Hoje vamos falar um pouco sobre um carro que foi vencedor no extinto Campeonato Paulista de Arrancada, disputado na reta dos boxes de Interlagos até 2007. Estamos falando do Mitsubishi Lancer Evolution V 2.0 Turbo 1998 de Élcio Pellegrini, que é um carro várias vezes campeão paulista da categoria Importados, tanto em Interlagos, quanto em Piracicaba, posteriormente.
O carro começou a disputar provas de arrancada em meados de 2000, e encarava fortes adversários com poucas alterações mecânicas. A potência ficava em torno de 280 cavalos, sem a injeção de óxido nitroso que lhe garantia mais 100 cavalos. Com o câmbio original de 5 marchas e a tração integral nas 4 rodas, o Lancer tornou-se um adversário fortíssimo, qualidade esta potencializada pela curta metragem da pista de São Paulo (330 metros, que foi reduzida em 2005 para 201 metros). Isto fez do "japonês" um recordista da categoria, além de um verdadeiro foguete, levando-se em conta que era um carro de rua. Porém, a velocidade final era o calcanhar de Aquiles, já que o limitador eletrônico o limitava em 200 km/h.
Em Interlagos Élcio Pellegrini foi pentacampeão da categoria importados, vencendo o último título em 2006. Em 2004 enfrentou a forte concorrência do Porsche recordista brasileiro de velocidade final de Alejandro Sanches, que no final do campeonato, levou o troféu de 1º lugar. Mas cabe lembrar que trata-se de um Porsche Bi-Turbo nitro preparado com o que há de melhor para atingir recordes de velocidade. Já em 2005, com a redução da metragem do trecho cronometrado (330 para 201 metros), o regulamento previa que os carros equipados com tração integral que disputassem a categoria Importados teriam 2 segundos acrescentados ao seu tempo de pista. Como isto é algo claramente absurdo, Élcio resolveu migrar para a categoria Força Livre, o que aboliu a regra absurda da Importados. Os resultados daquele ano foram discretos, pois o Lancer sofria muita desvantagem em comparação com os outros carros da Força Livre, com carrocerias aliviadas do peso e mecânica "violenta" para engolir a reta em poucos segundos.
Com o fim das arrancadas em Interlagos, em virtude das obras de substituição do asfalto antigo e posteriores vetos da FIA, Pellegrini passou a disputar provas no ECPA, em Piracicaba. Lá também foi campeão, em 2007 e 2008, e apareceu esporadicamente em provas a partir de 2009, quando passou a corre com um Eclipse.
Prova no ano de 2000, onde o Lancer encara uma Audi RS2 |
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