Na segunda vez em foi disputada fora de Interlagos, a Mil Milhas Brasileiras teve como palco da 28ª edição o Autódromo Internacional Raul Boesel, localizado em Pinhais, PR. A prova realizada no dia 19 de dezembro de 1999 teve como pole position o protótipo Tango Opel 2000 nº 48 do trio André Giaffone/Rodrigo Hanashiro/Popó Bueno, que liderou cerca de 120 voltas até abandonar com problemas mecânicos.
Já na parte final da corrida, o Aldee Spyder VW 2.0 do trio paranaense Jair Bana/Beto Borghesi/Luciano Borghesi assumiu a ponta para não mais perdê-la, vencendo a prova após completar 433 voltas em 11hr58min46s. Mas cabe lembrar detalhes que tornaram essa vitória memorável:
- O mesmo protótipo havia vencido as 500 Milhas de Londrina uma semana antes e não chegou nem a passar por um revisão completa para encarar a maratona de 1600 km;
- O piloto Luciano Borghesi contava na época com 63 anos de idade e não pilotou durante a noite, que no fim das contas foi o maior período da corrida, já que largada foi dada às 22 horas;
- Nas voltas finais o carro sofreu com vazamentos de óleo, o que fez com que fossem realizadas duas paradas extra para repor o lubrificante;
- Esta foi a última vitória na prova de um carro fabricado no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário