"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

domingo, 28 de junho de 2020

Bird Clemente e Luiz Pereira Bueno em 1958


Há alguns anos, uma foto interessante passou a circular nos blogs e sites de automobilismo. Nesta foto, é retratado um carro inscrito sob o nº 98 parado no acostamento de Interlagos, durante a III edição das Mil Milhas Brasileiras, disputada em novembro de 1958.

O carro, inicialmente tratado como um Simca e depois como um Fiat, tinha na porta o patrocínio da Retentores Sabó, enquanto a dupla de pilotos fora inscrita sob os pseudônimos Sabó e Paps. Mas quem eram esses pilotos?

Graças ao trabalho meticuloso de Paulo Roberto Peralta, do site www.bandeiraquadriculada.com.br, essa dúvida pode ser esclarecida. Trata-se, na verdade, de um Fiat Millecento com motor e câmbio derivados de um Simca Huit, enquanto a preparação e tocada foram dividas entre os futuros campeões Bird Clemente e Luiz Pereira Bueno, cujas carreiras dispensam comentários. Porém, cabe lembrar que aqueles dois garotos na época (início de carreira) chegaram a vencer as edições de 1967 (Luiz Pereira Bueno, sendo Bird o segundo colocado) e 1970 (Bird e seu irmão Nilson) das Mil Milhas Brasileiras.

A prova foi extremamente curta para a dupla, com apenas 02 (duas) voltas completadas, sendo que Bird sequer chegou a pilotar o carro. Naturalmente, ficaram na última posição do grid, formado por 29 carros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário