Impulsionado pela inauguração do Autódromo de Caruaru no ano de 1992, o automobilismo no Estado de Pernambuco lançou vários nomes a nível nacional no final dos anos 90 e início dos anos 2000. E um desses nomes foi o piloto Adson Moura, que registrou participações em diversas categorias de destaque.
Adson nasceu em 24 de outubro de 1977, e estreou no automobilismo local sob o apoio de seu pai e grande incentivador do esporte a motor, o saudoso Amauri Moura. Na mesma época, sua irmã Danuza também passou a disputar corridas nas categorias Corsa e Speed 1600. Em 1998, foi campeão brasileiro de Fórmula 2000.
No ano de 1999, Adson foi campeão da categoria Fórmula Espron Paulista, disputada pelos monopostos de fabricação nacional (criados no Ceará) com motorização BMW à época. A história dessa categoria é muito bem contada pelo cirúrgico Blog do Carelli, do nosso irmão Rodrigo Carelli. Para conferir essa retrospectiva, acesse este link.
Em 2000, Adson disputou a Copa Corsa Metrocar (cuja história também é retratada fielmente por Rodrigo no Blog do Carelli, nesta sequência), temporada em que teve como melhores resultados a vitória obtida na 6ª etapa e o segundo lugar na 4ª etapa, sendo os pontos conquistados suficientes para deixá-lo na 6ª posição na classificação geral.
No início daquele ano, cabe lembrar que os irmãos Moura venceram as 6 Horas do Ceará na categoria ate 1600cc, pilotando o Chevrolet Corsa da Equipe AMC Competições, em companhia do experiente Joca Ferraz, também de Pernambuco. E essa performance da equipe fora ainda mais destacada se levarmos em consideração o 4º lugar na classificação geral (200 voltas completadas), atrás apenas dos protótipos movidos por propulsores BMW.
Já em 2001, Adson Moura disputou 05 corridas pela Equipe Hot Car, ano em que aconteceu a estreia do motor V8 na Stock Car. Cabe ressaltar que o piloto também participou das Mil Milhas de 2001 (Protótipo Espron, em trio com Fred Lengyvel e Ricardo Arantes - 336 voltas completadas) e 2002 (Protótipo MCR, em quadra com Fred Lengyvel, Ricardo Arantes e Marcelo Reis - 188 voltas), tendo alcançado a 8ª e 42ª posição na geral, respectivamente. Ainda em 2002, disputou também os 500 km de Interlagos, a bordo de um Protótipo Moro, em trio com Alfred Lengyvel e o veterano Roberto Samed.
Logo após esse período, Adson Moura terminou por se afastar do esporte a motor, estando atualmente ligado à aviação (atua como comandante de jatos Phenom 300 e primeiro oficial em aeronaves Airbus A 320.
Adendo: Após ler essa matéria, o campeoníssimo pernambucano Adésio Santos nos lembrou de que na prova preliminar da Rio 400 de 1999, etapa brasileira da Fórmula Indy, Adson Moura conquistou a vitória na Espron de forma magistral, largando na pole e liderando de ponta a ponta. O vídeo desta prova está disponível neste link.
*Fotos de autoria do fotógrafo Antonio Preggo. Todos os direitos reservados.
![]() |
Danuza e Adson Moura. Ela com o Omega da Stock Light e ele com o Vectra da V8 |
![]() |
Mil Milhas Brasileiras de 2001 |
Matéria cedida pelo nosso irmão Rômulo Amorim |
![]() |
Posando ao lado Reynard - Toyota de Cristiano da Matta, na temporada 2000 da Indy |
Parabéns Ricardo mais uma vez pelo resgate do automobilismo nordestino e brasileiro!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo apoio e atenção de sempre, meu amigo! Forte abraço!
ExcluirRecebi esse artigo através do multi campeão e grande amigo Adesio. Gostaria de agradecer pela lembrança, não só minha, mas também de minha irmã e do meu eterno Painho. MUITO OBRIGADO!!!!
ResponderExcluirBoa tarde Adson! Ler seu comentário é uma honra para mim. Fico muito feliz que tenha gostado, e espero que esse registro da sua história fique eternizado para as futuras gerações. Um forte abraço, gratidão!
Excluir