Hoje temos mais dois nomes para integrar a série sobre pilotos que fizeram e ainda fazem (não só como piloto, mas como dono de equipe, consultor e outras funções) parte da Stock Car. São eles Raul Boesel e Antônio Jorge Neto.
Raul Boesel: Raul de Mesquita Boesel, curitibano nascido no dia 04 de dezembro de 1957, foi um dos grandes pilotos brasileiros na década de 80, sobretudo, tendo como maior conquista o título do Campeonato Mundial de Sport-Protótipos de 1987. Digo que foi um grande piloto porque desde a vitória na Mil Milhas de 2008, ele está aposentado, pilotando apenas as suas pick-ups como DJ. Boesel começou no Kart, tendo conquistado o título de Campeão Paranaense antes de estrear nas categorias de turismo. Em 1979, fez parte do time de pilotos que disputou a temporada de estreia da Stock Car Brasil, conquistando 03 vitórias - Tarumã, Goiânia e Cascavel -, suas únicas na categoria. Conquistou também 01 pole position naquele ano e foi eleito o piloto revelação, com a 4ª colocação na classificação final. Nesta temporada, seu carro foi preparado pelo Rosinei Campos, o Meinha, ainda no início de sua brilhante carreira.
No ano seguinte, se mudou para a Inglaterra para disputar a Fórmula Ford, e em 1981 a Fórmula 3. Posteriormente, disputou provas na F1 pelas equipes March e Ligier, assim como fez carreira nos monopostos norte-americanos, com 13 participações nas 500 Milhas de Indianápolis - o melhor resultado foi o 3º lugar em 1989 - e várias temporadas na Fórmula Indy/Cart.
De volta ao Brasil em 2001, Boesel voltou a disputar a Stock Car, que naquele ano passava a correr com motores V8. No ano de estreia, os melhores resultados foram um 2º lugar em Jacarepaguá/RJ e um 3º em Interlagos/SP. Em 2002, Boesel disputou apenas 04 corridas pela categoria, pois teve que conciliar suas participações na V8 com a retomada da carreira nos EUA. Marcou 07 pontos.
Em 2003, Boesel passou a correr com a equipe Boettger Competições, e teve David Muffato como companheiro de equipe, que ao final da temporada se sagraria campeão. Neste ano, Boesel subiu ao pódio 02 vezes, com o 2º lugar em Campo Grande e o 3º lugar em Curitiba e conquistou 02 poles - Campo Grande e Curitiba -. No ano seguinte, foi 2º lugar por duas vezes -Tarumã e Londrina -, conquistou 01 pole - em Interlagos - e acabou terminando o campeonato na 6ª posição, à frente do então campeão, Muffato.
Com a saída da Repsol, principal patrocinadora da equipe Boettger, Boesel ficou sem carro, e acabou acertando com a equipe Rio Racing para 2005. Mas a temporada não foi das melhores, e ele terminou o campeonato na 27ª posição, com 19 pontos marcados.
O ano de 2006 marcou a despedida de Raul Boesel da Stock Car, a qual disputou pela equipe WB Motorsport. A temporada foi um desastre, pois não chegou a marcar um só ponto.
Estatísticas:
Vitórias: 03 (Tarumã, Goiânia e Cascavel em 1979)
Poles: 04
Pódios: 09
Melhores voltas: 02
Corridas Disputadas: 68
Melhores voltas: 02
Corridas Disputadas: 68
Temporadas: 1979; 2001 - 2006.
Equipes em que correu: Sprint Racing. Boettger Competições, Rio Racing e WB Motorsport.
1979 |
2001 |
2002 |
2003 |
2005 |
Antônio Jorge Neto: Multicampeão no motociclismo, Antônio Jorge Neto nasceu na cidade paulista de Serra Negra, em 05 de agosto de 1963. Com ótima experiência nos carros de turismo - foi 4 vezes vice-campeão na Copa Fiat, categoria A - nos anos 90, Netinho estreou na Stock Car em 2000. Na temporada seguinte foi um dos destaques, pois terminou o campeonato na 5ª posição, à frente de pilotos como Paulo Gomes, Carlos Alves e Adalberto Jardim.
Em 2002 não teve um bom ano, mas foi destaque na 6ª etapa do campeonato, disputada em Interlagos. Na ocasião, substituiu Xandy Negrão - que não pôde participar da prova em virtude de compromissos profissionais - e teve uma grande performance, ao sair da 27ª e última posição e chegar em 4º. Na ocasião, correu pela equipe Medley-Mattheis, pela qual correria nos próximos dois anos.
Já vestindo as cores da Medley-Mattheis, Neto venceu sua primeira prova na categoria, em Brasília. Ao final do campeonato, repetiu a 5ª colocação de dois anos antes. Em 2004, seu último ano pela equipe de Andreas Mattheis, ele venceu uma das etapas de Curitiba e foi pole em 02 ocasiões - Interlagos e Jacarepaguá -, terminando a temporada na 3ª colocação. Ao fim do ano, trocou de lugar com o então campeão Giuliano Losacco, passando a correr na RC Competições, de Rosinei Campos.
2005 foi um ano marcado pela regularidade, pois mesmo sem vencer nenhuma corrida, terminou a temporada na 4ª colocação. No ano seguinte, teve como companheiro Cacá Bueno e conquistou o vice, seu melhor resultado em campeonatos na categoria. 2007 e 2008 foram anos de altos e baixos, e Neto ficou longe das primeiras posições da tabela. O destaque foi a vitória na 4ª etapa de 2007, em Interlagos.
Com a mudança do equipamento na temporada de 2009, Neto passou a correr pela RC3 Bassani. Terminou o campeonato no meio da tabela, e o único destaque daquele ano foi o 2º lugar conquistado na 3ª etapa, em Brasília.
2010 foi a última temporada em que Antônio Jorge Neto disputou todas as corridas do calendário da Stock. Correndo pela equipe RZ Corinthians, ele teve desempenho modesto, marcando somente 12 pontos. Ao fim da temporada, fez sua despedida da categoria.
Entretanto, ainda fez duas aparições esporádicas na Stock: Em 2011, quando disputou a etapa de Ribeirão Preto pela AMG Motorsport e em 2014, quando formou dupla com Lucas Foresti na Bassani Racing, na etapa de abertura da atual temporada.
Estatísticas:
01 Vice-campeonato (2006)
Vitórias: 04 (Brasília - 2003, Curitiba 2004 e 2006, Interlagos - 2007)
Poles: 04 (Interlagos - 2003/2004/2007 e Jacarepaguá - 2004)
Pódios: 18
Pódios: 18
Voltas mais rápidas: 07
Corridas disputadas: 123
Corridas disputadas: 123
Algumas equipes em que correu: Medley-Mattheis, RC Competições, RC3 Bassani, RZ Corinthians e AMG Motorsport.
2002 - Em Londrina, após o incêndio causado pela quebra do diferencial, nos treinos |
A 1ª Vitória: Brasília, 2003 |
2004 - última temporada pela Medley-Mattheis |
Jacarepaguá - 2007 |
2010 - Em Interlagos, com o escudo do maior time do mundo estampado no carro |
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