"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

domingo, 25 de outubro de 2020

Protótipo Aldee RTT de Marco Scalamandré: Um clássico que continua fazendo história nas pistas

 

Em março de 2019 (confiram no menu lado), tive a oportunidade de contar um pouco da história de um carro de corrida que já protagonizou grandes performances nas pistas brasileiras, sobretudo em Interlagos. Trata-se do Aldee RTT que pertence aos pilotos Marco Scalamandré e Rodrigo Garcia, carro este que já fora utilizado em Mil Milhas Brasileiras e Paulista de Automobilismo, e que atualmente disputa a categoria Gold Classic.

Na segunda etapa do certame, disputada em 11 de outubro deste ano, o grid fora formado por incríveis 52 carros, divididos em 07 categorias, sendo que a geral fora vencida pelo Ford Maverick de Leovaldo Petry, pela soma dos tempos das 02 corridas. Em segundo lugar na geral, ficou o Aldee do qual esse blog é fã, que registrou a melhor marca da prova, com 1m31s371, depois de largar da 3ª posição (tempo de treino: 1m30s900).

Enfim meus amigos, fiquei muito feliz em receber essa notícia do amigo Rodrigo Garcia, que nos mostra que um carro com projeto de cerca de 30 anos de idade pode continuar evoluindo e se manter em alto nível, disputando de igual para igual com carros mais potentes (Maverick, Omega e Mercedes) e mesmo outros com menor peso (Puma, Fusca, Karmann Ghia).


sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Ford Escort de João Campos & Cia. em 1988


A 18ª edição da Mil Milhas Brasileiras fora disputada em 23 de janeiro de 1988, no Autódromo de Interlagos. Com o grid formado por 55 máquinas, dentre as quais Opala, Fusca, Passat, entre outros, se destacava o Ford Escort inscrito sob o nº 30, do trio gaúcho Ronaldo Ely/João Campos/Pedro Bartelle.

Cabe lembrar que esse mesmo carro disputou o Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos de 1987 e 1988, com os dois primeiros pilotos dividindo o comando, sendo que uma das alterações para a prova de longa duração foi a adoção de pneus slick. Porém, a corrida do Escort na pista paulistana terminou durante a madrugada, devido a uma quebra de suspensão, deixando o carro estacionado na curva do pinheirinho até o raiar do dia.



sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Uma disputa em 1965


A VII edição da Mil Milhas fora disputada nos dias 27 e 28 de novembro de 1965, tendo como vencedora a Carretera Chevrolet Corvette da dupla Justino de Maio/Victorio Azallin Filho, que fez frente à poderosa Carretera nº 34 de Caetano Damiani. Na ocasião, Damiani dividiu a tocada com Bica Votnamis.

Na foto abaixo, temos o "embate" entre o Renault 1000 de Clóvis Pereira Bueno/João Batista Caldeira e a Alfa Romeo Giulia 1600 de Emílio Zambello/Marivaldo Fernandes, da Equipe Jolly, sobre a qual ainda devo uma matéria completa a respeito de suas participações em Mil Milhas.

Quanto ao desempenho dos bólidos, o Renault terminou na 13ª posição, com 172 voltas completadas, enquanto a Alfa foi mais longe, ao conquistar a 5ª posição com 182 voltas.

Cabe lembrar que Marivaldo Fernandes era o companheiro de viagem de José Carlos Pace, o Môco, no trágico acidente aéreo que ceifou a vida de ambos em 1977, na cidade de Mairiporã/SP. Já Emílio Zambello faleceu em 15 de janeiro de 2014, aos 88 anos de idade, depois de muitos anos à frente da organização de provas em Interlagos, através do Automóvel Clube Paulista.