Uma das características que conferem uma aura especial às Mil Milhas Brasileiras, é a participação de bólidos que são fruto da criatividade, ousadia e inovação das equipes envolvidas. Nesse conceito, podemos incluir, sem sombra de dúvidas, o Fuspyder da equipe Bonora Racing.
Trata-se de um silhouette car (carroceria de fibra de vidro inspirada em um modelo de produção, montada sob chassi tubular) que nos remete à categoria europeia VW Fun Cup, caracterizada por grids lotados que reúnem dezenas de exemplares do VW Fusca (ou Beetle, fora do Brasil). Já o chassi, é derivado do tradicional protótipo Aldee Spyder (sendo utilizado também o motor VW AP 2.0), lançado em meados de 1998. Para a pintura, foi escolhido o laranja que caracterizou o VW Fusca bi-motor montado pelos irmãos Fittipaldi nos anos 60 (mais conhecido como Fitti-Fusca).
A estreia do bólido se deu em fevereiro de 2021, no evento denominado Guaporé Summer Race 2021 (prova extracampeonato da categoria Super Turismo), sendo que em razão de problemas na embreagem, Rodrigo Bonora (preparador e criador do carro) teve que abandonar a disputa logo no início.
Nas Mil Milhas de 2022, o Fuspyder foi inscrito sob o nº 7 (remetendo ao Fitti-Fusca), tendo como comandantes os pilotos Rodrigo Bonora/Jorge Selmer/Igor Taques/Fernando Dauer/Franco Dauer/Mário Marcondes. Após largar da 14ª posição, com o tempo de 1min54s477, o VW enfrentou problemas de câmbio na volta 26, que forçou uma parada mais longa nos boxes. Mas mesmo assim, o valente bólido retornou à pista, finalizando na 15ª posição, com 257 voltas completadas.
Fontes:
http://www.blogdopassatao.com/2021/02/fusca-spyder-conheca-o-fuspyder-do.html
https://nivelandoaengenharia.com.br/pt/blog/2021/12/14/1-000-milhas-do-brasil-2022/
http://blogdocarelli.blogspot.com




Excelente matéria Ricardo, estes pilotos da tripulação família Dauer teria alguma ligação com o preparador DAUER da Alemanha que venceram Le Mans em 1994 com porsche 962?
ResponderExcluirMuito obrigado, meu amigo. olha, sobre a questão do parentesco, eu não tenho essa informação, mas vou procurar saber.
ExcluirExcelente matéria Ricardo, estes pilotos da tripulação família Dauer teria alguma ligação com o preparador DAUER da Alemanha que venceram Le Mans em 1994 com porsche 962?
ResponderExcluir