"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Aloysio Andrade Filho (1950 - 2024)

Nosso espaço não tem a mínima intenção de se tornar um obituário, muito menos de divulgar informações pesadas. Os falecimentos que aqui divulgamos são em forma de homenagem, para manter vivo o legado dos ases e personagens do esporte a motor. E ontem, terça-feira, 17, soubemos do falecimento de mais um nome de destaque do nosso automobilismo:  Aloysio Andrade Filho.

Paulistano, nascido em 04 de junho de 1950, Andrade teve destaque em várias categorias nacionais, sobretudo na Stock Car, Brasileiro de Marcas e Pilotos, Torneio Ford Corcel II e em provas de longa duração, como as Mil Milhas Brasileiras. Um breve resumo de sua carreira pode ser encontrado aqui , em matéria que publicamos há 08 anos.

Além da sua carreira dentro das pistas, Andrade se notabilizou no comando da equipe Nascar Motorsport, que competiu na Stock Car entre 2004 e 2008, e na Copa Montana entre 2010 e 2012, sendo uma porta de entrada para vários pilotos, como Wagner Ebrahim, Valdeno Brito e Felipe Maluhy. Sobre estes últimos dois, não podemos deixar de registrar que eles foram os responsáveis por alcançarem os melhores resultados da equipe na categoria principal:

2004 (bolha do Chevrolet Astra) - 3º lugar na 7ª e 12ª etapas, disputadas no anel externo de Curitiba e em Interlagos, respectivamente, com Felipe Maluhy (ele ainda foi pole position na 6ª etapa, em Interlagos).

2005 (bolha do Mitsubishi Lancer) - 2º lugar na 9ª etapa, disputada em Tarumã, e 3º lugar nas 2ª e 7ª etapas, disputadas em Curitiba e Brasília, com Valdeno.

2007 - (bolha do Mitsubishi Lancer) - 5º lugar na 8ª etapa, disputada em Brasília, com Juliano Moro.

Outros nomes que pilotaram carros preparados pela Nascar na Stock foram: Carlos Alves, Ruben Fontes. Thiago Medeiros, Neto de Nigris, Christian Conde, Popó Bueno e até o argentino Esteban Tuero, como convidado na 3ª etapa da temporada de 2005 (época em que a Stock Car e a TC 2000 da Argentina tinham uma maior proximidade).

Em 2010, a equipe Nascar conquistou o título da Copa Chevrolet Montana, com Diogo Pachenki, após 02 vitórias (Interlagos e Curitiba) e outros 03 pódios (Curitiba, Velopark e Brasília). E o bicampeonato veio no último ano da categoria, em 2012, com o piloto Rafael Daniel (01 vitória).

Muita luz e paz para você, Aloysio, nessa nova jornada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário