O registro de hoje trata-se da bandeirada final sendo dada ao DKW Malzoni da jovem dupla Jan Balder e Emerson Fittipaldi, que por muito pouco, não ganhou a oitava edição das Mil Milhas Brasileiras, disputada entre 19 e 20 de novembro de 1966.
Esse episódio, sobretudo em relação às voltas finais da prova, é um clássico da história do automobilismo brasileiro, e já foi muito bem contado por diversas publicações de renome. Assim, para não falarmos mais do mesmo, vamos nos deter a outros aspectos desse registro.
- O Malzoni da dupla Balder/Fittipaldi tinha motor com potência limitada a 981 cm³, inferior aos 1.089 cm³ dos outros Malzonis da Equipe Brasil (Uma espécie de espólio da Vemag, pois já não tinham mais apoio da fábrica), sendo o inscrito sob o nº 10 pilotado por Mario César de Camargo Filho (Marinho)/Eduardo Scuracchio, e o nº 4 sob o comando de Carlos Erimá/Norman Casari.
- Em razão de problemas com o óleo utilizado no motor (Castrol R40, de base vegetal), todos os carros da equipe tiveram problemas na largada, sendo que apenas o Malzoni nº 7 completou a primeira volta (com Balder ao volante), embora com cerca meia volta de atraso.
- Miguel Crispim, mestre da mecânica DKW, declarou em seu livro biográfico (Nasci Mecânico - Dos Carrinhos de Rolimã aos Carros de Corrida), que jamais trocou as velas do motor do DKW Malzoni da dupla Balder/Fittipaldi sem desligar o motor*, algo que além de contra o regulamento, seria muito arriscado de se fazer. O que houve foi a troca da vela do cilindro 1 sem o motor estar completamente frio (mas desligado).
- O Malzoni nº 7 assumiu a liderança por volta das 11h45min do domingo, após cerca de 180 voltas completadas, sendo que a partir da 195ª volta, passou a apresentar problemas elétricos. A causa, descoberta após a prova, foi a entrada de ar falso no cilindro 1, em razão de uma fissura na base do coletor de borracha dos carburadores.
- A segunda posição só fora perdida na última curva, quando o Malzoni nº 10 realizou a ultrapassagem.
E o resto é história...
* Pág. 114-115.
Nenhum comentário:
Postar um comentário