"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Valdir Del Greco - 1986

A 16ª edição das Mil Milhas Brasileiras, disputada entre os dias 25 e 26 de janeiro de 1986, teve um grid minguado para os seus padrões. Apenas 34 carros largaram (dos 36 inscritos) e 11 deles receberam a bandeira quadriculada. Na época, muito se falou que a maior causa para o insucesso daquela edição fora a alteração no regulamento, que criou uma única categoria de força livre, deixando de estabelecer a premiação para carros de menor cilindrada.

Só que mesmo assim, um desses carros menores fez bonito na prova. Trata-se do Voyage Hot Car nº 59 do trio Amadeu Rodrigues, Paulo Sarmento e Valdir Del Greco, equipado com motor AP 2.0, que após largar do meio do grid, escalou posições gradativamente até ocupar o 3º lugar, embora tenha terminado a prova em um honroso 5º lugar (196 voltas), atrás apenas de Opalas Stock Car e seu bravo motor 6 cilindros 250s. Em 1985, Del Greco Já havia vencido a prova na categoria B, ao chegar no mesmo 5º lugar na geral (191 voltas), dividindo a tocada do VW Gol Hot Car nº 40 com Luis Pinto.

Infelizmente, Valdir Del Greco, que era funcionário da engenharia e piloto oficial da Volkswagen, perdeu a vida no mesmo Interlagos em junho de 1987, durante a 3ª etapa do Paulista de Hot Car. Na ocasião, chovia muito na pista, e logo após a largada ter sido autorizada (fato este que veio a ser muito contestado após o trágico acidente), o Voyage de Greco rodou na curva 2, sendo atingido na lateral pelo Opala de Carlos Col, e logo em seguida, na traseira, pelo Passat de Ricardo Bock. O piloto chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital, em virtude do grave ferimento (o acrílico da porta do carro perfurou o seu pescoço) que o fez perder muito sangue.






segunda-feira, 3 de julho de 2023

Lembranças de uma arrancada - Maceió/2004

Volta e meia falamos sobre as provas de arrancada que aconteceram no aeroclube de Maceió nos anos de 2003 e 2004. Foi uma época em que o filme Velozes e Furiosos e sua continuação, + Velozes + Furiosos, faziam muito sucesso, impulsionando o público amante de personalização e preparação de veículos, e consequentemente, o próprio mercado. E relembrando esse clima, trago para vocês alguns dos participantes da 2ª etapa do Arrancadão Maceió, disputada em 25 de janeiro de 2004:

*Fotos de Osmário Lacet


Puma com motor AP turbo do baiano Jorge Gitirana - ficou na 2ª posição da categoria Força Livre, com a marca de 14s298 nos 402 metros

Gol de Hamilton dos Santos, com pneus radiais

Santa Matilde 4.1 6 cilindros de Douglas Kleber Jr. - 3ª posição na categoria Street Tração Traseira, com 17s963

Ford Mustang 5.0 V8 de Emerson Rocha Pereira - 1ª posição na categoria Street Tração Traseira, com a marca de 16s525

VW Gol de "Júnior Buda", que causou sensação na categoria Turbo Original em razão do visual do seu veículo. Porém, enfrentou problemas na prova.