"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Série Nomes que Fizeram/Fazem parte da História da Stock Car Parte IX: Ruben Fontes


A série sobre pilotos que fizeram ou ainda fazem a história da Stock Car Brasil chega à sua oitava parte, trazendo o retrospecto da carreira de um piloto de alto nível, mas que infelizmente teve que dar uma pausa na carreira. Trata-se de Ruben Fontes.

O Goiano Ruben Fontes nasceu em 27 de novembro de 1975, e aos 18 anos já firmava eu nome entre o rol de campeões de categorias nacionais, em 1993, ao vencer na temporada de estreia na Fórmula Chevrolet, após 05 vitórias.

Entretanto, em meados de 1996, sua carreira teve de ser interrompida, em virtude de compromissos profissionais. Somente em 2004 o piloto voltou a correr, sendo que os planos, inicialmente, era de começar logo na Stock Car V8, na época em franca ascensão. Entretanto, em virtude de ter passado tantos anos afastado das pistas, a graduação de piloto "A" de Fontes perdeu sua validade, o que o impediu de correr na categoria principal na época, mais especificamente pela equipe Scuderia 111. A solução foi disputar a Stock Light, pela equipe Gramacho Racing, onde correu as três últimas rodadas duplas, disputadas no saudoso Jacarepaguá e em Interlagos. O melhor resultado obtido na aventura da Stock Light foi o 3º lugar no RJ, na 15ª etapa de 2004.

Somente em 2005 veio a tão esperada estreia na Stock V8, através da equipe JF Racing, de Jorge de Freitas. A temporada foi bastante produtiva, com resultados bastante expressivos, como o 5º e o 6º lugar obtido em etapas disputadas no Autódromo de Jacarepaguá. Mas, o melhor resultado foi obtido em Tarumã, quando o piloto liderou todos os treinos, conquistou a pole position - com direito a recorde da pista, com o tempo de 1min03s525 - e venceu a prova, que foi um tanto quanto conturbada, tendo em vista as fortes chuvas que desabaram sob o autódromo naquele domingo, deixando a pista completamente encharcada. Para se ter uma idéia, as 06 primeiras voltas foram percorridas atrás do Safety-Car, e das 20 totais, apenas 05 foram com bandeira verde. Cabe ressaltar que o número de 20 voltas foi cumprido para que os pilotos recebessem a pontuação na íntegra (75% da corrida). Ao final daquela temporada, Fontes terminou o campeonato na 9ª posição, com 62 pontos, sua melhor atuação na Stock.

Em 2006, veio a segunda vitória na categoria, na etapa disputada em Santa Cruz do Sul. Ao final da temporada, Fontes marcou 55 pontos, suficientes para deixá-lo na 14ª posição na classificação final.

No ano seguinte, a equipe JF passou a correr com a carenagem do Peugeot 307, e Fontes teve como companheiro de equipe o Paraibano Valdeno Brito. Naquele ano, a melhor colocação em corridas foi alcançada na etapa de Jacarepaguá, com um 4º lugar, tendo como resultado final a 15ª posição, com 53 pontos marcados. Mas não se pode esquecer outros resultados, igualmente significativos:

6º lugar em Interlagos
7º lugar na Argentina
8º lugar no Autódromo Orlando Moura.

Para o ano de 2008, Ruben Fontes não conseguiu acertar com nenhuma equipe da categoria principal, e assim, teve que voltar à Light, que na época se chamava Copa Vicar. Após disputar as 03 primeiras etapas, com um Mitsubishi Lancer da equipe TM Sports, marcando 08 pontos, surgiu a chance de voltar à Stock principal, desta vez pela equipe Nascar, de Aloísio Andrade Filho, na vaga deixada por Thiago Medeiros. Entretanto, após disputar 07 provas e ficar de fora de outras 02, Fontes, pela primeira vez, terminou a temporada sem marcar pontos.

Infelizmente, por conta da crise financeira que assombrou o mundo - sobretudo os EUA - no fim de 2008, o piloto não conseguiu acertar com nenhuma equipe para a temporada 2009, iniciando mais um hiato - que dura até hoje - em sua carreira. Uma pena, pois se tivesse dado continuidade à sua história na Stock, Ruben Fontes teria alçado voos ainda maiores!


Em 1993, na Fórmula Chevrolet, em etapa disputada no autódromo de Goiânia

Tarumã, 2005

2006

2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário