A marca da Baviera tem um longo histórico de
participações nas Mil Milhas Brasileiras. Apesar da conhecida resistência,
qualidade indispensável a qualquer veículo que dispute uma prova longa, sempre
faltou algo a mais para que modelos BMW tivessem desempenho à altura do seu nome na
nossa maior prova de endurance.
Em 1970, houve a participação de dois exemplares
na prova:
BMW 2002
nº 8 Roberto Dal Pont e Edgard Vaz
BMW 2002
nº 54 Antônio Castro Prado e Antônio Cláudio Tarla
Quanto às classificações finais, infelizmente
não possuo registro das colocações exatas, porém, é certo de que não terminaram
entre os 30 primeiros.
Após o hiato de 22 anos (em 1973 a prova
admitia somente veículos que disputassem campeonatos de Divisão 1 e 3, e no
início dos anos 80, os carros importados não podiam participar da prova, salvo
aqueles que já estivessem em solo brasileiro há longo tempo), duas BMW M3 foram
inscritas na prova, sendo que uma delas venceu a disputa. Já contei essa
história em outra oportunidade, aqui nesse link.
Em
1993, outros dois modelos representantes da marca disputaram a Mil Milhas. As
BMW pertenciam a uma equipe Portuguesa, a Equipe Trajecto, e tiveram como
pilotos:
BMW 325i
nº 17 - Ingo Hoffmann, Andreas Mattheis e Paulo Júdice
BMW 320i
nº 47 - Nivaldo Bernardi, Jurgen Weiss e Marc Gindorff (os dois últimos tinham
sido campeões no ano anterior)
Na
prova, a BMW nº 17 teve melhor desempenho, chegando a liderar 51 voltas (da 160ª a
211ª, após o abandono do Porsche nº 1 de Klaus Heitkotter, Bern Effinger e Ornulf Widheim), abandonando por uma quebra de câmbio.
Em 1994, mais modelos foram inscritos e o
desempenho foi mais notável. A história completa está neste outro link
No ano de 1995, disposta a ganhar a prova,
dois exemplares com apoio de fábrica foram inscritos:
BMW M3 nº 4 Steve
Soper, Nelson Piquet e Paulo Carcasci (largou em 3º, com o tempo de 1min47s129)
BMW M3 nº 17 Ingo Hoffmann, Nelson Piquet e Marc Duez (largou em 2º, com
tempo de 1min46s305)
Na prova, o BMW nº 17 abandonou na 54ª volta,
enquanto que a BMW nº 4 abandonou na 91ª volta, devido a um problema nas velas,
causando muita fumaça e acabando com o motor do carro.
Em 1996, apenas um BMW foi inscrito, no
minguado grid de cerca de 30 carros. Pilotado por Mário Covas Neto/Alexandre Zaninoto/Luiz Amorim Jr., o modelo M3 nº 88
capotou nos treinos, e como não foi recuperado totalmente, completou apenas
6 voltas, após largar dos boxes.
Na prova realizada no Autódromo Nelson Piquet (DF), em 1997, a marca BMW se fez presente no lugar mais alto do pódio, porém não foi com um veículo propriamente seu. Acontece que o propulsor do Mclaren F1 vencedor (pilotado pelo trio Nelson Piquet/Steve Soper/Johnny Cecotto) foi projetado pela BMW. O motor em questão é um 6.1 V12 48 válvulas de 627 cv. Os outros representantes da marca alemã inscritos na prova tiveram desempenho mais modesto:
BMW 320i nº 5 Luiz Caland e Luiz Felipe Calmon (15º lugar na geral)
BMW 320i nº4 Renato Constantino e Gustavo Mendes (21º na geral)
Espron BMW nº 19 Ruyter Pacheco, Leo Faleiro e Sandro Ferrari (19º na geral)
Na volta da Mil Milhas à Interlagos, um único
modelo da marca alemã disputou a prova. O modelo 325i nº 5, foi pilotado por
Fernando Julianelli, Mauri Zacarelli e André de Souza, e largou na 21ª posição
com o tempo de 1min58s211. Na prova, completou 180 voltas e terminou na 25ª
posição.
Em 1999, nenhum modelo da marca foi inscrito.
Mas a BMW não ficou completamente ausente na prova, pois o Protótipo Tango, nº
2, de Flávio Andrade, Ruyter Pacheco e Felipe Giaffone, era equipado com motor
BMW (terminou na 3ª colocação, com 14 voltas de desvantagem para o vencedor), além do Próton BP7 BMW nº 33 de Vítor Meira, Hybernon Cisne e Arialdo Pinho, que terminou na 19ª posição.
No ano de 2001, um modelo BMW disputou a prova, e juntando-se a ele, os protótipos com mecânica da marca alemã de Nelson Piquet, Tony Kanaan e Hybernon Cisne:
Super Compacta BMW n° 1 Nelson Piquet, Rodrigo
Piquet e Mário Haberfeld (48º lugar na geral)
BMW 325 Schnitzer 3.0 nº 18 Flávio Secolin, Alfredo Guaraná e Cesar Urnhani (9º lugar na geral e 1º na categoria II)
Tango BMW nº 2 Flávio Andrade, Ruyter Pacheco, Felipe Giaffone e Tony Kanaan (26º lugar na geral)
Próton BP7 BMW nº 33 Vítor Meira, Hybernon Cisne e Arialdo Pinho (21º lugar na geral)
Nos anos seguintes:
2002:
BMW 325 Schnitzer 3.0 nº 18 Ronaldo Sampaio, Ronaldo
Porto e Carlos Maluhy (15º na geral e vencedor na categoria II)
BMW
M3 2.1 nº 85 Fabio
Murari, Luiz Amorin e Joao Adibe Marques (59º lugar na geral)
BMW M3 nº
21 Alcides Diniz, Alfredo
Guaraná Menezes, Belmiro Jr. e Jamie Campbell-Walter (61º lugar)
Protótipo Hollywood BMW nº 2 Felipe Giaffone, Zeca Giaffone, Flávio Andrade e Ruyter Pacheco (40º lugar)
2003:
BMW M3 nº 73 Stefano Zonca (ITA), Ettore Bonaldi (ITA), Diego Alessi (ITA) e Franco Mondino (ITA) (5º lugar na geral e vencedor na categoria II)
Espron BMW nº 81 Oscar Perrot, João Vasconcelos, Norberto Januzzi e Maurício Perrot (51º lugar na geral)
BMW
M3 nº 22 Capuava Racing (Alcides Diniz) - permaneceu nos boxes
2004:
BMW M3 2.5 nº 61 Dieter Quester (AUT)
Philipp Peter (AUT) Toto Wolff (AUT) Klaus Engelhorn (AUT) (3º lugar na geral e vencedor na categoria II)
BMW M3 2.5
nº 27 Antônio Ermírio de Moraes (SP) César Urnhani (SP) Luiz Fernando Batista (SP) (12º lugar na geral e 3º na categoria II)
BMW M3 2.5
nº 47 Eduardo H. Mello (SP) José Mammana (SP) José Fernando Trita
(SP) José Rubens Spada (SP) (18º lugar na geral)
2005:
BMW M3 nº 11 Dieter Quester (AUT) Toto Wolff (AUT) Karl Wendlinger (AUT) Stefano Zonca (ITA) (6º lugar na geral e vencedor da categoria ST)
BMW
M3 GTR nº 51 Alberto Cerrai (ITA) Diego Alessi (ITA) Francesco Ravasio
(ITA) Alessandro Canali (ITA) (9º na geral e 2º na categoria ST)
BMW M3 nº
45 Eduardo Homem de Mello (SP) Leonardo Burti (SP) Cássio Homem de Mello (SP) (54º na geral - esse foi o mesmo carro utilizado no ano anterior por Eduardo e Cássio Homem de Mello)
2006:
BMW M3 nº 42 Fábio Sotto
Mayor (SP) Henry Visconde (SP) Luiz Roberto Coutinho Nogueira (SP) (23º na geral)
2008:
BMW M3 nº 70 Fabio Sotto Mayor
(SP), Henry Visconde (SP), Fernando Arantes Rebellato (SP) e Ricardo Landi (SP) (12º lugar e vencedor na categoria II. Largou em 11º com a marca de 1min45s112)
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BMW 325i em 1998 (gentil contribuição de Fernando Julianelli, que pilotou o carro) |
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BMW no grid |
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1998 - Fernando Julianelli, Mauri Zacarelli e André de Souza |
Agradecimentos: Para essa postagem, contei com a gentil contribuição de Fernando Julianelli (fotos da BMW em 1998) e de Napoleão Ribeiro (dados sobre carros inscritos em 1997, além das fotos de 1996). Muito obrigado!