O regulamento da 11ª edição da Mil Milhas Brasileiras, disputada em 08 de dezembro de 1973, permitia a participação apenas de veículos de produção enquadrados nas categorias Divisão 1 e 3, sendo esta última a mais permissiva em termos de preparação.
Isto porque um Divisão 3 na época poderia ser equipado com pneus slick de maior largura, alterações na carroceria e mecânica (câmbio, motor e suspensão), enquanto que um carro inscrito na Divisão 1 utilizava preparação bem restrita e pneus radiais.
Nas fotos de hoje, trago para vocês o Chevrolet Opala Divisão 3 nº 58 de José Argentino e Raul Natividade, que durante a disputa perdeu o capô, o que deu uma cara ainda mais brava ao belo Opalão. O resultado final foi bem interessante, visto que o bólido terminou na 3º posição da classificação geral com 196 voltas completadas, atrás tão somente de 02 (dois) Ford Maverick, das duplas Bird e Nilson Clemente (nº 20) e Camilo Christófaro e Eduardo Celidôneo (nº 18).
Apesar de ter nascido oito anos depois, essa edição das Mil Milhas com o regulamento da Divisão 3 e Divisão 1 pra mim foi uma das melhores. Pela variedade de carros e modelos, pelos pilotos presentes e pela disputa em si, que foi muito interessante.
ResponderExcluirCom certeza irmão! Além de ter sido um grid bonito de se ver, foi também um dos mais extensos da história da prova. Grande abraço!
ExcluirFantástico o artigo! Realmente emocionante ler essas histórias de uma época tão importante para o automobilismo brasileiro, a época romântica e de muito desenvolvimento.
ResponderExcluirGostaria de saber mais sobre informações técnicas dos Opalas e Mavericks. Por gentileza, poderiam indicar alguma fonte confiável?
Parabéns e obrigado desde já.
Rico Araujo.
Olá Rico, tudo bem? Muito obrigado pela sua preferência de leitura e pelos elogios, esse retorno é fundamental para a cada dia buscarmos mais informações e dados para manter esse espaço atualizado.
ExcluirSobre informações técnicas a respeito destes dois modelos, te indico a www.autolivraria.com.br, que traz muitas publicações de alto nível sobre veículos de todas as épocas. Você pode encontrar informações muito importantes em publicações antigas, como Quatro Rodas, Auto Esporte, Oficina Mecânica, Motor 3, entre outras, além de sites como o Auto Entusiastas.
Grande abraço e mais uma vez muito obrigado!