"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Um passeio pela história da Fórmula Truck


Uma das categorias que mais admiro no automobilismo mundial é a nossa Fórmula Truck, a qual considero um exemplo de gestão no automobilismo. Primeiramente pelas mãos do saudoso Aurélio Batista Félix, que com sua determinação e ousadia, pôs em prática o antigo sonho de ter uma categoria somente de caminhões, com várias marcas competindo entre si, de forma equalizada. Após o seu falecimento, em março de 2008, sua viúva, D. Neusa Navarro Félix, junto com seus seus filhos, Juninho e Gabi, não deixou que um empreendimento tão importante caísse em decadência, e muito pelo contrário, o que se viu de 2008 para cá foi somente o crescimento da categoria. Com suas dificuldades claro, inerentes a qualquer projeto desta natureza, mas sempre buscando a competitividade, tendo como guia a lisura e equidade entre os envolvidos. 

E não é só em torno de si mesma que a Fórmula Truck produz resultados. Cabe lembrar que há um bom tempo a categoria é conhecida pelo trato que confere aos autódromos brasileiros, os quais tradicionalmente não recebem o tratamento devido das autoridades responsáveis. Posso dizer, sem correr o risco de parecer injusto que, em grande parte, é graças à Fórmula Truck que o nosso querido Autódromo de Caruaru se mantém em funcionamento, dando um grande apoio ao automobilismo do norte-nordeste.

Enfim, sem me alongar muito, este post é dedicado a um verdadeiro passeio pela história fotográfica da Fórmula Truck, de forma a relembrarmos grandes nomes e fatos históricos destes 20 anos de história. Digo 20 anos porque 1995 foi o ano em que a categoria fez suas primeiras etapas de exibição, mais especificamente nos autódromos de Cascavel, Goiânia, Londrina e Tarumã.

Vamos lá:

Evento teste da Truck em Cascavel, 1987
Reportagem sobre a 1ª prova de exibição, em Cascavel
Exibição em Cascavel
Renato Martins em 1998

Grid em meados de 2000
Flávio Trindade em 2001

Prova em 1996
Wellington Cirino em 2000
Djalma Fogaça
Eduardo "Macarrão" Fráguas, em Curitiba, 1996
Macarrão durante exibição no ano de 1995
Mad Macarrão!
Um dos momentos mais tensos da história da Truck: com o caminhão sem freios e em chamas, Macarrão salta do bólido e deixa o caminhão perder velocidade até bater na barreira de pneus do S do Senna, em 2003. Mais herói, impossível!!




Drugovich, em foto de 1998. Posteriormente, este caminhão foi vendido a Roberval Andrade, que estreou na categoria em 2000.
Osvaldo Drugovich Jr., em 1996, a bordo de uma dos caminhões mais bonitos da história da categoria 
Sérgio Drugovich Jr., seguido de perto por Renato Martins, em 1996
Após a inversão de posições





Vinícius Ramires em 2006
Leandro Reis, pole em 2012







Roberval Andrade, com o Scania pintado com as cores do maior time do mundo!!


Felipe Giaffone comemorando a 1ª vitória do caminhão MAN

Jorge Fleck
Djalma Fogaça em Cascavel
Jorge Fleck

Raio X do caminhão de Wellington Cirino, campeão de 2001 - Revista Quatro Rodas, edição de janeiro de 2002.

Drugovich puxando o grid
Exibição em Cascavel, 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário