"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

sexta-feira, 11 de março de 2011

Um avião na pista




Em 2002, uma estrela internacional das pistas foi a sensação da Mil Milhas. Tratava-se de um Lister Storm, carro construído pela inglesa Lister, e que tinha como propulsor um Jaguar V12 7.0 de 570 cv. Em 7 anos (1993-2000) , apenas 4 unidades foram produzidas, e uma delas, foi trazida para o Brasil pelo saudoso Alcides Diniz.

O carro foi inscrito com o número 25, e teve como pilotos o próprio Alcides, Alfredo Guaraná Menezes, Belmiro Ferreira Jr., e o escocês Jamie Campbell-Walter. Logo nos treinos, o bólido mostrou a sua força, cravando a pole-position. No entanto, a corrida durou apenas 12 voltas. Motivo: Os jogos de pneus comprados para a disputa permaneceram retidos na alfândega. Assim, com 12 voltas completadas, Campbell-Walter recolheu o Lister aos boxes.

Três anos depois, o Lister Storm foi inscrito novamente na prova, com o número 23. Desta vez, o quarteto responsável pela pilotagem foi formado por: Alcides Diniz, Jamie Campbell-Walter, Pedro Gomes e Beto Giorgi. Após largar na quarta posição, o Lister vinha brigando pela liderança até que, com 24 voltas completadas, um protótipo Aldee rodou na curva do lago, enquanto o Lister se aproximava. A batida foi inevitável, e ambos abandonaram a prova.

Após essa participação, o carro nunca mais foi inscrito em provas, até ser vendido após a morte de Alcides Diniz, em 2006. Em Junho de 2002, o carro foi matéria na Revista Full Power (nº3).

3 comentários:

  1. Ricardo, apenas uma pequena retificação: esse carro também foi inscrito, e largou, numa edição dos 500 Kms de Interlagos. Não me lembro ao certo se em 2004 ou 2005, mas com a pintura escura, da primeira foto acima, e pilotado por Diniz e Beto Giorgi.

    Muito legal este blog, ainda mais nestes tempos em que o automobilismo esportivo paulista vem sofrendo tentativas de desmantelamento.

    Fernando Amaral

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Fernando!

    É uma pena ver o automobilismo sofrer esses desmandos. Não existem mais categorias formadoras, e até os autódromos estão sendo abandonados. Infelizmente por aqui só pensam em futebol.

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Esse Lister verde escuro foi pilotado por Diniz/Kanaan/Boesel/Lamy nos 500 KM de Interlagos.
    Nao fiquei ate o final da prova, mas pelo que eu soube, ele só perdeu pq os pitstops eram mais lentos do que os da Porsche.

    ResponderExcluir