"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Graham Hill Brasileiro


(Foto com todos os pilotos da temporada 2007 da Pick-up Racing)
(Segundo lugar em etapa do Torneio Corcel II)













Stock utilizado na temporada de 1986

Ao assistir a 1ª etapa de 2007 da extinta Pick-up Racing, fiquei curioso com o nome de um piloto que corria com uma S10, e que o narrador repetiu algumas vezes durante a transmissão. O nome: Graham Hill!. Ué, mas o Graham Hill não morreu num acidente aéreo em 1975? Sim, o Graham Hill inglês, bicampeão de F1, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans faleceu em 1975, mas o brasileiro continua bem vivo.

Trata-se do folclórico José Luiz Nogueira, mais conhecido por Graham Hill devido a sua semelhança com o piloto inglês. Atualmente, é o piloto brasileiro mais antigo em atividade. Nascido em 21/08/1933 na cidade mineira de Poços de Caldas, ele radicou-se em São Paulo. Tanto que sempre correu representando o Estado. Sua carreira profissional começou no Kart Paulista no início da década de 70 e em 1972, disputou o Festival de Estreantes e Novatos, com um Volkswagen 1500. No ano seguinte, começou a participar de provas de Divisão 1. Entre elas:

100 Milhas de Interlagos - 1973: Correu com um VW 1500 e terminou na 26ª posição

1ª 25 Horas de Interlagos - 1973: Correu em trio com Arnaldi Didone e Cláudio Cavallini num Corcel Divisão 1, abandonando a corrida com 49 voltas completadas.

500 Quilômetros de Interlagos - 1973: Correu em dupla com Paulo Della Volpi em um VW 1500 Divisão 1, terminando na 22º posição.

1000 Milhas de Interlagos - 1973: Formou dupla com Antônio Furneel na condução do VW nº 52. Terminaram na 45ª posição.
Em 1974 e 1975, disputou provas do Paulista de Divisão 1, pilotando Opala e Maverick. Na temporada de 1979, disputou o 1º Campeonato Brasileiro de Stock Car, correndo a partir da 3ª etapa. Das 14 etapas daquele ano, não participou de 4 etapas, inclusive a boicotada etapa de Cascavel, onde foi preciso inscrever Opalas de rua para completar o grid. Os melhores resultados foram 3 oitavos lugares, obtidos nas etapas de Interlagos (8ª etapa), Tarumã (9ª etapa) e na etapa final (14ª), novamente em Interlagos. Ao fim do campeonato, marcou 22 pontos.

Em 1980, disputou o novo campeonato criado pela Ford para ser preliminar da categoria de monopostos, o Torneio Corcel II. Esse era um campeonato utilizado para divulgar e alavancar as vendas do novo modelo da Ford, que junto com o Galaxie, eram os únicos modelos de passeio em produção da Ford na época. Dessa forma, os custos eram reduzidos por facilidades concedidas pela montadora, como aquisição de veículos e peças com descontos, como incentivo aos pilotos. As corridas não tinham um nível técnico muito bom, contando com poucos pilotos conhecidos, mas as disputas eram sempre acirradas.

E foi na primeira temporada do torneio que Graham Hill venceu sua primeira corrida na carreira. A corrida em questão foi a 4ª etapa do Torneio Corcel II disputada no Autódromo de Jacarepaguá e a vitória foi muito comemorada pelo piloto e sua família, que é composta por 18 filhos! No final da temporada, foi o 3º colocado no campeonato, que teve como campeão e vice, Aloysio Andrade Filho e Olício dos Santos, respectivamente. Em 1980 também participou de provas do campeonato brasileiro de Stock Car, onde marcou 10 pontos no total na temporada.

No ano seguinte, continuou a disputar a categoria, obtendo como melhores resultados, a vitória na 1ª bateria da 5ª etapa, realizada no Autódromo de Jacarepaguá. A vantagem para o segundo colocado, Olício dos Santos, foi de 2 segundos. Na 2ª bateria, as posições entre os dois se inverteram. Ao final do campeonato, foi 4º colocado na classificação final, que teve como campeão Olício dos Santos. Em 1982, não fez um bom campeonato, terminando a classificação final no meio da tabela. Neste último ano do Torneio Corcel II, o campeão foi Olício do Santos, que conquistou seu segundo título. Ainda na década de 80, chegou a correr no Campeonato de Marcas, com um Voyage. Conquistou também o título do Campeonato Paranaense de Marcas. Em 1984, foi o 10º colocado nas 3 Horas de Interlagos, em dupla com Ilo de Oliveira em um Voyage. Participou de provas de longa duração, como os 1000 Km de Brasília, onde correu em 1980 e 1983.

A última participação em uma categoria de destaque foi na extinta Pick-up Racing. Fez sua estreia em 2005, na 6ª etapa do campeonato, realizada no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina. Correu ainda nas temporadas de 2006 e 2007 da categoria, que no ano seguinte, passou a ser organizada pela Vicar, o que fez com que muitos pilotos antigos da Pick-up desistissem de correr. Nas duas temporadas completas que correu, Graham Hill marcou um ponto em cada uma.

Aos 78, ainda participa de corridas de kart, para manter o preparo físico e também para acompanhar um dos seus 18 filhos, o piloto amador de kart, Peterson Nakamura. O "Graham Hill Brasileiro" é lembrado com muita simpatia pelos seus antigos companheiros de corrida, como Edgard Mello Filho, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes e tantos outros.

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