Apesar do certo atraso, seria um desperdício não tecer comentários acerca da prova disputada na noite da última quarta - feira pela categoria Camping World Truck Series da Nascar, a popular "divisão das caminhonetes".
Desde 2013, a Nascar promove uma espécie de volta às origens no mês de julho, ao disputar a CarCash Mudsummer Classic, etapa realizada no Eldora Speedway, oval de terra com meia milha de extensão (0.804 km) localizado no Estado de Ohio, EUA, que foi inaugurado em 1954, e desde 2004 pertence ao tricampeão da Nascar Tony Stewart. A corrida em si tem peculiaridades, como a divisão em blocos de 60, 50 e 40 voltas, mas a pista de terra é a maior elas, o que permite um show de derrapagens e diversos toques (mais ainda do que os habituais nos ovais pavimentados). Mas na etapa desse ano, apesar da vitória de Christopher Bell, pela equipe de Kyle Busch, o grande nome foi, sem dúvida alguma, Bobby Pierce, piloto de 18 anos.
Primeiro porque essa prova marcou a sua estreia na categoria, depois de correr por alguns anos nas categorias Dirty Late Model (carros com carenagens um tanto quanto esquisitas, que disputam provas em ovais de terra). A estreia já começou muito bem, haja vista que logo de início Pierce conquistou a pole. Durante a prova, chegou a liderar 39 voltas das 154 completadas (houve prorrogação de 04 voltas por conta de um acidente ocorrido nas últimas voltas, o que é previsto no regulamento da categoria). Mas o espetáculo mesmo foi dado nas últimas 15 voltas, quando Pierce deu um toque no muro da curva 04, fazendo com que sua pick-up Chevrolet nº 63 ficasse bastante avariada na caçamba, ou melhor, bem torta mesmo! Mesmo assim, o jovem estreante continuou sua caça ao líder, se posicionando bem perto deste, ao ponto de dar várias atravessadas buscando o traçado alternativo, na intenção de dar um bote final nas últimas curvas. E por muito pouco ele não conseguiu isso. É claro, todos nós sabemos que num oval pavimentado, onde a aerodinâmica tem influência muito maior no desempenho, ele não teria conseguido manter a performance e, consequentemente, a 2ª posição. Mas, considerando que o garoto era um estreante, é de se parabenizar o seu apetite em correr e alcançar um bom resultado, correndo como um verdadeiro veterano. Se Bobby Pierce se manter na categoria e disputar as provas restantes dessa temporada, com certeza é um nome a ser observado.
Enfim, nos anos de 2012 e 2013, acompanhei às corridas da Nascar Truck com mais frequência, por conta das participações de Nelsinho Piquet e Miguel Paludo. Confesso que de fato uma corrida realizada em um oval é tanto quanto esquisita, para muitos entediante. Principalmente nos ovais curtos, onde a impressão é de que os carros estão andando o tempo inteiro em curvas. Confesso que não tenho muito ânimo em assistir corridas disputadas em pistas como Bristol, Iowa, Phoenix, entre outros. Mas o automobilismo americano tem seu charme e encanto próprios, principalmente nos ovais mais longos, como Daytona, Indianápolis e Talladega, e assim desperta nosso interesse. Portanto, vale a pena assistir a reta final da temporada da Indy e esperar pelo chase da Nascar.