Vitória em Mil Milhas é feita em conjunto. Desde a preparação do carro, esquema de boxes e até a pilotagem, é impossível vencer uma prova de longa duração sozinho. Se no início da história os pilotos corriam em duplas, com o passar do tempo, o número de inscritos no mesmo carro foi aumentando.
A primeira vitória de um trio de pilotos veio com a primeira retomada da prova, em 1981. Naquele ano, os irmãos Giaffone (Affonso e Zeca) venceram a prova com Chico Serra em um Chevrolet Opala Stock Car. Apesar de ter registrado a 5ª posição nos treinos classificatórios, um vazamento de óleo do motor no fim dos treinos fez com que o preparador Jayme Silva decidisse pela troca do propulsor, o que colocou o Opala na última posição do grid. Mas, através de uma eficiente estratégia de paradas e plano de corrida, a vitória veio após 12h32min13s de corrida.
Já a primeira vitória em quarteto ocorreu em 2001, quando o Porsche 911 GT3 da equipe Stuttgart Sportscar foi pilotado por Max Wilson/Flávio Trindade/André Lara Resende/Régis Schuch. Após enfrentar os transtornos causados pelo temporal que caiu por duas horas e meia sobre a região de Interlagos, atrasando a largada em mais de três horas, o pole Porsche cruzou a linha de chegada após completar 375 voltas, com 12 de vantagem para o então campeão Jair Bana, que correu em um Protótipo Aldee em dupla com Tino Vianna.
E em 2021, foi registrada a primeira vitória de um quinteto nas Mil Milhas. José Vilela, Leandro Totti, Eduardo Souza Pimenta, Guilherme Ghizo e Leonardo Yoshi se uniram na pilotagem do Protótipo MRX 2.1 Ford Duratec, preparado pela Equipe LT Racing Team. Saindo da quinta posição, o protótipo tomou a liderança com cerca de 5 horas de 20 minutos de prova, sustentando-a até completar as 291 voltas da corrida (naquela edição, a prova foi limitada em 10 horas de duração, em virtude das restrições de convívio impostas pela Pandemia de Covid-19) com 4 voltas de vantagem para o segundo colocado (Protótipo R1 #31, de Leandro Guerra, Alexandre Zaninoto e Marcelo Camacho).
Cabe lembrar que esse mesmo carro havia vencido os 500 km de São Paulo em 2020, sob o comando de José Vilela, Leandro Totti, Gustavo Ghizo e Leonardo Yoshi.
Não percam hoje a live de aquecimento das Mil Milhas 2026, no Canal Entusiastas Sobre Rodas, em parceria com o Portal e TV High Speed. Começa às 20:00 no YouTube, neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário