E atendendo ao pedido do amigo Paulo, aí vai uma foto do Opalão V8 do Guido Borlenghi. Carro com muita história, já correu na arrancada, circuito e algumas Mil Milhas. Na última participação, em 2005, deu apenas 5 voltas.
Trata-se de um Opala ano 1983, que inicialmente corria com o seis canecos Chevrolet preparado, até que em 1995, o motor original deu lugar a um V8 5.9 utilizado na Nascar, com 600 cv e 55 kgfm de toque. Em 1996, o Opala alcançou a marca de 274,60 km/h de média (ida e volta), obtida na pista do aeroporto de São José dos Campos, pelo proprietário Guido Borlenghi. Essa marca foi a primeira do ranking brasileiro de velocidade por 6 anos, e até hoje está entre as 10 melhores da história. A força do V8 era tão grande, que o carro chegava a arrastar pneus por quase 500 metros.
Ficha técnica:
Motor: 8 cilindros em V, 5.9, 2 válvulas/cilindro, OHV
Alimentação: Carburador Quadrijet 875 cfm, avgás (gasolina de aviação)
Potência: 600 cv a 6.800 rpm
Torque: 55 kgfm a 5.000 rpm
Transmissão: Manual, 4 marchas, tração traseira
Freios: Discos ventilados (Dianteiros e Traseiros)
Pneus: 24x11 aro 15
Rodas: aro 15", alumínio
Escapamento: 2 coletores 4x1, com saídas laterais, sem abafadores ou silenciadores
Tanque de Combustível: 100 litros (dura cerca de 1 hora e 30 minutos de corrida)
Algumas participações em Mil Milhas:
1998: Chevrolet Opala Nº 16
Guido Borlenghi, Marco Antonio, Carlos Henrique Castrale e Arquimedes Delgado - 16º na geral - 282 voltas
1999 a 2002: Não correu
2003: Chevrolet Opala Nº 98
Guido Borlenghi e Arquimedes Delgado - 16º na geral e 3º na categoria 2 - 294 voltas
2004: Chevrolet Opala Nº 98
Guido Borlenghi, Jonatas Borlenghi e Arquimedes Delgado - 11º na geral e 2º na categoria 2 (316 voltas)
2005: Chevrolet Opala Nº 98
Guido Borlenghi, Jonatas Borlenghi e Arquimedes Delgado - 57º na geral - 5 voltas
Médias de velocidade em São José dos Campos:
1996: 274,60 km/h - 1º lugar
2003: 257,8 km/h (máxima de 272 km/h) - 7º lugar
2006 e 2009: Não participou ( o carro foi aposentado após a Mil Milhas de 2005)
A GM do Brasil errou tão feio em não ter colocado o V8 no Opala...
ResponderExcluirAcredito o obstáculo maior foi a crise do petróleo, que prejudicou também o Maverick.
ExcluirVisite https://www.superv8.com.br/home/piloto-guido e veja os eventos que participei com o opala, Escort, gol, truck, módify , Stock Light e stock car americano. Abs
ResponderExcluirOlá Guido! É um prazer tê-lo aqui. Vou acessar seu site e fazer uma nova postagem sobre o Opala!
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