"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Mil Milhas 2023: A consolidação

Ao acompanhar a disputa tanto pelo YouTube quando pelo Bandsports, confesso a vocês que bateu uma alegria muito grande em ver o patamar que a nossa querida prova está atingindo novamente. De uma disputa com grid limitado e cercada de desconfiança, em 2020, ao nível técnico de outrora que pudemos ver no último domingo, podemos dizer que as Mil Milhas se consolidaram novamente no cenário automobilístico nacional.

42 carros alinharam no eclético grid que nos remeteu à época de ouro da prova, pois onde encontraríamos, nos dias atuais, protótipos com tecnologia de ponta como o AJR e o Sigma, disputando espaço nas curvas com Fusca e Gol quadrado? Isso é Mil Milhas, meus amigos! Por falar em alinhamento do grid, cabe lembrar que a tradicional chuva deu as caras já na sexta-feira, dia 20, forçando a suspensão da tomada de tempos oficial, de modo que a ordem de largada foi definida a partir dos tempos registrados nos treinos livres. Por isso, o protótipo AJR nº 175, pilotado por Emilio Padron, Fernando Fortes, Fernando Ohashi e Henrique Assunção ficou com a pole position, com o tempo de 1min31s320.



A largada foi dada no tradicional horário de meia-noite, e a briga pela ponta ficou entre os dois favoritos, os protótipos Sigma e AJR. Ainda durante a madrugada, o Sigma teve problemas no alternador e abandonou no começo da manhã, em virtude a uma quebra da suspensão. A partir das 6 horas de corrida, o AJR passou a liderar de forma absoluta, pois nesse ínterim, o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart também chegou a ocupar a primeira posição na geral na parte noturna.

Em virtude do grande número de entradas do safety car (foram 17 acionamentos, no total de 70 voltas) a corrida terminou com 359 voltas, por conta do limite de tempo previsto pelo regulamento (12 horas mais uma volta), e não pela distância prevista (1000 milhas, equivalentes a 373 voltas no circuito de Interlagos).

Ao fim, o AJR verde nº 175 venceu com 05 voltas de vantagem para o Porsche, numa tocada segura e constante que é sua característica nas provas de endurance de curta duração (4 horas). Mais do que isso, a participação de 02 AJR na prova mostra que a principal categoria de endurance do Brasil está ao lado da organização das Mil Milhas, o que só vem a fortalecer a modalidade.

Pois é, meu amigos, felicidade define o meu estado de espírito diante da evolução das Mil Milhas após a retomada das disputas. Os trabalhos para o ano que vem já foram iniciados, e que em 2024, tenhamos ainda mais carros alinhados no grid, inclusive com tradicionais participantes, tanto em relação aos carros, como em relação aos pilotos.













sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Retrospectiva Mil Milhas: 2022

Neste clima de expectativa que antecede a realização de mais uma edição das Mil Milhas Brasileiras (ontem já tivemos carros na pista e hoje à tarde teremos o treino classificatório), vamos à terceira parte dessa nossa retrospectiva da prova, cujo início ocorreu no ano de 2020, com a disputa da 39ª edição.

O grid formado por 34 carros teve como pole position o protótipo Sigma P1 Chevrolet V8, pilotado pelo trio formado por Beto Ribeiro, Jindra Kraucher e Aldo Piedade Jr. Na primeira volta cronometrada da sessão, o bólido registrou o tempo de 1min35s225, em que pese ter alcançado 1min31s nos treinos livres. Contudo, a marca foi mais que suficiente para superar o carro vencedor da prova em 2021 por 4s8, o protótipo MRX #73 da equipe de Leandro Totti.

A largada foi dada à meia-noite do dia 23 de janeiro de 2022, e o Sigma liderou quase toda a prova, perdendo a primeira posição apenas em algumas oportunidades nas primeiras horas de disputa. Tal performance teve como um dos fatores a confiabilidade do equipamento, visto que os únicos percalços foram na quinta hora de prova, quando teve a quebra de um parafuso da suspensão, e em seguida uma falha na bomba de combustível. Tais fatores foram suficientes para deixá-lo na terceira posição da classificação geral, forçando uma prova de recuperação. Porém, a liderança fora recuperada na volta 194, e não foi mais perdida. No mais, o trabalho nas paradas de box se resumiu aos procedimentos de praxe e à troca das pastilhas de freio, e ainda, chegou a marcar a melhor volta da prova, com 1min34s489 (média de 164,489 km/h).

Em segundo lugar ficou o estreante que sequer havia treinado até a largada. Trata-se do Porsche 718 Cayman GT4 #55 da tradicional equipe Stuttgart, que foi pilotado por Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Alan Hellmeister, terminando 11 voltas atrás dos vencedores e vencendo na categoria, depois de escalar todo o grid (o Porsche chegou a ocupar a 4ª posição na geral ainda na 1ª hora de corrida).

Problemas maiores foram enfrentados pela equipe Absoluta Racing e seu protótipo ABS - 01, que teve uma quebra do motor principal antes do treino classificatório. Correndo com um motor reserva (com cerca de 100 cv a menos do que o motor titular, o que representou um acréscimo de cerca de 4 segundos por volta), passou por sucessivos problemas nos stints iniciais da prova (embreagem, ponta de eixo e cubo de roda), fazendo com que o time perdesse mais de 4 horas nos boxes. Porém, como mostra de profissionalismo e respeito ao público, o time de Ney Faustini retornou à pista e terminou a prova na 26ª posição, com 170 voltas e a vitória na classe P2.

Entre os destaques da edição, podemos citar:

#6 Protótipo Fusca DIMEP – Dimas de Melo Pimenta ll / Dimas de Melo Pimenta lll / Rodrigo Dimas de Melo Pimenta / Alex Dimas de Melo Pimenta (DIMEP) - 17ª posição na geral, com 233 voltas.

#32 Porsche 914 Tubarão – Paulo Sousa / Galid Osman / Tiel de Andrade (MC Tubarão) – este carro quebrou durante os treinos e não chegou a alinhar no grid

#22 Ford Mustang GT4 – Flavio Abrunhoza / Cassio Homem de Mello / Andre Luis Ribeiro Martins de Moraes Junior / Gustavo Conde (AutLog Team) - 22ª posição na geral, com 178 voltas.

#1 Fuspyder – Rodrigo Bonora / Jorge Selmer / Igor Taques / Franco Dauer / Franco Lucca / Mário Marcondes (Bonora Racing) - 15ª posição na geral, com 257 voltas.


O resultado completo da prova você confere aqui, no Blog do meu irmão Rodrigo Carelli.











terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Retrospectiva Mil Milhas: 2021

Continuando a retrospectiva sobre a retomada das Mil Milhas Brasileiras, falaremos hoje sobre a 38ª edição da prova, disputada em 23 de janeiro de 2021. Se a edição de 2020 foi cercada por incertezas, a prova seguinte sofreu um golpe ainda mais duro, pois estávamos sob um dos picos da pandemia de Covid-19 que deixou o mundo de cabeça para baixo.

A instabilidade trazida pela doença afetou não só a receita para a realização da prova, mas também a dúvida de que as datas designadas seriam cumpridas. Houve ainda a mudança na organização, pois a promotora Elione Queiroz passou a organização para Thiago Pereira, que por sua vez chegou a participar da corrida como piloto em um Honda Civic (que ficou pronto no dia dos treinos oficiais, diga-se de passagem).

Mas contra tudo isso, as Mil Milhas foram realizadas no dia 24 de janeiro, embora com mudança no horário da largada (seria à meia noite e acabou ocorrendo às 08h50m), algumas desistências e não comparecimentos, além da limitação em 10 (dez) horas de corrida, em razão da política de convívio social adotada pela Prefeitura Municipal de São Paulo para conter o avanço dos casos da doença. Só que antes da bandeira verde, ainda houve um susto nos boxes, pois o protótipo MRX nº 34 sofreu um incêndio, sem maiores danos.

Dada a largada, os 25 bólidos inscritos foram à pista, correndo dentro das possibilidades de suas equipes (briga pela vitória na geral, respectiva categoria ou participação no espetáculo). O certo é que o grid ainda reduzido para os padrões da prova (mas como o dobro de carros do ano anterior) foi protagonista de disputas dignas de aplausos, com direito à corrida com chuva a partir da metade da disputa, do jeito que uma Mil Milhas tem que ser.

Ao final, contando com quebras, paradas longas para reparos (a VW Brasília da equipe Mamba Negra teve o seu motor trocado, em virtude da quebra do bloco ainda na 2ª volta, causada por uma biela), rodadas, rodas voando (após 12 minutos de prova, o safety car foi acionado pela primeira vez, pois o BMW #64 da equipe MC Tubarão perdeu a roda traseira direita na descida do mergulho), passeios na brita, ultrapassagens, 19 carros cruzaram a linha de chegada, fechando mais um capítulo na história da prova, embora tenham sido dadas apenas 291 das 372 voltas previstas (por conta da limitação do tempo imposta pelas medidas sanitárias). Um fato inédito ocorrido nessa prova foi de o carro vencedor ter sido guiado por 05 (cinco) pilotos, quando máximo visto até então era de 04 (quatro).


O resultado final da prova (copilado do Blog do Carelli) ficou assim:


1º - #73 José Vilela / Leandro Totti / Eduardo Souza Pimenta / Guilherme Ghido / Léo Yoshi - Protótipo MCR 2.1 - Equipe LT Racing Team – Categoria P3 – 291 voltas

2º - #31 Leandro Guerra / Alexandre Zaninoto / Marcelo Camacho - Protótipo R1 - Equipe Guerra Motorsport – Categoria P4 – 287 voltas

3º - #46 Robbi Perez / José Cordova / Juliano Moro / Maurizio Sandro Sala - Protótipo Roco P3 - Equipe Roco Racing – Categoria P3 – 277 voltas

4º - #6 Caio Lacerda / Geovani Almeida / Humberto Guerra Jr. – Aldee Cupê VW - Equipe HT Guerra – Categoria P4 – 254 voltas

5º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Maurício Arias / Vinícius Salva - Chevrolet Celta - Equipe Oto Racing - Categoria TN1A – 249 voltas

6º - #115 Estevão Alexandre / Rogério Dudu / Honda Civic Si - Equipe Maguila Motors – Categoria TN1A - 249 voltas

7º - #32 Mauro Kern / Márcio Basso / Paulo Sousa / Wellington Cirino - Protótipo MC Tubarão - Equipe MC Tubarão – Categoria P2 – 248 voltas – volta mais rápida da prova: 1:39.689 (volta 88)

8º - #216 George Lisi / Riccardo Savio / Ricardo Parente - Chevrolet Corsa - Equipe Oto Racing = Categoria TN1A – 248 voltas

9º - #11 Bruna Tomaselli / Emilio Padron Ianez / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção - Protótipo Hayabusa - Team Quarteto Fantástico & Mulher Maravilha – Categoria P3 – 241 voltas

10º - #14 A. Tavares / E. Teixeira / V. Lira / F. Cesario – Ford Fiesta – Categoria TN1A – 241 voltas – carro que ganhou mais posições desde a largada até o final da prova.

11º - #111 Rafinha Thiamer / Luiz Henrique / Mauricio Marchioni - Volkswagen Gol - Equipe MI Motors – Categoria TN1 – 233 voltas

12º - #64 Henry Visconde / Tiel de Andrade / Lucas Foresti - BMW M3 - Equipe MC Tubarão – Categoria GT4 – 229 voltas

13º - #3 Luciane Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo - Volkswagen Voyage 1.6 - Equipe MI Motors – Categoria TN1 – 225 voltas

14º - #34 Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone - Protótipo MRX-Chevrolet 2.0 16V - Equipe Motorcar – Categoria P3 – 223 voltas

15º - #98 Nenê Finotti / Fábio Coelho / Marcelo Fortes - Volkswagen Passat - Equipe Coelho´s Racing / LF Competições / JR-Rodas – Categoria TN1 – 223 voltas

16º - #9 Ciro Paciello / Ricardo Alvarez / Evandro Camargo / Gelinho - Chevrolet Omega Stock Car - Equipe Big Power – Categoria TN1B – 198 voltas

17º - #84 Maurício Gonçalves / Marcelo Dias / Pedro Alexandre / Luiz Henrique - Volkswagen Gol 2.0 - Equipe MI Motors – Categoria TN1A – 197 voltas

18º - #74 R. Furquim / T. Soares / E. Souza - Protótipo Spyder 2.0 - Equipe LT Racing Team – Categoria P4 – 182 voltas

19º - #22 Tiago Regis / Ricardo Cimatti / Thiago Pereira - Honda Civic – Categoria TN1A – 157 voltas

20º - #63 Valter Fernandes / Marcos Fernandes / Marcos Nascar / Ricardo Domenech / Rogério Barbato - Chevrolet Astra V8 Stock Car - Equipe F&C Custom Garage – Categoria TN1B – 151 voltas

21º - #25 Ney Faustini / Ney Sá Faustini / Batistinha - Chevrolet Cobalt V8 Stock Car - Equipe Absoluta Racing – Categoria TN1B – 91 voltas

22º - #25 – Rodrigo Corbisier / Ricardo Gouveia – Chevrolet Corvette – Categoria GT3- 53 voltas

23º - #72 Deninho Casarini / Carlos Antunes / Marcelo Di Tripa / Marcelo Campagnolo - Protótipo MRX - Equipe Motorcar – Categoria P2 – 47 voltas

24º - #77 Edras Soares / Juarez Soares / Esdras Soares - Chevrolet Vectra V8 Stock Car - Equipe 2GO/HT Guerra – Categoria P1 – 37 voltas

25º - #96 Marcelo Servidone / Emerson Piedade / Luc Monteiro - Volkswagen Brasília - Equipe Mamba Negra – Categoria TN1A – 21 voltas


Alguns destaques da corrida












domingo, 15 de janeiro de 2023

Retrospectiva Mil Milhas: 2020

Nestes dias que antecedem a realização de mais uma edição das Mil Milhas Brasileiras, vamos fazer uma pequena retrospectiva das edições que marcaram a retomada da prova, iniciada no ano de 2020, após o hiato entre 2009 e 2019.

Cercada de desconfiança e de um lamentável boicote por parte de muita gente do automobilismo, Elione Queiroz assumiu a chancela da prova, indo de encontro ao pessimismo e negatividade de pessoas que diziam que as Mil Milhas só podem ser organizadas pelas figuras tradicionais de sua história. Aquelas figuras dentre as quais algumas delas foram responsáveis por transformar em uma imensa confusão jurídica e contábil a marca Mil Milhas Brasileiras...

Neste cenário pré-pandemia de Covid-19 (a largada foi dada à meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2020), contamos com a transmissão ao vivo da largada e das 02 (duas) horas finais da prova pelo saudoso canal Fox Sports, com a narração do expert Téo José e os comentários do mestre Edgard Melo Filho. Gente do ramo e que dispensa comentários acerca de sua competência e conhecimento do assunto.

Naquela edição, a pole position foi registrada pelo Protótipo MCR Tubarão nº 32 do trio Mauro Kern/Paulo Sousa/Tiel de Andrade, com o tempo de 1min36s460, o qual permaneceu na liderança da prova nas primeiras horas, quando era pilotado por Tiel de Andrade. Porém, algumas voltas depois teve que abandonar por problemas de motor, deixando a briga (acirrada, com disputas em curvas e freadas) pela liderança entre a Mercedes AMG GT nº 20 (Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/Renato Braga/Marcelo Brisac, 2º lugar no grid com o tempo de 1min38s905) e a Ginetta G55 nº 16 (Stuart Turvey/Renan Guerra/Elzio Vichiesi, que registrou a marca de 1min40s687, logo em seguida), que permaneceu na frente a maior parte da prova. Mas cabe lembrar também que o Chevrolet Colbalt V8 nº 25 da equipe Absoluta (Ney Faustini/Ney de Sá Faustini/Marcos Philippi) também ocupou o topo do grid por algumas voltas.

Por volta das 07 horas da manhã, cerca de 06 (seis) carros permaneciam na pista, liderados pela Ginetta G55, seguida pela Mercedes AMG GT, que perdeu algumas voltas parada no box, por problemas de freio. Mas naquele momento a surpresa ficava por conta do Omega Stock Car 4.1 da Equipe Big Power, que chegou a ocupar a 3ª posição por alguns momentos, antes de sofrer com problemas no diferencial e voltar à disputa algum tempo depois. Após o pequeno susto em uma das paradas nos boxes pela manhã (um pequeno incêndio), a Ginetta G55 fora conduzida para a vitória da 37ª edição das Mil Milhas Brasileiras, colocando o trio Stuart Turvey/Renan Guerra/Elzio Vichiesi definitivamente na história da prova. A melhor volta fora marcada pela Mercedes AMG GT, com 1min40s418, na 222ª passagem.

Por conta do regulamento, o tempo total de prova foi limitado a 11 horas, foram completadas 360 voltas das 373 necessárias para atingir a distância de 1000 milhas (373 x 4,309 km para cada volta em Interlagos, o que corresponde a pouco menos de 1.609 km ou 1000 milhas).


Fotos dos carros participantes:




1º – Esio Vichiese, Renan Guerra e Stuart Turvey (Ginetta G55 GT4) – 360 voltas em 11h01min00s312



2º – Leandro Ferrari, Flávio Abrunhoza, Marcelo Brisac e Renato Braga (Mercedes Benz AMG GT4) – a 5 voltas



3º – Gustavo Simon, Rafael Simon, Rafael Cardoso e Sérgio Cardoso (Protótipo MRX Honda 20v) – a 51 voltas




4º – José Vilela, Pipa Cardoso e Tinoco Soares (Protótipo Aldee Spyder VW 8v) – a 107 voltas




5º – Ciro Paciello, Álvaro Vilhena e Evandro Camargo (Chevrolet Omega 4.1) – a 125 voltas




6º – Marcelo Servidone, Luiz Finotti e Jorge Machado (Protótipo MCR VW 8v) – a 168 voltas



7º – Ney Faustini, Ney de Sá e Marcos Philippi (Chevrolet Cobalt Stock Car) – a 183 voltas



8º – Sérgio Martinez, Eduardo Pimenta e Luiz Oliveira (Protótipo Aldee Spyder VW 8v) – a 247 voltas




9º – Ricardo Rodrigues, Marcos Cassoli, Valter Barajas (Chevrolet Astra Stock Car) – a 325 voltas





10º – Carlos Antunes, Yuri Antunes, Mauro Auricchio e Lucas Marotta (Protótipo MRX Opel 16v) – a 332 voltas





11º – Edras Soares, Juarez Soares e Leandro de Almeida (Chevrolet Vectra Stock Car) – a 336 voltas





12º – Mauro Kern, Paulo Sousa e Tiel de Andrade (Protótipo MCR Tubarão IX Ford Duratec Turbo) – a 337 voltas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Porsche 911 Carrera RS - 1993

O brasileiro (filho de alemães) Klaus Heitkötter era um piloto desconhecido do grande público do automobilismo nacional até 1992, quando venceu as Mil Milhas Brasileiras a bordo da BMW M3 2.3 nº 36 da equipe alemã Bychl Euroracing, em companhia dos alemães Jurgen Weiss e Marc Gindorff.

No ano seguinte, Klaus garantiu sua participação na prova pela equipe Konrad Motorsport, formando trio com Bern Effinger e Ornulf Widheim, à bordo de um Porsche 911 Carrera RS, similar ao dos vencedores daquela edição. O bólido foi inscrito com o nº 1 (por conta da vitória de Klaus no ano anterior) e chegou a liderar a prova, mas na 159ª volta, rodou e bateu no muro do S do Senna, tendo sua corrida por encerrada em virtude da quebra da junta homocinética.



sábado, 7 de janeiro de 2023

Peugeot 205 GTI 1.9 nas Mil Milhas de 1994

Com o desenvolvimento do mercado automobilístico no Brasil, a partir da segunda metade da década de 50, as provas de longa duração passaram a ser um verdadeiro laboratório para as fábricas, e posteriormente, para as revistas especializadas.

Assim, não era difícil encontrar nas listas de inscritos para as Mil Milhas, sobretudo nos anos 90 e início dos anos 2000, veículos cujos pilotos faziam parte das redações de publicações como Quatro Rodas, Racing, Motor Show, Motor 3 e Autoesporte.

Na edição seguinte à realização da prova, o público saciava a sua curiosidade a respeito das experiências dos pilotos e do comportamento dos veículos na mais tradicional prova de longa duração do automobilismo brasileiro, repleta de armadilhas (chuva, neblina, carros mais lentos na pista, fadiga do equipamento e dos pilotos, etc.) que se manifestavam, sobretudo, durante a madrugada em Interlagos.

Uma história semelhante fora contada em abril de 2021, quando abordamos a participação de 02 Hyundai Scoupe na prova de 1993, pilotados por jornalistas da revista Autoesporte. A matéria completa vocês podem conferir neste link.

Mas no presente post, trago para vocês o registro da participação do Peugeot 205 GTI 1.9 na edição de 1994. Na ocasião, o pequeno esportivo francês fora pilotado pelo trio Célio Debes Jr./Egídio Chichola Micci/Roberto Koitla.

Cabe lembrar que no ano de 2001, o piloto Célio Debes Jr. voltou a disputar a prova a bordo de um modelo da marca francesa, neste caso, um 306 1.8.

Adendo: O piloto e amigo Rômulo Amorim, cuja história nas pistas foi contada nesse blog em outubro de 2019, após a leitura desse post, lembrou que esse carro ficou exposto em uma antiga concessionária da Peugeot aqui em Maceió/AL, a Calais veículos. Inclusive, algumas modificações de competição utilizadas no pequeno hatch esportivo, serviram de base para aquelas utilizadas em seu Opala de corrida. 





Matéria produzida em parceria com o //blogdocarelli.blogspot.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Mil Milhas 2023

Queridos leitores! À meia-noite do dia 22 de janeiro, estaremos na expectativa pela largada de mais uma edição da prova mais tradicional do nosso automobilismo, a Mil Milhas Brasileiras. E como retomada desse nosso espaço, até lá estaremos falando sobre o assunto ao menos semanalmente, trazendo para vocês pedaços dessa história de quase 70 anos.

Prometo que esse blog não ficará mais tão ausente da lista de leitura de vocês, e como forma de iniciarmos essa nova fase, trago hoje um registro da 27ª edição, disputada em dezembro de 1998. Na foto, temos o Protótipo AS-Vectra 2.0 nº 22 e os pilotos Djalma Fogaça e Otávio Mesquita, que junto com Mário Covas Neto, alcançaram a 3ª posição na geral, com 367 voltas completadas, atrás apenas do AS Vectra vencedor e do Porsche 911 GT2 da equipe Konrad. Cabe lembrar que o protótipo largou da 16ª posição do grid, com o tempo alto de 1min51s730.