Um dos fatores que tornam as corridas brasileiras de endurance ainda mais interessantes, é a variedade de protótipos de construção nacional que são colocados à prova. São bólidos cuja construção muitas vezes parte de monopostos de competição (sobretudo da antiga Fórmula 3 Sulamericana), com a adaptação à motorizações nacionais e mesmo importadas.
Nesta categoria, podemos citar carros como o ANR Chevrolet, Scorpius, Horus, Radical Suzuki, entre outros. Mas o assunto de hoje vai ser sobre a participação do Protótipo Rocco 001 nas Mil Milhas Brasileiras de 2021.
Antes disso, é indispensável citar que o desenvolvimento do carro foi feito pelos experientes pilotos José Cordova e Robbi Perez, tendo como base o chassi inglês Ralt FT34 de Fórmula 3 (lançado em 1990), e valendo-se do motor e transmissão da motocicleta Suzuki Hayabusa, de 1,5 litros e 280 cv (o motor era ligado ao diferencial por meio de corrente).
A estreia se deu em setembro de 2019, nas 4 Horas de Interlagos, sendo que a melhor colocação veio a ser obtida na última corrida disputada pelo Rocco, as Mil Milhas de 2021. Depois de largar da quarta posição, com o tempo de 1min40s586, o protótipo chegou a liderar a prova entre a primeira e a quarta hora. Porém, em razão de problemas no sistema de transmissão, se fez necessária uma parada mais prolongada, o que prejudicou as suas pretensões na disputa pela vitória.
Mas as 277 voltas completadas foram suficientes para deixarem Juliano Moro, Maurizio Sandro Sala (não pilotou o carro) José Cordova e Robbi Perez na 3ª posição na classificação geral, e 2ª na categoria P3 (atrás apenas do MCR também vencedor na geral). Depois disso, o Rocco 001 não foi mais utilizado em corridas.
* Fontes: https://www.lexicarbrasil.com.br/roco/
https://nivelandoaengenharia.com.br/pt/blog/2021/11/06/roco-001/
https://blogdocarelli.blogspot.com/
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