Ao ver o jovem piloto Eduardo Barrichello, o Dudu, vencer sua primeira corrida de Stock Car, me recordo do quanto o tempo passou. Isto porque é inevitável não lembrar que o seu nascimento ocorreu na época em que seu pai estava em sua segunda temporada na Ferrari, no já distante ano de 2001.
Ontem, na quarta etapa da temporada 2023 da Stock Car, disputada no Autódromo Zilmar Beux (Cascavel/PR) Dudu alcançou a vitória ao chegar na frente na corrida 2, depois de largar na 13ª posição (mesma posição de chegada na corrida 1).
Além de ter sido uma vitória obtida na base da estratégia, concentração e velocidade (trata-se simplesmente do circuito com maior média horária do calendário da categoria), o feito coroou um período de superação para o filho mais velho de Rubinho, pois na etapa anterior, disputada no Autódromo de Tarumã (Viamão/RS), ele sequer alinhou no grid, pois um forte acidente nos treinos terminou por inutilizar o seu bólido. Se não fosse o bastante, nesse meio tempo ainda foi submetido a um procedimento cirúrgico para a retirada de um cálculo renal.
Mais uma vez, a família Barrichello escreve seu nome na história da Stock Car, entrando para o seleto grupo em que pai e filho foram vencedores da categoria, escrita esta que foi iniciada na 7ª etapa da temporada 2004 da Stock, disputada no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais/PR), em 01 de agosto daquele ano. Esta corrida, cabe lembrar, foi vencida por Pedro Gomes, no Chevrolet Astra V8 da Equipe Giaffone Motorsport.
Depois dele, vieram seu irmão Marcos Gomes (12ª e última etapa de 2007, disputada em Interlagos, no Astra da Medley A.Mattheis) e Daniel Serra (7ª etapa de 2009, disputada no finado Autódromo de Jacarepaguá/RJ, com o Peugeot 307 da WA Mattheis).
* Os direitos das imagens a seguir estão reservados ao seus autores.