"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Mario Haberfeld nas Mil Milhas Brasil de 2007

Caros amigos leitores! Após um indesejável período de ausência neste espaço, voltamos à ativa para falar da participação do piloto brasileiro Mario Haberfeld nas Mil Milhas Brasil do ano de 2007. Mas fico devendo a vocês um especial sobre a prova de 2024, que será publicado no dia 28 deste mês, marcando o aniversário de 14 anos do Blog da Mil Milhas.

Antes de falarmos especificamente sobre Haberfeld na prova disputada em 10 de novembro de 2007, cabe lembrar que o piloto nasceu em 25 de janeiro de 1976 na cidade de São Paulo - SP, tendo feito sua carreira exclusivamente em categorias internacionais a partir de 1994, na Fórmula Ford Britânica. Após alguns anos competindo em categorias de monopostos, foi campeão da Fórmula 3 Britânica em 1998 pela equipe Paul Stewart, com 06 vitórias, 05 poles, 04 voltas mais rápidas e 05 pódios nas 16 corridas da temporada.

Entre 2000 e 2004 passou pelas categorias Fórmula 3000 e Champ Car, sendo que em 2006, disputou corridas em protótipos na Rolex Series e Le Mans Series, com resultados discretos. Longe das pistas desde 2008, disputou as 02 corridas iniciais do certame Jaguar I-Pace eTrophy, na temporada 2019-2020, substituindo Cacá Bueno na equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil (por conta de compromissos na Stock Car Brasil).

Na 35ª edição das Mil Milhas, que naquele ano fora chamada de Mil Milhas Brasil, por ter sido incluída como a 6ª etapa do European Le Mans Series, Mário Haberfeld formou trio com os ingleses Warren Hughes (vencedor na categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans de 2005, com o brasileiro Thomas Erdos e o também inglês Mike Newton) e Darren Manning (campeão da Fórmula 3 Japonesa em 1999 e ex-piloto da IRL) na condução do protótipo inglês Radical SR9 nº 45 da equipe Embassy Racing.

O bólido era equipado com um poderoso motor Judd V8, de 3.4 litros, e fora enquadrado na categoria LMP2, na qual competiram também um Zytek 07 S/2 V8 3.4 litros e um Pilbeam MP93 V8 3.4 litros, sendo que neste último também estava inscrito o piloto brasileiro Paulo Bonifácio.

Partindo da 6ª posição (com o tempo de 1min24s609), o protótipo inglês terminou na 16ª posição (do grid formado por 23 carros), com 278 voltas completadas, sendo que a volta mais rápida foi registrado em 1min25s707.





2 comentários:

  1. Parabéns Ricardo por postar as memórias da maior prova de endurance do Brasil a Mil Milhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo! Essa é a nossa maior satisfação, preservar a memória do automobilismo nacional.

      Excluir