ou 201 metros), além da infraestrutura necessária para acomodar o público com conforto e segurança (arquibancadas, restaurante, lanchonete, banheiro e estacionamento interno).
A inauguração ocorreu em dezembro de 2024, com desfile de antigos e baterias de kart de 18 e 13 hp, que comprovaram que essa iniciativa veio para mudar o cenário do esporte a motor não só em Alagoas, mas também no Nordeste como um todo.
E no dia 20 de janeiro, houve um treino noturno de arrancada, aberto ao público, que contou com carros de diversas categorias e níveis de preparação, passando por chevette turbo, corsa aspirado, bmw m3, até ferrari 488 e mesmo uma lamborghini revuelto, que proporcionaram disputas acirradas, ainda que tenha sido um treino livre.
Mas enquanto o campeonato não se inicia oficialmente, o que vai acontecer no dia 15 de fevereiro, deixo vocês com algumas fotos do treino do dia 20, além de fazer uma retrospectiva das provas de arrancada em nosso Estado.
Em 2003, foi anunciado o I Campeonato Norte/Nordeste de Arrancada Automobilística, com previsão de três etapas entre 2003 e 2004. A organização ficou por conta da empresa Robot Produções, sendo que as provas foram realizadas na pista (22 metros de largura e 860 metros de extensão total) do Aeroclube de Maceió, situado no bairro do Tabuleiro dos Martins.
A primeira etapa foi disputada em 19 de outubro, com medição de tempo nos 402 metros (1/4 de milha), e 60 carros dividos em oito categorias. Os vencedores podem ser conferidos nesta outra matéria, publicada há mais de 10 anos em nosso blog.
A segunda etapa estava prevista para os dias 17 e 18 de janeiro de 2004. Porém, as chuvas que caíram naquele final de semana em Maceió impediram a realização regular das disputas, motivo pelo qual a prova fora adiada para o final de semana seguinte. No total, 96 carros participaram, divididos em nove categorias (houve a criação da categoria força livre). Quanto à organização, a Robot Produções atuou de forma conjunta com as Organizações Arnon de Mello, tendo o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Prefeitura de Maceió e Caixa Econômica Federal.
Um dos destaques da prova foi o Chevrolet Opala Diplomata 1992 de Sérgio José Oliveira, um carro de rua que teve a mecânica preparada para participar exclusivamente da disputa. O resumo da preparação do carro foi fornecido pelo amigo Rômulo Amorim, que além de ter participado da preparação do Opala de Sérgio, também participou daquela etapa, com o seu Chevrolet Opala Stock Car 1972, cuja história já contamos aqui:
Bloco 4100cc, com pistão 0,50; taxa de compressão 12,5x1; carburador Weber 446 trabalhado; tucho mecânico de Corvette; polia harmônica no virabrequim; comando de válvulas 250s; coletor 6X2 de competição; disco de embreagem trançado e câmbio 5 marchas original, ligado ao difencial Dana 30 relação 3.06x1.
A III e última etapa ocorreu em 15 de maio de 2004, mas infelizmente não conseguimos encontrar maiores informações.
*Fonte: Arquivo do jornal Gazeta de Alagoas. Todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário